Processo de seleção e requisitos de participação

A maioria dos intercâmbios ocorre semestralmente, e a seleção para cada um dos programas de mobilidade segue as regras definidas em cada um dos editais lançados pela COMAI no website da Unichristus. No caso do Curso de Medicina, os editais para os eletivos internacionais são publicados pela coordenação do curso no Aluno Online.

O número de vagas para cada uma das universidades conveniadas varia de acordo com o curso e a disponibilidade corrente da universidade de destino. Essas e outras informações também estarão publicadas nos editais.

Os critérios de seleção envolvem requisitos de caráter classificatório e eliminatório, como o estabelecimento de índice de rendimento acadêmico (IRA)  mínimo para a participação na seleção, nota nas provas de conhecimentos específicos e de línguas.

Dependendo da universidade de destino, poderá ser exigida a entrega de certificado de proficiência linguística, de acordo com a língua oficial da universidade de destino (TOELF / IELTS para o inglês; DELF para o francês; DELE para o espanhol; CILS para o italiano; TestDaF para o alemão e assim por diante) ou prova de língua estrangeira, a ser realizada internamente pela COMAI, com níveis de compreensão de texto, produção de textos escritos, comprensão e habilidade de comunicação oral.

Na seleção dos candidatos para os programas de mobilidade, podem ser exigidas as seguintes formalidades:

• Atendimento a todos os pré-requisitos e aos prazos dos Editais de mobilidade e intercâmbios.
  • Preenchimento e entrega dos formulários MA (Mobilidade Acadêmica) da Unichristus na COMAI.
  • Envio de ficha de inscrição, plano de estudos, certificado de língua, seguro internacional, cópia do passaporte para a universidade de destino e, eventualmente, outros documentos exigidos pela universidade estrangeira, nos prazos estabelecidos nos editais.
  • É importante reforçar que o candidato deve possuir documento internacional de viagem válido (passaporte) para que possa  participar da seleção dos programas de intercâmbio e mobilidade.
  • A decisão final sobre a aceitação do candidato é de responsabilidade exclusiva da universidade de destino.