fbpx

Aluno do Curso de Fisioterapia mostra redução da amplitude articular em professores, durante Congresso Brasileiro de Biomecânica

Notícias agosto de 28 de 2009 - 17:58

A pesquisa sempre foi uma das paixões de Aurifran Barroso, acadêmico do 7º semestre do curso de Fisioterapia da Faculdade Christus.

O aluno já tem no currículo a monitoria de Cinesiologia e Biomecânica, desenvolvida durante três semestres, além de trabalhos apresentados e publicados em anais de eventos de nível local e regional.

No entanto, as fronteiras do Estado tornaram-se pequenas quando ele decidiu apresentar um de seus trabalhos no 13º Congresso Brasileiro de Biomecânica (CBB), na Faculdade de Arquitetura, localizada na Cidade Universitária da USP (Universidade de São Paulo). O trabalho, intitulado Análise da amplitude articular de diferentes articulações em professores de uma escola de ensino fundamental e médio, foi apresentado no dia 29 de julho de 2009, primeiro dia do evento, na sessão de pôsteres.

A pesquisa teve, ainda, como autores o aluno Felipe Ferreira, ex-monitor de Anatomia Humana I e Cinesiologia e Biomecânica e aluno regular do 7º semestre, e o professor mestre Luciano Nogueira Lopes Filho, titular da disciplina de Cinesiologia e Biomecânica do curso de Fisioterapia da Faculdade Christus, como orientador. O estudo buscou verificar se havia redução importante da amplitude articular em professores e suas possíveis causas.

Após a aferição da amplitude de várias articulações (ombro, cotovelo, punho, quadril, joelho e tornozelo), os pesquisadores constataram importantes reduções quando compararam os resultados com valores de referência de normalidade expressos em várias fontes bibliográficas conceituadas. Os resultados foram mais expressivos nas seguintes articulações e movimentos: flexão de ombro, flexão de punho, extensão de joelho e inversão de tornozelo.

280809_aluno_fisio01280809_aluno_fisio02