fbpx

Mais informações: 3265.8100

Infraestrutura do Curso

As condições de infraestrutura dos laboratórios, equipamentos, material permanente e de consumo do Centro Universitário Christus são plenamente satisfatórias para o atendimento das atividades de ensino e pesquisa dos seus cursos de graduação e pós-graduação.

Os laboratórios do Centro Universitário Christus são divididos em: 1) Laboratórios de ensino multidisciplinares; 2) Laboratórios específicos e de habilidades; e 3) Laboratórios clínicos e de pesquisa.

Os laboratórios multidisciplinares compreendem:

  • LABORATÓRIO DE ANATOMIA: tem acervo de peças anatômicas conservadas em formol e glicerina, além de peças sintéticas e duas mesas anatômicas virtuais 3D, para aprimorar o processo de ensino aprendizagem.
  • LABORATÓRIOS INTEGRADOS: são compostos de dois Laboratórios de Microscopia óptica para estudos de citologia, histologia, patologia, anatomia patológica, microbiologia e parasitologia, contando com 120 microscópios e um microscópio trinocular acoplado a uma câmera ligada a um computador e a uma TV de 47 polegadas; um Laboratório de Microbiologia e Imunologia que realiza técnicas de isolamento de microrganismos, esterilização de material e meios de cultura, interpretação de antibiograma, técnicas utilizadas também em projetos de pesquisa; um Laboratório de Bioquímica e Farmacologia que realiza diferentes dosagens bioquímicas e aulas teórico-práticas de espectrofotometria; e um Laboratório de Biofísica e Fisiologia que destina-se à realização de análises físicas e fisiológicas aplicadas à saúde humana e à sua relação com o metabolismo fisiológico corporal.
  • LABORATÓRIO MORFOFUNCIONAL: oferece aos alunos uma metodologia de ensino-aprendizagem integrada em ciências básicas, como a embriologia, a histologia, a anatomia, a fisiologia e a patologia.

Os Laboratórios específicos e de habilidades se distribuem em dois centros:

  • CENTRO DE TREINAMENTO EM SAÚDE (CTS), que conta com 3 laboratórios: o Laboratório de Comunicação, com dez consultórios simulados, que permitem aos alunos o desenvolvimento das relações interpessoais envolvendo compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomar decisões e comunicar-se; o Laboratório de Habilidades Cirúrgicas, que simula um centro cirúrgico hospitalar, permitindo aos alunos conhecerem as normas de comportamento no centro cirúrgico, utilizar os instrumentos e técnicas de assepsia e antissepsia, e estudar procedimentos cirúrgicos diversos; e o Laboratório de Habilidades que é composto por quatro salas que permitem o desenvolvimento de habilidades das mais simples até as mais complexas. Os ambientes possuem manequins de baixa fidelidade e equipamentos tecnologicamente avançados, que permitem o desenvolvimento de habilidades técnicas, cognitivas e comportamentais, necessários ao exercício profissional com competência. O CTS inclui uma Sala de Aula para discussão dos casos.
  • CENTRO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA: composto pelo Laboratório de Simulação Avançada e Salas de Simulação. No Laboratório de Simulação Avançada, ocorrem as aulas práticas de simulação realística com o simulador SimMan3G, o qual permite criar cenários de ensino-aprendizagem bem próximos da realidade. O SimMan3G é um simulador de alta fidelidade com recursos avançados, que possibilita a execução de uma grande variedade de cenários. É interativo e apresenta respostas imediatas diante das intervenções. As aulas de Simulação Realística possuem um elevado índice de aprendizado devido à proximidade do cenário a situações reais que podem ser vivenciadas pelos alunos.

Os Laboratórios Clínicos e de Pesquisa são compostos por um Laboratório Escola de Análises Clínicas, um Laboratório de Patologia, um Laboratório de Biologia Molecular e Celular, um Laboratório de Neurociência Translacional e um Laboratório de Biomateriais. Todos estes laboratórios são climatizados e funcionam nos três turnos (7 às 22 horas).

BIBLIOTECA

Como órgão suplementar, a Biblioteca está vinculada à Reitoria do Centro Universitário Unichristus, constituindo-se em ferramenta de apoio às atividades com fins de ensino, pesquisa e extensão da Instituição.

Em relação ao curso de mestrado profissional desta proposta, a Biblioteca possui condições adequadas quanto à área física, acervo de livros, periódicos especializados, fitas de vídeo e CD-ROM, bem como moderna gestão e informatização do acervo, pautada em política de atualização e expansão, além do acesso às redes de informação.

A Biblioteca, específica para os cursos da área de saúde oferecidos pelo Centro Universitário Christus – Sede Parque Ecológico, tem uma área total de 1.493,35m², com 322 lugares para estudo em seus dois andares e funciona diariamente de 7h 30 minutos às 21h 55 minutos.

A Biblioteca auxilia seus usuários quanto à normalização técnica e bibliográfica, baseando-se nas normas da ABNT e no manual para elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos, bem como na orientação quanto à recuperação de informação.

O acervo da biblioteca compõe-se de livros, periódicos, multimídia, revistas e jornais, concentrando a totalidade de material informativo do Centro Universitário Christus – Sede Parque Ecológico. A quantidade de volumes e exemplares de livros e periódicos, no acervo desta Biblioteca, apresenta itens atualizados, nacionais e internacionais, de forma a garantir o acesso à pesquisa que atenda aos programas das disciplinas do Curso de Mestrado Profissional MESted.

A composição do acervo guarda coerência com o projeto do curso de pós-graduação desta proposta, pois é seu suporte bibliográfico, imprescindível à atividade acadêmica de aquisição de conhecimentos, destacando-se: Livros 5.506 (Volumes: 39.983); Periódicos Nacionais 185; Periódicos Estrangeiros 137; CD-ROMs 23; Fitas de vídeo 124; DVDs 74; Periódicos Online 273; Analíticos de Periódicos 193.460. Especificamente, na área de Ensino em Saúde, a biblioteca disponibiliza em seu acervo 55 livros (Volumes: 287), tendo sido indicados nas ementas das disciplinas do curso. Entre os periódicos internacionais disponíveis na área de educação e ensino na saúde, podemos citar: Journal of Interprofessional Education & Practice (ISSN: 2405-4526); Journal of Nutrition Education  and Behavior (ISSN: 1499-4046); Journal of Surgical Education (ISSN: 1931-7204); Patient Education and Counselling (includes Online) (ISSN: 0738-3991); Journal of Infection and Public Health (ISSN:1876-0341); Public Health (ISSN: 0033-3506).

O acervo está acomodado em estantes, devidamente distribuído em coleções específicas. Os periódicos especializados contam com estantes expositoras para os títulos correntes. Existem computadores para acesso ao catálogo do acervo e na Sala de Multimídia, há computadores, ligados à Internet e disponíveis aos usuários.

Todo o acervo encontra-se informatizado, utilizando o Sistema Autobib, permitindo administrar e executar de forma prática toda rotina e o controle da informação. O sistema permite pesquisar por autor, título, assunto, etc. A Biblioteca possui uma política de atualização de seu acervo, por meio de uma verba anual estipulada pela Direção do Centro Universitário Christus para compra de livros e assinaturas de periódicos, obtendo uma taxa de crescimento de 6% ao ano para livros e 7% para periódicos.

Atualmente o Centro Universitário Christus possui assinatura da base de dados Elsevier-Clinicalkey para consulta dos alunos e docentes. A Biblioteca disponibiliza também o acesso às seguintes bases de dados: SciELO; SciELO Books; BIREME; LILACS; ADOLEC – Saúde na Adolescência; ADSAUDE – Administração de Serviços de Saúde (incorporada à LILACS); PUBMED; BioMed Central, Directory of Open Access Journals-DOAJ; BDENF – Base de dados de Enfermagem; BIOÉTICA – Base de dados do Programa Regional de Bioética da OPAS/OMS; HISA – História da Saúde Pública na América Latina e Caribe; Banco de Teses da USP, entre outras.

LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA

O Centro Universitário Christus conta com dois laboratórios de informática, com um total de 78 computadores, com configuração adequada às atividades de ensino e pesquisa (Processador Dual Core, 2 Gb de Memória RAM, HD = 320 Gb e 500 Gb).

  1. LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EM SAÚDE: de grande valia para o programa de pós-graduação, visto que os computadores estão ligados ao sistema de informação da biblioteca e nele ocorrem aulas de algumas disciplinas do curso.
  2. LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (LIT): desenvolvido e instalado em 2016, com a função de gerir a política de inovação da instituição e assessorar os pesquisadores no processo de solicitação e obtenção de patentes relativas às inovações desenvolvidas, segundo a Lei de Inovação (Lei nº 973 de 02/12/2004). O LIT pesquisa os temas de Mobile Medical Education, Mobile Learning, Mobile Health, Internet of Things (IoT) for Health e aplicações da impressora 3D na área da saúde. Este laboratório tem impressora 3D, microssensores e microcontroladores. O LIT estará diretamente envolvido nas pesquisas do curso desta proposta, bem como nos procedimentos de solicitação de patentes e registro das inovações.

CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA E CLÍNICA ESCOLA DE SAÚDE

Estas Clínicas ofertam à comunidade assistência na atenção básica e secundária em saúde, desenvolvendo atividades educativas e práticas na área curativa. Tem como objetivos articular o ensino e a pesquisa com as demandas da sociedade e buscar o comprometimento da comunidade acadêmica com os interesses e as necessidades sociais. Dispensam atendimento ambulatorial para crianças e adultos, em diversas especialidades, com atendimento gratuito e agendado por telefone. Serão importantes para as pesquisas da pós-graduação no Ensino em Saúde.

SALAS DE TUTORIA

O Centro Universitário Christus conta com 20 salas para atividades de grupo tutorial, que poderão ser utilizadas para atividades em metodologias ativas com os alunos da pós-graduação.

COORDENAÇÃO DE MOBILIDADE E ASSUNTOS INTERNACIONAIS (COMAI)

A Coordenação de Mobilidade e Assuntos Internacionais (COMAI) é um órgão interno da estrutura administrativa que atua na interação com instituições nacionais e internacionais. Tem por missão buscar parcerias com organizações brasileiras e internacionais para atender aos alunos e aos professores, considerando como seus pilares o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Este departamento será muito importante para incentivar as ações de internacionalização do curso de pós-graduação desta proposta.

NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA PROFISSIONAL EM PESQUISA QUALITATIVA

Este núcleo foi criado em 2016 para atendimento às pesquisas qualitativas dos cursos de pós-graduação. Tem função de orientação quanto à definição/elaboração dos instrumentos de pesquisa qualitativa e mista (quantitativo e qualitativo); articulação da metodologia de pesquisa em saúde com métodos mistos (triangulação); técnicas de coletas de dados (entrevistas; grupo focal dentre outros); processo de análise dos dados. O Centro Universitário Christus conta ainda com um escritório de consultoria em estatística para as pesquisas da pós-graduação.

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário Christus está credenciado na CONEP do Ministério da Saúde, com base na Resolução CNS Nº 466/2012 e 510/2016, que dispõe sobre Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos. O CEP contribui para a qualidade dos trabalhos científicos e para a discussão do papel da produção de conhecimento no desenvolvimento institucional e no desenvolvimento social da comunidade.

RECURSOS DE INFORMÁTICA

Há disponibilidade de rede de internet sem fio de alta velocidade em todo o campus Parque Ecológico, onde funcionará o curso desta proposta, disponível a todos os alunos e docentes. A instituição tem um site (www.unichristus.edu.br) onde são encontradas as informações sobre os cursos de pós-graduação.

Mais informações: (85) 3265.8100

Voltar ao topo
Unichristus
Unichristus 2019. Todos os Direitos Reservados.