Para a defesa de sua dissertação, o pós-graduando deve apresentar o produto técnico ou tecnológico como parte integrante do processo de conclusão do curso. No MEPES, o pós-graduando deve apresentar o trabalho de conclusão com toda a fundamentação científica e também o produto separadamente, tendo em vista a necessidade de anexação de ambos na Plataforma Sucupira.
Conforme relatado no Documento de Área da CAPES, as doze principais categorias de produtos e tecnologias educativas são:
- Mídias educacionais (vídeos, simulações, animações, experimentos virtuais, áudios, objetos de aprendizagem, aplicativos de modelagem, aplicativos de aquisição e análise de dados, ambientes de aprendizagem, páginas de internet e blogs, jogos educacionais etc.);
- Protótipos educacionais e materiais para as atividades experimentais;
- Propostas de ensino (sugestões de experimentos e outras atividades práticas, sequências didáticas, propostas de intervenção );
- Material textual (manuais, guias, textos de apoio, artigos em revistas técnicas ou de divulgação, livros didáticos e paradidáticos, histórias em quadrinhos e similares);
- Materiais interativos (jogos, kits e similares);
- Atividades de extensão (exposições científicas, cursos de curta duração, oficinas, ciclos de palestras, exposições, atividades de divulgação científica e outras);
- Desenvolvimento de aplicativos;
- Organização de eventos;
- Programas de rádio e TV;
- Relatórios de pesquisa;
- Patentes (depósito, concessão, cessão e comercialização);
- Serviços técnicos (parecer, comissões, conselho editorial, consultoria, maquetes, nota técnica).
Documentos
- Facilitando o Aprendizado ao Prescrever
- Manual do ARPC
- Manual TBL
- Manual PBL
- Guia de Elaboração de Mapa Conceitual
- Morte e Morrer
- Patente Ariel
- PORTFÓLIO
- Israel Mestrado
- Manual Adaptado