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Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais

Apresentação

O Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais (MESted) é um curso de Pós-Graduação Stricto Sensu, recomendado pela 183ª Reunião do CTC-ES da CAPES e homologado pelo Ministério da Educação através do Parecer MEC 654 de 30 de setembro de 2019, conforme publicação no Diário Oficial da União, de 02 de outubro de 2019, Seção 1, fls. 744 a 749. O curso tem como objetivo geral formar recursos humanos qualificados capazes de oferecer subsídios andragógicos, científicos e teórico-conceituais para o ensino em saúde, visando contribuir para o desenvolvimento de atividades de educação e práticas de atuação nos diferentes níveis de atenção na saúde.

COORDENAÇÃO: Profa. Dra. Claudia Maria Costa de Oliveira
VICE-COORDENAÇÃO: Professor Dr. Danilo Lopes Ferreira Lima
E-mail: claudiadrl@gmail.com
E-mail: lubbos@uol.com.br

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Profissionais que atuem na área de saúde e/ou de ensino público ou privado na área de saúde, ou em empresas relacionadas ao ensino na saúde, como Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Enfermagem, Biomedicina, Bioquímica, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Biologia, Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Tecnologia em Radiologia. É também direcionado aos profissionais das áreas de Pedagogia, Direito e Engenharias, cujos interesses e projetos tenham intersecção com a área da saúde. Casos omissos poderão ser analisados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

O curso terá duração mínima de 12 (doze) meses e máxima de 24 (vinte e quatro) meses, prorrogáveis a critério do Colegiado do Programa, nas condições e limites que estabelecem as normas gerais do Centro Universitário Christus para os Programas de Pós-Graduação stricto sensu; integralização dos estudos em disciplinas obrigatórias e optativas, distribuídas em núcleo metodológico, núcleo específico e núcleo de atividades complementares, perfazendo um mínimo de 30 (trinta) créditos, dos quais 06 (seis) correspondem às atividades do Trabalho de Conclusão de Curso (Dissertação) e 24 (vinte e quatro) créditos serão cumpridos em disciplinas (20 créditos em disciplinas obrigatórias e 04 em disciplinas optativas).

As atividades didáticas do mestrado serão presenciais, e acontecerão nos turnos das sextas-feiras de 14-22 horas, manhã e tarde aos sábados (8-12 hs e 13-17 hs)  e manhã aos domingos (8-12 hs), de acordo com a oferta das disciplinas, em calendário divulgado no início de cada semestre. Algumas atividades complementares poderão ser desenvolvidas em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), conforme conteúdo programático das disciplinas.

As atividades do trabalho de conclusão serão realizadas nos diversos laboratórios e campos de estágio descritos ou nos campos de prática profissional dos alunos, durante os dias da semana, de acordo com a forma da produção científico-tecnológica.

A matriz curricular será formada por disciplinas obrigatórias e optativas. Os alunos devem cursar todas as disciplinas obrigatórias, e escolher, entre as optativas, as que forem afins à linha de atuação de seu projeto de pesquisa, de forma a cumprir o mínimo de 24 créditos em disciplinas. Serão observados princípios gerais de flexibilidade curricular, a fim de atender à diversidade de tendências e conhecimentos, oferecendo amplas possibilidades de aprimoramento científico.

As disciplinas disponibilizadas pelo curso serão enquadradas na busca dos objetivos do programa de duas maneiras: reforçando os conhecimentos acerca do método científico (núcleo metodológico) e aprofundando os conceitos em ensino na área da saúde (núcleo específico). No que se refere à primeira dimensão, sedimentando a pesquisa e o trabalho segundo o método científico, encontram-se disciplinas como Metodologia da Pesquisa Científica, Elaboração e Divulgação de Produtos Científicos e Educacionais, Seminário de Apresentação do Projeto de Pesquisa, Bioestatística na Área da Saúde, Fundamentos da Ética e Bioética em Pesquisa na Saúde. Já no aspecto mais específico, referente à temática do Mestrado em si, encontram-se as disciplinas Metodologias Ativas no Processo Ensino e Aprendizagem, Avaliação do Processo Ensino e Aprendizagem, Educação na Saúde Comunitária, Estágio de Docência em Saúde, Práticas Didático-Pedagógicas em Saúde, Ensino à Distância – EAD e Bases Interdisciplinares do Ensino na Saúde.

As disciplinas a serem ministradas no Programa serão realizadas na forma de aulas expositivas, seminários, discussões em pequenos grupos, métodos ativos de ensino e aprendizagem, trabalhos práticos e outros modelos didáticos.

Ao final do mestrado, o aluno deverá apresentar um trabalho de conclusão do curso, na forma de dissertação que deverá conter a descrição e aplicabilidade do produto educacional gerado pela sua pesquisa, um artigo submetido a um periódico na área de ensino ou um relatório técnico do seu produto. Serão contabilizados 6 (seis) créditos por esta atividade.

Serão oferecidas 20 (vinte) vagas anuais. Os procedimentos do processo seletivo constarão no Regimento do Curso. O número de vagas poderá ser alterado, de acordo com a demanda e capacidade do Programa, após aprovação pelo Colegiado do Curso e da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa.

Educação em Saúde

A área de concentração no Ensino em Saúde está sendo direcionada à produção de conhecimento sobre questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem em saúde, em especial ao desenvolvimento de metodologias e tecnologias inovadoras de ensino e aprendizagem. Essa área busca estabelecer ligações entre a produção de conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem em saúde e a sua aplicação em produtos educacionais que possam atender às demandas e aos interesses da sociedade. O foco é a qualificação teórico-metodológica de docentes e profissionais da área da saúde e áreas correlatas, para que possam melhorar sua prática profissional no cuidado à saúde humana.

Secretaria Acadêmica

Endereço: Rua João Adolfo Gurgel, 133 – Terceiro andar
Telefone: (85) 3265.81.00 ramal 8126/8148
Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 17 horas
E-mailproreitoriappg01@unichristus.edu.br

 

Endereço das Aulas

Centro Universitário Christus – Unichristus (Campus Parque Ecológico)
Endereço: Rua João Adolfo Gurgel, 133 – Cocó
CEP: 60.192-345

Avaliação do Ensino e Aprendizagem em Saúde

Esta linha de atuação científico-tecnológica contempla a avaliação de processos de ensino e aprendizagem em diferentes contextos educacionais (educação básica, graduação, pós-graduação lato e stricto sensu), e em diferentes níveis de atenção em saúde (atenção primária, secundária e terciária). São contempladas também avaliações dos currículos institucionais para promover sua adequação às reais necessidades de saúde da população e às demandas do conhecimento na área do ensino na saúde, com ênfase na prevenção e promoção da saúde. Os objetivos das pesquisas nesta linha de atuação são investigar diferentes processos de avaliação do ensino e aprendizagem na área da saúde, desenvolvendo propostas de novos métodos de avaliação, confiáveis e válidos. Essas pesquisas podem contribuir para processos mais adequados de ensino e aprendizagem de alunos e/ou profissionais, resultando em uma melhor prática profissional, aliada a benefícios para os usuários de serviços em saúde. A avaliação dos projetos políticos pedagógicos dos cursos da área da saúde, conforme as diretrizes nacionais curriculares e as necessidades do Sistema Único de Saúde, está também nos interesses de pesquisa desta linha de atuação, objetivando detectar temas da área de ensino em saúde que precisem ser reforçados no currículo, de forma a atender às demandas da comunidade.
Docentes: Kristopherson Lustosa Augusto; Anamaria Cavalcante e Silva; Jocileide Sales Campos; Claudia Maria Costa de Oliveira; Raquel Autran Coelho; Deborah Pedrosa Moreira; Marcos Kubrusly

Processo de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias Educacionais em Saúde

Esta linha de atuação científico-tecnológica visa aprimorar o processo de ensino e aprendizagem do profissional, promovendo o desenvolvimento de competências por meio da utilização de metodologias ativas (Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseada em Equipes, Problematização, Simulação e outras), com a criação de tecnologias e produtos educacionais inovadores que possibilitem a capacitação de profissionais em diferentes cenários, promovendo mudanças nas suas áreas de atuação.
São objetivos dessa linha de atuação: investigar como as novas tecnologias educacionais (digitais e não digitais) podem impactar no processo de ensino e aprendizagem; desenvolver, aplicar e avaliar o uso de novas tecnologias em atividades de ensino que utilizam metodologias ativas; capacitar o docente para o uso das novas tecnologias disponíveis, contribuindo para a melhora do processo de ensino e aprendizagem; investigar o desenvolvimento de competências por meio da utilização de metodologias ativas e outras tecnologias educacionais.
Docentes: Arnaldo Aires Peixoto Júnior; Melissa Soares Medeiros; Tereza de Jesus Pinheiro Gomes Bandeira; Danilo Lopes Ferreira Lima; Hermano Alexandre Lima Rocha; Patrícia Maria Costa de Oliveira; Karla Angélica Silva do Nascimento

O Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais tem por objetivos e metas:

  1. Formar profissionais que atuam na área da saúde ou na rede de ensino pública ou privada, qualificados para desenvolver pesquisas na área de educação e saúde, aplicadas à resolução de problemas no seu ambiente de trabalho em uma perspectiva interdisciplinar.
  2. Qualificar docentes para a utilização de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem por meio da problematização de suas práticas no ambiente acadêmico e de trabalho.
  3. Capacitar profissionais para desenvolver e aplicar novas tecnologias na área do ensino em saúde.
  4. Formar profissionais com a capacidade de desenvolver competências específicas para avaliação de currículos, metodologias de ensino e aprendizagem e inovações didático-pedagógicas para a aplicação na prevenção e promoção de saúde na comunidade.
CATEGORIA DISCIPLINA DOCENTES Carga horaria
Obrigatória METODOLOGAS ATIVAS NO PROCESSO
ENSINO E APRENDIZAGEM
Claudia Oliveira,
Kristopherson Lustosa,
Marcos Kubrusly
45h
Obrigatória METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA Arnaldo Peixoto
Karla Angélica Nascimento
45h
Obrigatória SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA Anamaria Cavalcante
Danilo Lopes
Raquel Autran
30h
Obrigatória ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS CIENTÍFICOS E EDUCACIONAIS Hermano Alexandre Rocha
Melissa S. Medeiros
30h
Obrigatória PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS EM SAÚDE Raquel Autran
Arnaldo Peixoto
Patrícia C. Oliveira
45h
Obrigatória ESTÁGIO DE DOCÊNCIA EM SAÚDE Melissa, Tereza Bandeira, Deborah Melissa S. Medeiros
Tereza Bandeira
Deborah P. Moreira
30h
Obrigatória EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMUNITÁRIA Jocileide Sales,
Deborah P. Moreira
Anamaria Cavalcante
45h
Obrigatória AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM Kristopherson Lustosa
Claudia Oliveira
Marcos Kubrusly
30h
Optativa ENSINO À DISTÂNCIA EAD Danilo Lopes
Deborah P. Moreira
Karla Angélica Nascimento
30h
Optativa BIOESTATÍSTICA NA ÁREA DE SAÚDE Hermano Alexandre 30h
Optativa BASES INTERDISCIPLINARES DO ENSINO EM SAÚDE Patrícia C. Oliveira
Melissa S. Medeiros
30h
Optativa FUNDAMENTOS DE ÉTICA E BIOÉTICA Deborah P. Moreira
Danilo Lopes
30h

As condições de infraestrutura dos laboratórios, equipamentos, material permanente e de consumo do Centro Universitário Christus são plenamente satisfatórias para o atendimento das atividades de ensino e pesquisa dos seus cursos de graduação e pós-graduação.

Os laboratórios do Centro Universitário Christus são divididos em: 1) Laboratórios de ensino multidisciplinares; 2) Laboratórios específicos e de habilidades; e 3) Laboratórios clínicos e de pesquisa.

Os laboratórios multidisciplinares compreendem:

  • LABORATÓRIO DE ANATOMIA: tem acervo de peças anatômicas conservadas em formol e glicerina, além de peças sintéticas e duas mesas anatômicas virtuais 3D, para aprimorar o processo de ensino aprendizagem.
  • LABORATÓRIOS INTEGRADOS: são compostos de dois Laboratórios de Microscopia óptica para estudos de citologia, histologia, patologia, anatomia patológica, microbiologia e parasitologia, contando com 120 microscópios e um microscópio trinocular acoplado a uma câmera ligada a um computador e a uma TV de 47 polegadas; um Laboratório de Microbiologia e Imunologia que realiza técnicas de isolamento de microrganismos, esterilização de material e meios de cultura, interpretação de antibiograma, técnicas utilizadas também em projetos de pesquisa; um Laboratório de Bioquímica e Farmacologia que realiza diferentes dosagens bioquímicas e aulas teórico-práticas de espectrofotometria; e um Laboratório de Biofísica e Fisiologia que destina-se à realização de análises físicas e fisiológicas aplicadas à saúde humana e à sua relação com o metabolismo fisiológico corporal.
  • LABORATÓRIO MORFOFUNCIONAL: oferece aos alunos uma metodologia de ensino-aprendizagem integrada em ciências básicas, como a embriologia, a histologia, a anatomia, a fisiologia e a patologia.

Os Laboratórios específicos e de habilidades se distribuem em dois centros:

  • CENTRO DE TREINAMENTO EM SAÚDE (CTS), que conta com 3 laboratórios: o Laboratório de Comunicação, com dez consultórios simulados, que permitem aos alunos o desenvolvimento das relações interpessoais envolvendo compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomar decisões e comunicar-se; o Laboratório de Habilidades Cirúrgicas, que simula um centro cirúrgico hospitalar, permitindo aos alunos conhecerem as normas de comportamento no centro cirúrgico, utilizar os instrumentos e técnicas de assepsia e antissepsia, e estudar procedimentos cirúrgicos diversos; e o Laboratório de Habilidades que é composto por quatro salas que permitem o desenvolvimento de habilidades das mais simples até as mais complexas. Os ambientes possuem manequins de baixa fidelidade e equipamentos tecnologicamente avançados, que permitem o desenvolvimento de habilidades técnicas, cognitivas e comportamentais, necessários ao exercício profissional com competência. O CTS inclui uma Sala de Aula para discussão dos casos.
  • CENTRO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA: composto pelo Laboratório de Simulação Avançada e Salas de Simulação. No Laboratório de Simulação Avançada, ocorrem as aulas práticas de simulação realística com o simulador SimMan3G, o qual permite criar cenários de ensino-aprendizagem bem próximos da realidade. O SimMan3G é um simulador de alta fidelidade com recursos avançados, que possibilita a execução de uma grande variedade de cenários. É interativo e apresenta respostas imediatas diante das intervenções. As aulas de Simulação Realística possuem um elevado índice de aprendizado devido à proximidade do cenário a situações reais que podem ser vivenciadas pelos alunos.

Os Laboratórios Clínicos e de Pesquisa são compostos por um Laboratório Escola de Análises Clínicas, um Laboratório de Patologia, um Laboratório de Biologia Molecular e Celular, um Laboratório de Neurociência Translacional e um Laboratório de Biomateriais. Todos estes laboratórios são climatizados e funcionam nos três turnos (7 às 22 horas).

BIBLIOTECA

Como órgão suplementar, a Biblioteca está vinculada à Reitoria do Centro Universitário Unichristus, constituindo-se em ferramenta de apoio às atividades com fins de ensino, pesquisa e extensão da Instituição.

Em relação ao curso de mestrado profissional desta proposta, a Biblioteca possui condições adequadas quanto à área física, acervo de livros, periódicos especializados, fitas de vídeo e CD-ROM, bem como moderna gestão e informatização do acervo, pautada em política de atualização e expansão, além do acesso às redes de informação.

A Biblioteca, específica para os cursos da área de saúde oferecidos pelo Centro Universitário Christus – Sede Parque Ecológico, tem uma área total de 1.493,35m², com 322 lugares para estudo em seus dois andares e funciona diariamente de 7h 30 minutos às 21h 55 minutos.

A Biblioteca auxilia seus usuários quanto à normalização técnica e bibliográfica, baseando-se nas normas da ABNT e no manual para elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos, bem como na orientação quanto à recuperação de informação.

O acervo da biblioteca compõe-se de livros, periódicos, multimídia, revistas e jornais, concentrando a totalidade de material informativo do Centro Universitário Christus – Sede Parque Ecológico. A quantidade de volumes e exemplares de livros e periódicos, no acervo desta Biblioteca, apresenta itens atualizados, nacionais e internacionais, de forma a garantir o acesso à pesquisa que atenda aos programas das disciplinas do Curso de Mestrado Profissional MESted.

A composição do acervo guarda coerência com o projeto do curso de pós-graduação desta proposta, pois é seu suporte bibliográfico, imprescindível à atividade acadêmica de aquisição de conhecimentos, destacando-se: Livros 5.506 (Volumes: 39.983); Periódicos Nacionais 185; Periódicos Estrangeiros 137; CD-ROMs 23; Fitas de vídeo 124; DVDs 74; Periódicos Online 273; Analíticos de Periódicos 193.460. Especificamente, na área de Ensino em Saúde, a biblioteca disponibiliza em seu acervo 55 livros (Volumes: 287), tendo sido indicados nas ementas das disciplinas do curso. Entre os periódicos internacionais disponíveis na área de educação e ensino na saúde, podemos citar: Journal of Interprofessional Education & Practice (ISSN: 2405-4526); Journal of Nutrition Education  and Behavior (ISSN: 1499-4046); Journal of Surgical Education (ISSN: 1931-7204); Patient Education and Counselling (includes Online) (ISSN: 0738-3991); Journal of Infection and Public Health (ISSN:1876-0341); Public Health (ISSN: 0033-3506).

O acervo está acomodado em estantes, devidamente distribuído em coleções específicas. Os periódicos especializados contam com estantes expositoras para os títulos correntes. Existem computadores para acesso ao catálogo do acervo e na Sala de Multimídia, há computadores, ligados à Internet e disponíveis aos usuários.

Todo o acervo encontra-se informatizado, utilizando o Sistema Autobib, permitindo administrar e executar de forma prática toda rotina e o controle da informação. O sistema permite pesquisar por autor, título, assunto, etc. A Biblioteca possui uma política de atualização de seu acervo, por meio de uma verba anual estipulada pela Direção do Centro Universitário Christus para compra de livros e assinaturas de periódicos, obtendo uma taxa de crescimento de 6% ao ano para livros e 7% para periódicos.

Atualmente o Centro Universitário Christus possui assinatura da base de dados Elsevier-Clinicalkey para consulta dos alunos e docentes. A Biblioteca disponibiliza também o acesso às seguintes bases de dados: SciELO; SciELO Books; BIREME; LILACS; ADOLEC – Saúde na Adolescência; ADSAUDE – Administração de Serviços de Saúde (incorporada à LILACS); PUBMED; BioMed Central, Directory of Open Access Journals-DOAJ; BDENF – Base de dados de Enfermagem; BIOÉTICA – Base de dados do Programa Regional de Bioética da OPAS/OMS; HISA – História da Saúde Pública na América Latina e Caribe; Banco de Teses da USP, entre outras.

LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA

O Centro Universitário Christus conta com dois laboratórios de informática, com um total de 78 computadores, com configuração adequada às atividades de ensino e pesquisa (Processador Dual Core, 2 Gb de Memória RAM, HD = 320 Gb e 500 Gb).

  1. LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EM SAÚDE: de grande valia para o programa de pós-graduação, visto que os computadores estão ligados ao sistema de informação da biblioteca e nele ocorrem aulas de algumas disciplinas do curso.
  2. LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (LIT): desenvolvido e instalado em 2016, com a função de gerir a política de inovação da instituição e assessorar os pesquisadores no processo de solicitação e obtenção de patentes relativas às inovações desenvolvidas, segundo a Lei de Inovação (Lei nº 973 de 02/12/2004). O LIT pesquisa os temas de Mobile Medical Education, Mobile Learning, Mobile Health, Internet of Things (IoT) for Health e aplicações da impressora 3D na área da saúde. Este laboratório tem impressora 3D, microssensores e microcontroladores. O LIT estará diretamente envolvido nas pesquisas do curso desta proposta, bem como nos procedimentos de solicitação de patentes e registro das inovações.

CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA E CLÍNICA ESCOLA DE SAÚDE

Estas Clínicas ofertam à comunidade assistência na atenção básica e secundária em saúde, desenvolvendo atividades educativas e práticas na área curativa. Tem como objetivos articular o ensino e a pesquisa com as demandas da sociedade e buscar o comprometimento da comunidade acadêmica com os interesses e as necessidades sociais. Dispensam atendimento ambulatorial para crianças e adultos, em diversas especialidades, com atendimento gratuito e agendado por telefone. Serão importantes para as pesquisas da pós-graduação no Ensino em Saúde.

SALAS DE TUTORIA

O Centro Universitário Christus conta com 20 salas para atividades de grupo tutorial, que poderão ser utilizadas para atividades em metodologias ativas com os alunos da pós-graduação.

COORDENAÇÃO DE MOBILIDADE E ASSUNTOS INTERNACIONAIS (COMAI)

A Coordenação de Mobilidade e Assuntos Internacionais (COMAI) é um órgão interno da estrutura administrativa que atua na interação com instituições nacionais e internacionais. Tem por missão buscar parcerias com organizações brasileiras e internacionais para atender aos alunos e aos professores, considerando como seus pilares o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Este departamento será muito importante para incentivar as ações de internacionalização do curso de pós-graduação desta proposta.

NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA PROFISSIONAL EM PESQUISA QUALITATIVA

Este núcleo foi criado em 2016 para atendimento às pesquisas qualitativas dos cursos de pós-graduação. Tem função de orientação quanto à definição/elaboração dos instrumentos de pesquisa qualitativa e mista (quantitativo e qualitativo); articulação da metodologia de pesquisa em saúde com métodos mistos (triangulação); técnicas de coletas de dados (entrevistas; grupo focal dentre outros); processo de análise dos dados. O Centro Universitário Christus conta ainda com um escritório de consultoria em estatística para as pesquisas da pós-graduação.

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário Christus está credenciado na CONEP do Ministério da Saúde, com base na Resolução CNS Nº 466/2012 e 510/2016, que dispõe sobre Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos. O CEP contribui para a qualidade dos trabalhos científicos e para a discussão do papel da produção de conhecimento no desenvolvimento institucional e no desenvolvimento social da comunidade.

RECURSOS DE INFORMÁTICA

Há disponibilidade de rede de internet sem fio de alta velocidade em todo o campus Parque Ecológico, onde funcionará o curso desta proposta, disponível a todos os alunos e docentes. A instituição tem um site (www.unichristus.edu.br) onde são encontradas as informações sobre os cursos de pós-graduação.

Estão listados abaixo os atuais professores que fazem parte do quadro de orientadores do MESted. Para ser informado da possibilidade de um deles orientar Mestrado, envie e-mail para o referido professor ou entre em contado com a Coordenação do Programa. As informações sobre contato e atuação junto ao MESted estão disponíveis aqui.

Clique aqui para ver o perfil dos docentes.

DocenteTitulaçãoCurriculum Lattes
Anamaria Cavalcante e SilvaDoutoradoMais informações
Arnaldo Aires Peixoto JúniorDoutoradoMais informações
Cláudia Maria Costa de OliveiraDoutoradoMais informações
Danilo Lopes Ferreira LimaPós-DoutoradoMais informações
Deborah Pedrosa MoreiraDoutoradoMais informações
Hermano Alexandre Lima RochaPós-DoutoradoMais informações
Jocileide Sales CamposDoutoradoMais informações
Karla Angelica Silva Do NascimentoPós-DoutoradoMais informações
Kristopherson Lustosa AugustoDoutoradoMais informações
Marcos KubruslyDoutoradoMais informações
Melissa Soares MedeirosDoutoradoMais informações
Patricia Maria Costa De OliveiraDoutoradoMais informações
Raquel Autran CoelhoDoutoradoMais informações
Tereza de Jesus Pinheiro Gomes BandeiraDoutoradoMais informações

A produção científica do corpo docente e discente do MESted estará disponível no site na forma de artigos publicados em periódicos, livros ou capítulos de livros e trabalhos apresentados em eventos.

Para a defesa de sua dissertação, o pós-graduando deve apresentar o produto técnico ou tecnológico como parte integrante do processo de conclusão do curso. No MESted, o pós-graduando deve apresentar o trabalho de conclusão com toda a fundamentação científica e também o produto separadamente, tendo em vista a necessidade de anexação de ambos na Plataforma Sucupira.

Conforme relatado no Documento de Área da CAPES, as doze principais categorias de produtos e tecnologias educativas são:

  1. Mídias educacionais (vídeos, simulações, animações, experimentos virtuais, áudios, objetos de aprendizagem, aplicativos de modelagem, aplicativos de aquisição e análise de dados, ambientes de aprendizagem, páginas de internet e blogs, jogos educacionais etc.);
  2. Protótipos educacionais e materiais para as atividades experimentais;
  3. Propostas de ensino (sugestões de experimentos e outras atividades práticas, sequências didáticas, propostas de intervenção );
  4. Material textual (manuais, guias, textos de apoio, artigos em revistas técnicas ou de divulgação, livros didáticos e paradidáticos, histórias em quadrinhos e similares);
  5. Materiais interativos (jogos, kits e similares);
  6. Atividades de extensão (exposições científicas, cursos de curta duração, oficinas, ciclos de palestras, exposições, atividades de divulgação científica e outras);
  7. Desenvolvimento de aplicativos;
  8. Organização de eventos;
  9. Programas de rádio e TV;
  10. Relatórios de pesquisa;
  11. Patentes (depósito, concessão, cessão e comercialização);
  12. Serviços técnicos (parecer, comissões, conselho editorial, consultoria, maquetes, nota técnica).

A organização educacional que fundou e mantém a Unichristus iniciou suas atividades há 66 anos com a criação de uma escola de educação básica, que hoje é um dos maiores e mais reconhecidos colégios do Estado do Ceará. Essa longa trajetória e larga experiência na área da educação  facilitam a interação entre o Programa e a Educação Básica.

Dessa forma, faz parte do planejamento estratégico do MESted o envolvimento de escolas privadas e, de maneira destacada, de escolas públicas, com o alargamento do alcance social das atividades do programa. Essas ações serão efetivadas com a participação dos discentes nos projetos e trabalhos a serem apresentados em feiras de ciências pelos alunos das escolas. Por outro lado, estudantes da educação básica serão público de ações educativas relativas aos assuntos das linhas de pesquisa desenvolvidas no âmbito do Programa (como melhor detecção de fobia social e outros transtornos do comportamento, detecção de problemas associados que contribuem para o déficit de aprendizado), além da importância do desenvolvimento de questionários e instrumentos de avaliação para o desenvolvimento de melhores processos avaliativos de ensino e aprendizagem em saúde, contribuindo para melhores condições gerais de saúde e melhor qualidade de vida das pessoas.

No âmbito da graduação, foi iniciado, no final de 2016, um programa de Iniciação Científica para alunos da graduação que trabalharão diretamente ligados aos orientadores e pós-graduandos do MESted, objetivando, com isso, intensificar a pesquisa na Área de Educação e promover o treinamento de alunos em pesquisas desde a graduação.

Nacional

A universidade tem convênios com a Secretaria do Estado da Saúde do Ceará e com a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, o que tem possibilitado a integração plena com o SUS.

Por meio desses acordos, o Mestrado Profissional terá foco no desenvolvimento de pesquisas científico-tecnológicas estratégicas em relação a técnicas, procedimentos e processos que contribuam com a sociedade, auxiliando na tomada de decisão e no uso de produtos científicos tecnológicos que tenham uma avaliação positiva em relação ao seu impacto na economia, aspecto social, ético e ambiental.

A Unichristus possui convênio com o Hospital Geral Dr. Cesar Cals (HGCC). O Hospital Geral Dr. César Cals de Oliveira, há mais 80 anos, dedica-se ao ensino e à assistência à saúde, sendo a unidade mais antiga da rede estadual de saúde. O HGCC é um hospital terciário de alta complexidade e de ensino, reconhecido pelo MEC/MS, de referência no Ceará, nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia, Obstetrícia e Neonatologia. Os serviços do HGCC contemplam variadas áreas da saúde por meio de 27 especialidades médicas e quatro não médicas: Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT); Serviço Especializado em Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), que tem como missão desenvolver ações de promoção, prevenção, diagnóstico e reabilitação das doenças do trabalho; Serviço de Vigilância Epidemiológica, responsável por identificar, monitorar e acompanhar os indicadores hospitalares. Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisa (CEAP), órgão integrante da estrutura organizacional do HGCC, de cunho científico, criado com objetivo de promover o desenvolvimento científico e cultural dos funcionários, para atuar na assistência à saúde da população, assim como de outras entidades a ele relacionadas e que darão suporte ao MP proposto nesse documento.

Internacional

A Unichristus possui um convênio de cooperação e intercâmbio com a Universidade do Porto que estabelece um programa de mobilidade entre alunos da graduação e docentes. No ano de 2011, dois alunos da Medicina do Centro Universitário Christus (Unichristus) cursaram disciplinas letivas nesse centro. Para o Mestrado Profissional, esse convênio auxiliará nas integrações em pesquisas científico-tecnológicas com a Universidade do Porto na área de Ensino em Saúde por meio de um acordo de cooperação específico para esse objetivo.

Outro convênio de intercâmbio é o realizado com a Faculdade de Medicina da Universidade de Sherbrooke no Canadá. Desde o ano de 2007, foram realizadas duas visitas por ano de docentes para treinamento de tutores, conferências e, principalmente, para troca de experiências em relação ao modelo pedagógico dos cursos de Medicina. Na última visita do ano de 2010, os professores Eve-Reine Gagné e Eric Deland participaram de uma sessão de tutoria para os acadêmicos do 3º semestre de Medicina, conheceram o Núcleo de Videocirurgia Experimental, biotério e laboratórios e participaram de uma reunião sobre o projeto pedagógico dos dois cursos. Esse acordo de cooperação é de fundamental importância para o desenvolvimento de pesquisas científico-tecnológicas na área do Mestrado Profissional, com foco em desenvolvimento, pesquisas e ensino sobre Metodologias Ativas para o Ensino em Saúde.

Embora o Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais – MESted tenha iniciado seu processo seletivo em 2019, a primeira turma iniciará em 2020; portanto, ainda não se verificam resultados efetivos oriundos dos trabalhos dos alunos compartilhados com a sociedade. A inserção social do Programa já pode ser verificada por meio do impacto do corpo docente nas instituições em que se desenvolvem seus projetos de pesquisa assim como nos convênios firmados com entidades públicas e privadas já mencionadas.

Espera-se que o resultado dessas pesquisas possam gerar uma inserção social importante, pois seus produtos visam a melhorias no processo de ensino e aprendizagem, na aplicação de metodologias ativas de ensino em saúde bem como na formação docente. Esses resultados implicarão a formação de melhores profissionais, que contribuirão com a sociedade em diversas áreas da saúde.

A reitoria da UniChristus está em processo contínuo de avaliação interna, por isso há  uma preocupação com investimentos que possibilitem um crescimento contínuo do processo de ensino-aprendizagem. Assim, semestralmente, as Pró-Reitorias de Graduação e Pós-Graduação e Pesquisa fazem um levantamento, junto a todos os cursos de graduação e pós-graduação, da atualização de livros e periódicos. Dessa forma, destina, anualmente, 3% da sua arrecadação para a compra de livros, base de dados de literatura científica e equipamentos necessários ao correto funcionamento da biblioteca central e das bibliotecas setoriais.

A UniChristus propõe-se a manter parcerias com entidades e instituições públicas e privadas e associações de classe, vislumbrando a cooperação científica, técnica, tecnológica, pedagógica e a ampliação das opções de cenários de aprendizagem para os alunos dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação.

Entre os vários Convênios celebrados, destacam-se os feitos com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará e com a Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza para o desenvolvimento das atividades práticas e do estágio curricular supervisionado nas unidades de saúde vinculadas ao SUS.

O ingresso se dá por meio de processo seletivo anual constituído de quatro etapas: prova de conhecimento específico; prova de idioma; análise curricular e entrevista.

Novo cronograma do Processo Seletivo

Período de inscrições: 9 de setembro de 2019 a 21 de outubro de 2019
Seleção: novembro de  2019
Matrícula: 9 a 12 de dezembro de 2019
Início das aulas: fevereiro/2020

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