“Assumi o concurso de membro do Ministério Público em janeiro de 2020 e, desde então, tenho concretizado um sonho todos os dias”

Postado em 28/03/2022

Hoje, Promotora de Justiça, a ex-aluna Unichristus, Thays Rabelo da Costa, traça
uma trajetória no Ministério Público do Estado da Bahia desde o fim da graduação
em Direito na Unichristus.

Thays Rabelo da Costa

Lidando, continuadamente, com os desafios que o sistema de segurança pública impõe, Thays Rabelo da Costa orgulha-se de atuar no empreendimento de esforços para assegurar que os entes públicos sirvam ao papel constitucional que lhes é imposto. Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, a bacharel em Direito pela Unichristus atua com as temáticas criminal, improbidade administrativa e infância e juventude.

Após uma caminhada de, aproximadamente, 5 (cinco) anos no Conselho Nacional do Ministério Público – órgão público em que foi concursada – tão logo saiu da faculdade, teve a oportunidade de participar de importantes projetos. Em janeiro de 2020, assumiu o concurso de membro do Ministério Público, exercendo as atribuições no norte do Estado da Bahia, em Casa Nova – região do sertão baiano, às margens do Rio São Francisco, e, desde então, relata ter concretizado “um sonho todos os dias”.

PARTE EM DESTAQUE

“A rotina como Promotora de Justiça é conformada por um plexo de inúmeras atividades, desde realização de audiências e júris até a participação em audiências públicas e inspeções, para o fomento de políticas públicas. Cada dia, um verdadeiro desafio, mas carregado de muita satisfação de fazer o bem, almejando justiça, e servir ao povo.”  Thays Rabelo da Costa | Promotora de Justiça

 

Como foi a sua experiência ao estudar na Unichristus?

Estudar na Unichristus foi uma experiência bastante exitosa, diante da contribuição em todo o processo de formação do meu conhecimento. As vivências durante a faculdade, que envolveram desde monitoria até a atuação no escritório modelo (Escritório de Práticas Empresariais – EPE), foram salutares para o meu processo de formação. O corpo docente, a estrutura e divisão da grade curricular, englobando a prática, a teoria, a extensão jurídica, a disponibilização de meios didáticos por meio de uma vasta biblioteca, a excelente estrutura física e tecnológica e, principalmente, o capital humano (alunos, professores, colaboradores) foram fatores que, sem dúvidas, fizeram da formação na Unichristus um dos pontos-chave da minha trajetória acadêmica e profissional. Afinal, o conhecimento adquirido durante a faculdade é essencial para a base da formação profissional e conformação de senso de criticidade, pontos salutares adquiridos na Unichristus.

 

Como a Unichristus ajudou a formá-la como profissional?

Além de contribuir com um processo de formação profissional humanizado, a Unichristus auxiliou-me na trajetória profissional por meio de distintas dinâmicas realizadas em sala de aula e fora dela. Júris simulados, apresentação de artigos e reflexões críticas durante o processo de monitoria, grupos de pesquisas e produção científica e criação de um escritório modelo auxiliaram-me imensamente em conformar uma base de conhecimento para meu exercício profissional e desenvolver habilidades, como pensamento crítico e oratória. Não posso deixar de reviver todos os amigos e professores com quem tive a oportunidade de conviver durante a faculdade; eles sempre me incentivaram a estudar e a crescer profissionalmente, sendo, pois, de suma importância na minha construção profissional.

  

Thays Rabelo da Costa

Promotora de Justiça

Promotoria de Justiça de Curaçá – BA

Ministério Público do Estado da Bahia