Dúvidas frequentes sobre a mobilidade

Se não encontrar sua resposta aqui, entre em contato conosco no e-mail: international@unichristus.edu.br.

  1. Quem pode se candidatar aos programas de mobilidade?
  • No momento, somente os alunos regularmente matriculados nos seguintes cursos de graduação da Unichristus, conforme disponibilidade de vagas e convênios: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Sistemas de Informação.

 

  1. Quais são os pré-requisitos mínimos para que um(a) aluno(a) possa participar de um programa de mobilidade?
  • Estar em dia com os pagamentos das mensalidades e regularmente matriculado(a) em algum curso contemplado com vagas ou convênio de mobilidade.
  • Ter completado todas as disciplinas do 1º e do 2º semestre de seu curso, sem nenhuma pendência.
  • Encontrar-se cursando, no momento das inscrições, o semestre mínimo definido em cada edital, de acordo com o curso (geralmente o 3º ou 4º semestre).
  • Encontrar-se cursando, no máximo, o antepenúltimo semestre de seu curso.

 

  1. É preciso dominar a língua do país de destino?
  • No caso de países de língua estrangeira, são necessários conhecimentos linguísticos entre intermediário e avançado, conforme as determinações específicas de cada universidade estrangeira conveniada.
  • Essas informações estão sempre contidas nos editais de cada seleção da mobilidade.
  • Algumas universidades estrangeiras exigem certificados de conhecimento de línguas estrangeiras (ex: IELTS, TOEFL, DELE, DELF, CILS, TestDAF etc), que possuem validade de 2 anos e precisam ser renovados a cada período.

 

  1. Se eu for estudar num país que possua língua estrangeira e não tenha competência linguística para esse país, terei sucesso no meu intercâmbio?
  • O mais provavél é que não: os programas de mobilidade têm por fundamento o ensino de conteúdos acadêmicos na língua do país receptor, devendo o aluno participante do programa sair do Brasil com os conhecimentos intermediários que o possibilite de entender o conteúdo das aulas de seu curso ministrado em língua estrangeira.

 

  1. Qual a duração dos programas de mobilidade?
  • Normalmente, os programas de mobilidade têm duração de 1 semestre, o que corresponde a um período previsto entre 4 e 6 meses, dependendo da universidade de destino.
  • Algumas universidades contemplam a possibilidade de participação em programa de mobilidade por 2 semestres.
  • Algumas universidades conveniadas oferencem “escolas de verão” (summer schools), com duração de 4 a 8 semanas. Essas escolas podem ministrar cursos de línguas, conhecimentos específicos e atividades complementares.
  • Os eletivos do Curso de Medicina têm duração de 1 mês.

 

  1. Qual o melhor período para fazer o intercâmbio?
  • O melhor período para fazer o intercâmbio num programa de mobilidade é no meio do curso. Nesse período, o aluno já terá cursado as disciplinas básicas e estará apto a entender melhor assuntos mais complexos que serão apresentados em língua estrangeira.
  • O aluno interessado deverá ficar atento aos limites mínimo e máximo dos semestres que o autorizam a participar dos intercâmbios.

 

  1. Posso viajar sem visto de estudante para estudar na Europa e nos Estados Unidos da América (EUA)?
  • De acordo com as regras gerais, todos os países da União Europeia exigem a aquisição de visto de estudante e para estadias de mais de 90 dias.
  • Todos os vistos devem ser requeridos no Brasil, junto aos consulados dos países das universidades estrangeiras.
  • Dos países com os quais a Unichristus possui relações de intercâmbio e mobilidade, a Irlanda é o único país que não exige a emissão de visto de estudo prévio (o visto pode ser emitido naquele país, após a chegada).
  • Nos EUA, todos os estudantes têm de possuir um visto emitido antecipadamente.
  • Atenção: a emissão do visto é um assunto de soberania do país de destino, podendo ser recusado sem nenhuma justificativa prévia ou posterior pelas autoridades diplomáticas dos países estrangeiros.

 

  1. A emissão dos vistos de estudante demora quanto tempo?
  • Não há como ter certeza, pois isso depende da demanda de vistos que são pedidos nos consulados.
  • O normal é que o pedido de visto demore, no mínimo, 2 (dois) meses..
  • Para Portugal e  para os EUA, essa demora pode ser bem maior e mais burocrática.
  • Para a Irlanda, a emissão do visto é dada na chegada do estudante, no aeroporto, com a apresentação dos documentos informados no consulado.

 

  1. Enquanto estarei estudando fora, como fica meu vínculo institucional com a Unichristus?
  • Durante a permanência no exterior, o discente deverá proceder ao pagamento de sua matrícula institucional na Unichristus, estando desobrigado de pagar apenas as mensalidades.
  • Para efetuar o pagamento e proceder à matrícula institucional, o discente deverá nomear um procurador ou seu responsável financeiro ou familiar, para que estes possam garantir a vaga do discente na Unichristus.

 

  1. Posso transferir meu curso para a universidade parceira com a qual a Unichristus possui convênio?
  • Não. Todos os convênios assinados entre a Unichristus e as universidades estrangeiras proíbem a transferência permanente de alunos.

 

  1. Como é a escolha e o aproveitamento das disciplinas que irei cursar no exterior?
  • No universidade parceira do exterior, o(a) aluno(a) deverá escolher as disciplinas listadas no website do curso ao qual está vinculado e que tenham conexão com as disciplinas ofertadas na Unichristus, devendo seguir as orientações específicas da sua coordenação de curso na Unichristus.
  • Deverá eleger no mínimo 3 disciplinas da grade curricular da universidade parceira e, quando retornar ao Brasil, requisitar o aproveitamento das disciplinas cursadas, de acordo com as  orientações prévias da coordenação de seu curso na Unichristus.
  • Atividades complementares (de ensino, extensão e pesquisa) também poderão ser aproveitadas pela Unichristus.
  • Todos os pedidos de aproveitamento têm de vir acompanhados de documentos comprovantes emitidos pelos órgãos internos da universidade conveniada.

 

  1. A Unichristus fornece bolsas de estudo ou outros tipos de subsídios durante a minha estadia no exterior?
  • Não. A Unichristus não possui nenhum programa de bolsas, nem paga nenhuma despesa do aluno relacionada aos programas de mobilidade e intercâmbio.
  • Obs: algumas universidades públicas ou sem fins lucrativos podem isentar os alunos do pagamento das mensalidades ou semestralidades durante o período de estadia do aluno Unichristus no exterior. Mas isso fica a critério dessas universidades.
  • A Unichristus poderá informar aos alunos interessados quais são as universidades no exterior que possuem acordo de não pagamento de mensalidades e semestralidades. Mas as outras despesas com acomodação, moradia, passagens e deslocamentos são por conta do aluno.

 

  1. O Governo brasileiro possui algum tipo de subsídio para alunos que desejem estudar no exterior?
  • Não. Todos os programas governamentais de bolsas de estudo para a graduação foram suspensos.

 

  1. Se eu ficar reprovado nas disciplinas que escolhi estudar no exterior, serei reembolsado pelas minhas despesas?
  • De maneira alguma o aluno poderá requerer o reembolso de suas despesas efetuadas no exterior.
  • A participação nos programas de mobilidade e intercâmbio é uma decisão a ser tomada pelo aluno, de maneira adulta e independente.
  • Toda a responsabilidade pelo fiel cumprimento do plano de estudos, esforço para estudar as disciplinas e aplicação para as provas é de inteira responsabilidade do aluno.

 

  1. A Unichristus ou a universidade estrangeira fornecerão materiais de estudo, livros e outros tipos de aparatos para a realização dos meus estudos?
  • Não. Todas as despesas com livros, apostilas e materiais de estudo serão por conta do aluno que participe do intercâmbio.
  • Eventualmente, as universidades parceiras podem oferecer algum material de apoio digital, em seus recursos on-line, mas isso não é uma obrigação da instituição de ensino parceira da Unichristus.

 

  1. A Unichristus ou a universidade parceira têm obrigação de procurar acomodações para mim no exterior?
  • Não. Esse serviço não está incluso e não é uma obrigação da Unichristus nem da universidade de acolhimento.
  • O aluno possui uma série de mecanismos que favorecem a escolha de um lugar para morar: páginas de internet que trabalham com aluguel de imóveis e quartos, instituições de representação estudantil que dão indicações de apartamentos e/ou quartos para alugar etc.
  • Em algumas universidades parceiras, existem acomodações para estudantes, mas as vagas são prioritárias para os estudantes nacionais daquele país, isto é, se sobrarem vagas, elas poderão ser ofertadas para os estudantes estrangeiros.

 

  1. A Unichristus organiza o meu plano de viagens, com venda de passagens, acomodação em hotéis, alimentação e outros serviços?
  • Todas as respostas são negativas: a Unichristus não é uma agência de viagens  nem mantém nenhuma parceria com nenhuma agência de viagem.
  • A responsabilidade pela compra de passagens, pelo  deslocamento entre aeroporto, residência e Universidade é de inteira responsabilidade do aluno.
  • A Unichristus poderá ajudar o  aluno a conseguir uma acomodação no estrangeiro, mas somente nos casos em que as universidades parceiras possuam alojamento próprio ou outras informações sobre acomodação. Esse contato deverá ser feito meses antes da ida do aluno de intercâmbio até o seu destino final.
  • O normal é o aluno se dirigir ao serviço de recepção de estudantes internacionais da universidade de destino e requisitar essas informações, por telefone ou e-mail, antes de executar a sua viagem ao exterior.

 

  1. Durante a estadia, se eu precisar de algum tipo de apoio, quem devo procurar?
  • Em primeiro lugar, o aluno deverá contactar o serviço de apoio a estudantes internacionais da instituição estrangeira na qual está matriculado.
  • Caso não consiga obter uma resposta, deverá entrar em contato com o setor internacional da Unichristus, por meio do endereço eletrônico international@unichristus.edu.br.

 

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