INTERPRETAÇÃO DAS MUDANÇAS SOCIAIS PARADIGMÁTICAS CONTEMPORÂNEAS

45 horas-aula – 15 encontros semestrais

Ementa

Relação indivíduo e sociedade. Sociologia e investigação social empírica. Abordagem clássica de compreensão da dinâmica social. Sistemas teóricos de apreensão da modernidade complexa. Teorias sociais e Direito. Interpretação das mudanças paradigmáticas contemporâneas e das implicações para o campo jurídico. Identidade e alteridade na pós-modernidade. Sociedade, política e Estado moderno e contemporâneo. Política e Direito no pensamento de Emile Durkheim, Max Weber, Pierre Bourdieu, Niklas Luhmann, Zygmunt Bauman e Boaventura Sousa Santos. Convivência entre pré-modernidade e pós-modernidade no Brasil.

Bibliografia

BAUMAN Z. Legisladores e intérpretes: sobre modernidade, pós-modernidade e intelectuais. Rio de Janeiro: Zahar. 2010. BERGER, Peter I. Perspectivas Sociológicas – uma visão humanística. Petrópolis: Vozes, 1976. BOURDIEU, Pierre. Sobre o Estado: cursos no Collège de France (1889-92). São Paulo: Companhia das Letras, 2014. _______________. Avenir de classe et causalité du probable. Revue Française de Sociologie, Paris, v.15, n. 1, p.3-42, jan./ mar. 1974. Davis, Kevin E. and Trebilcock, Michael J., The Relationship Between Law and Development: Optimists versus Skeptics (May 1, 2008). American Journal of Comparative Law, Vol. 56, No. 4, 2008; NYU Law School, Public Law Research Paper No. 08-14; NYU Law and Economics Research Paper No. 08-24. Available at SSRN:http://ssrn.com/abstract=1124045 DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo: Saraiva, 2000. GIDDENS, Anthony. Em defesa da sociologia. São Paulo: UNESP, 2001. INDÁ, Graciela. La sociologia política de Émile Durkheim: La centralidade del problema del Estado em sus reflexiones del período 1883-1885. México: Andamios. Vol. 4. No. 8, 2008. JOIGNANT, Alfredo. Habitus, campo y capital. Elementos para uma teoria general del capital político. México: Revista mexicana de sociologia, vol. 74, no. 4, 2012. LUTZ, Bruno. La acción social em la teoria sociológica: Uma aproximación. México, vol. 23, no. 64, 2010. LUHMANN, Niklas. Sociologia do direito I. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1983. ______________. Sociologia do direito II. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1985. Prado, Mariana Mota, What is Law and Development? (October 1, 2010). Revista Argentina de Teoria Juridica, Vol. 11, No. 1, 2010. Available at SSRN: http://ssrn.com/abstract=1907298 SANTOS, Boaventura de Sousa. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática – A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência, v. 1, São Paulo, Cortez, 2000. SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. VILLAS BOAS FILHO, Orlando. Teoria dos sistemas e o direito brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2009. WEBER, Max. Economia e Sociedade. Volume I. Brasília: UNB, 2012.