A RELEVÂNCIA DE UMA GRADUAÇÃO FOCADA NA FORMAÇÃO TÉCNICA E COMPORTAMENTAL

Postado em 30/03/2022

Vamos falar de Psicologia na formação profissional em Administração?

Considerando-se a grande exigência do mercado na formação profissional do graduado, incluindo no perfil a necessidade de pessoas com atitudes, habilidades e conhecimentos técnicos sólidos e confiáveis, há ainda a expectativa de que tenham facilidades para lidar com as questões subjetivas que permeiam o meio ambiente corporativo, a saber – conflitos, relacionamentos, doenças do trabalho, motivação, comunicação, liderança, autonomia, maturidade, diversidade, personalidade, cultura, dentre outros.

Nesse contexto, espera-se do profissional competências para lidar com essas questões de forma consciente, estratégica, conhecendo as implicações diretas e/ou indiretas nos processos produtivos, nos resultados, nas entregas e, por fim, no desempenho geral do trabalhador.

Assim, partir de uma visão sistêmica e multidisciplinar do trabalho e do papel do profissional na organização,  os cursos de graduação têm, cada vez mais, despendido esforços no sentido de compreender a inter-relação das diferentes disciplinas formadoras desse indivíduo para que se tenha um resultado favorável e aproximado ao perfil exigido pelas organizações. Nesse sentido, toda grade curricular é construída por disciplinas pensadas e definidas para responder a essa expectativa também do mercado.

No tocante ao conhecimento da subjetividade do indivíduo e sua interferência positiva ou negativa no desempenho, no processo produtivo e no resultado da organização, é claro e notório que há necessidade de um saber especializado e analítico do profissional com o mínimo de conhecimento sobre a subjetividade humana. Justifica-se pela prática diária e pelas dificuldades encontradas no manejo das pessoas nas mais diversas atividades laborais que se possa experimentar.

Sob esse viés, a disciplina de Psicologia e Comportamento Organizacional tem a função singular de apresentar de forma científica, aproximada à realidade cotidiana no ambiente laboral, os aspectos e fatores relevantes do todo que constitui a subjetividade humana, a inter-relação e interferência no desempenho profissional. Com o objetivo de levar o estudante – futuro profissional, a conhecer as nuances e as diferentes formas de percepções humanas, como se forma a personalidade, qual a influência no perfil de um sujeito e seus resultados,  a referida disciplina se apresenta como fundamental para a sua formação.

Considerando-se a subjetividade, o meio ambiente, a sociedade, a educação, a saúde, a cultura, a liderança, a organização para qual se propõe trabalhar, todos esses elementos constitutivos de um ambiente organizacional tendem a ser relevantes, direcionando aos melhores resultados das organizações. A disciplina de Psicologia e Comportamento Organizacional leva o futuro profissional a compreender as intercorrências da atuação do ser humano na sociedade. Em especial, no ambiente laboral, leva a entender que os movimentos e as respostas diante das diversas situações impostas pela realidade do ambiente corporativo são fundamentais para uma liderança de sucesso.

Profª. Ms. Fabiana Maria Maia de Sousa

Psicóloga  CRP 11-0544