Processo de seleção e requisitos de participação

A maioria dos intercâmbios ocorre semestralmente, e a seleção para os programas de mobilidade segue as regras definidas em cada um dos editais lançados pela COMAI no website da Unichristus. No caso do Curso de Medicina, os editais para os eletivos internacionais são publicados pela Coordenação do curso no Aluno Online.

Os editais são publicados no início de cada semestre, sempre para intercâmbio no semestre seguinte. As inscrições devem, geralmente, ser realizadas até o dia 31 de março para a mobilidade no segundo semestre letivo (agosto até janeiro) e até o dia 30 de setembro para a mobilidade no primeiro semestre letivo (fevereiro até junho). As datas de começo e fim do semestre podem variar em função das universidades parceiras e dos países.

O número de vagas para cada uma das universidades conveniadas varia de acordo com o curso e a disponibilidade corrente da universidade de destino. Essas e outras informações também estarão publicadas nos editais.

Os critérios de seleção envolvem requisitos de caráter classificatório e eliminatório, como o estabelecimento de índice de rendimento acadêmico (IRA)  mínimo (geralmente: 6,0) para a participação na seleção, nota nas provas de conhecimentos específicos e de línguas.

Dependendo da universidade de destino, poderá ser exigida a entrega de certificado de proficiência linguística, de acordo com a língua oficial da universidade de destino (TOELF / IELTS para o inglês; DELF para o francês; DELE para o espanhol; TestDaF para o alemão e assim por diante) ou prova de língua estrangeira a ser realizada internamente pela COMAI, com níveis de compreensão de texto, produção de textos escritos, compreensão e habilidade de comunicação oral.

Na seleção dos candidatos para os programas de mobilidade, podem ser exigidas as seguintes formalidades

• Atendimento a todos os pré-requisitos e aos prazos dos editais de mobilidade.
  • Preenchimento e entrega dos formulários MA (Mobilidade Acadêmica) da Unichristus na COMAI.
  • Envio de ficha de inscrição, plano de estudos, certificado de língua, seguro internacional, cópia do passaporte e, eventualmente, outros documentos exigidos para a universidade de destino nos prazos estabelecidos nos editais.
  • É importante reforçar que o candidato deve possuir documento internacional de viagem válido (passaporte) para que possa  participar da seleção dos programas de intercâmbio e mobilidade.
  • A decisão final sobre a aceitação do candidato é de responsabilidade exclusiva da universidade de destino.

Para obter outras informações sobre os processos seletivos, consulte a secção “dúvidas frequentes sobre a mobilidade” nesta página ou entre em contato com a COMAI.

Fluxograma do Intercâmbio

Processo de seleção e requisitos de participaçãoProcesso de seleção e requisitos de participação

* Algumas universidades exigem um certificado oficial de proficiência linguística.
** Os prazos podem diferir.