Cooperação Nacional e Internacional

Nacional

A universidade tem convênios com a Secretaria do Estado da Saúde do Ceará e com a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, o que tem possibilitado a integração plena com o SUS.

Por meio desses acordos, o Mestrado Profissional terá foco no desenvolvimento de pesquisas científico-tecnológicas estratégicas em relação a técnicas, procedimentos e processos que contribuam com a sociedade, auxiliando na tomada de decisão e no uso de produtos científicos tecnológicos que tenham uma avaliação positiva em relação ao seu impacto na economia, aspecto social, ético e ambiental.

A Unichristus possui convênio com o Hospital Geral Dr. Cesar Cals (HGCC). O Hospital Geral Dr. César Cals de Oliveira, há mais 80 anos, dedica-se ao ensino e à assistência à saúde, sendo a unidade mais antiga da rede estadual de saúde. O HGCC é um hospital terciário de alta complexidade e de ensino, reconhecido pelo MEC/MS, de referência no Ceará, nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia, Obstetrícia e Neonatologia. Os serviços do HGCC contemplam variadas áreas da saúde por meio de 27 especialidades médicas e quatro não médicas: Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT); Serviço Especializado em Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), que tem como missão desenvolver ações de promoção, prevenção, diagnóstico e reabilitação das doenças do trabalho; Serviço de Vigilância Epidemiológica, responsável por identificar, monitorar e acompanhar os indicadores hospitalares. Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisa (CEAP), órgão integrante da estrutura organizacional do HGCC, de cunho científico, criado com objetivo de promover o desenvolvimento científico e cultural dos funcionários, para atuar na assistência à saúde da população, assim como de outras entidades a ele relacionadas e que darão suporte ao MP proposto nesse documento.

Internacional

A Unichristus possui um convênio de cooperação e intercâmbio com a Universidade do Porto que estabelece um programa de mobilidade entre alunos da graduação e docentes. No ano de 2011, dois alunos da Medicina do Centro Universitário Christus (Unichristus) cursaram disciplinas letivas nesse centro. Para o Mestrado Profissional, esse convênio auxiliará nas integrações em pesquisas científico-tecnológicas com a Universidade do Porto na área de Ensino em Saúde por meio de um acordo de cooperação específico para esse objetivo.

Outro convênio de intercâmbio é o realizado com a Faculdade de Medicina da Universidade de Sherbrooke no Canadá. Desde o ano de 2007, foram realizadas duas visitas por ano de docentes para treinamento de tutores, conferências e, principalmente, para troca de experiências em relação ao modelo pedagógico dos cursos de Medicina. Na última visita do ano de 2010, os professores Eve-Reine Gagné e Eric Deland participaram de uma sessão de tutoria para os acadêmicos do 3º semestre de Medicina, conheceram o Núcleo de Videocirurgia Experimental, biotério e laboratórios e participaram de uma reunião sobre o projeto pedagógico dos dois cursos. Esse acordo de cooperação é de fundamental importância para o desenvolvimento de pesquisas científico-tecnológicas na área do Mestrado Profissional, com foco em desenvolvimento, pesquisas e ensino sobre Metodologias Ativas para o Ensino em Saúde.

Mídias Sociais

Unichristus
Unichristus 2018. Todos os Direitos Reservados.