Integração com a Graduação e a Educação Básica

A organização educacional que fundou e mantém a Unichristus iniciou suas atividades há 66 anos com a criação de uma escola de educação básica, que hoje é um dos maiores e mais reconhecidos colégios do Estado do Ceará. Essa longa trajetória e larga experiência na área da educação  facilitam a interação entre o Programa e a Educação Básica.

Dessa forma, faz parte do planejamento estratégico do MEPES o envolvimento de escolas privadas e, de maneira destacada, de escolas públicas, com o alargamento do alcance social das atividades do programa. Essas ações serão efetivadas com a participação dos discentes nos projetos e trabalhos a serem apresentados em feiras de ciências pelos alunos das escolas. Por outro lado, estudantes da educação básica serão público de ações educativas relativas aos assuntos das linhas de pesquisa desenvolvidas no âmbito do Programa (como melhor detecção de fobia social e outros transtornos do comportamento, detecção de problemas associados que contribuem para o déficit de aprendizado), além da importância do desenvolvimento de questionários e instrumentos de avaliação para o desenvolvimento de melhores processos avaliativos de ensino e aprendizagem em saúde, contribuindo para melhores condições gerais de saúde e melhor qualidade de vida das pessoas.

No âmbito da graduação, foi iniciado, no final de 2016, um programa de Iniciação Científica para alunos da graduação que trabalharão diretamente ligados aos orientadores e pós-graduandos do MEPES, objetivando, com isso, intensificar a pesquisa na Área de Educação e promover o treinamento de alunos em pesquisas desde a graduação.