Seminário Todos Contra o Sarampo

Notícias março de 6 de 2015 - 14:18

Seminário Todos Contra o Sarampo dia 10 de março na Unichristus

Em seminário na cidade de Fortaleza, profissionais e gestores de saúde debaterão sobre surto de Sarampo e prevenções contra ele.

O controle do avanço do Sarampo, no Ceará, será tema de seminário promovido pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), pela Sociedade Cearense de Pediatria (SOCEP) e pelo Centro Universitário Christus (Unichristus). O evento ocorrerá na próxima terça-feira (10/03), com apoio da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), do Unicef, da Unimed Fortaleza e da Cooperativa dos Pediatras (Cooped). Ademais, haverá a participação de gestores públicos das áreas da Saúde, da Educação e da Assistência Social, de pediatras, de enfermeiros, de agentes de saúde e demais profissionais da área; além de lideranças comunitárias e religiosas da Capital.
O objetivo é discutir estratégias de enfrentamento à doença, que vem aumentando no Ceará, nos últimos anos, e contribuir para uma grande mobilização visando à identificação rápida, ao tratamento adequado da doença e, sobretudo, à prevenção de novos casos por meio da vacina. O seminário terá como conferencista principal a professora, ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunizações e diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações – seção São Paulo, Miriam Moura, a qual fará a palestra de abertura sobre o tema Como vencer o surto de Sarampo. Também representantes da Socep, da SBIM, da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) debaterão o segundo painel, intitulado A evolução do Sarampo no Ceará.

Sobre o Sarampo

O Sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, altamente contagiosa que pode levar a sérias complicações e até a morte. É transmitido diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Entre os sintomas da doença, estão febre, tosse, exantema (erupção cutânea), manchas brancas na parte interna das bochechas, coriza, conjuntivite, mal-estar e perda de apetite. A principal forma de prevenção é a vacinação, por meio da vacina tríplice viral disponível nos postos de saúde, durante todo o ano.
Depois de 15 anos de controle e mesmo com cobertura vacinal relativamente alta, o Brasil tem apresentado um aumento significativo de infecções desde 2013. Nesse contexto, o Ceará vive um surto da doença, pois foram 698 casos registrados no ano passado. Em 2015, de acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), foram confirmados 54 casos.

Seminário Todos contra o Sarampo
Data: 10 de março de 2015, das 8h às 12h
Local: Auditório do 2º andar do Centro Universitário Christus (Unichristus) – R. Vereador Paulo Mamede, 133 Cocó – Fortaleza/CE
Informações: 85 3261.5849 / 3265.2833