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Psicologia

O Curso de Psicologia da Unichristus tem como proposta a formação generalista, utilizando-se de diferentes referenciais teóricos para a compreensão do ser humano e dos fenômenos psicológicos, estabelecendo uma relação dinâmica entre as realidades sociais e o conhecimento nos processos integrados de ensino, pesquisa e extensão.

Propõe o desenvolvimento de habilidades e de competências para atuação nas diversas áreas do conhecimento e nos contextos socioeconômicos, com ênfase na prevenção, na promoção, na reabilitação da saúde individual e coletiva em equipes multi e interdisciplinares.

O Curso tem o compromisso de propiciar formação teórico-prática, que permita o exercício legal da profissão de psicólogo e de professor de Psicologia de forma a analisar as demandas e as necessidades psicológicas individuais e coletivas com base nos referenciais da profissão na interface com outras áreas do conhecimento, e qualificação para a realização de avaliação e intervenção em Psicologia clínica, individual e em grupos em diferentes contextos.

Oportuniza ao estudante a escolha entre duas ênfases de especialização profissional: Psicologia Clínica ou Psicologia Social da Saúde, além da formação de Licenciatura em Psicologia.

Coordenação Geral

Pedro Renan Santos de Oliveira
Doutor em Psicologia (Social) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC – com estância doutoral na Universidad Complutense de Madrid – Espanha. Mestre em Saúde da Família – UFC. Especialista com Residência em Saúde da Família e Comunidade – SMSE/ UECE. Formação e Bacharelado em Psicologia – UFPE. Foi Conselheiro da VIII Plenária do CRP-11 (2013-2016), membro da Comissão de Saúde e membro da Direção (tesoureiro). Atuou na implantação das Residência Multiprofissional no estado do Ceará e coordenou o Programa de Residência em Saúde da Família e Comunidade na Escola de Saúde Pública do Ceará (RIS – ESP/CE) entre 2011 e 2015. Atua na área da Formação em Saúde e desenvolve práticas e pesquisas em Saúde Coletiva e Psicologia Social. Experiência na área da assistência psicológica, com ênfase nos campos da Atenção Primária e Saúde Mental. Atualmente, Professor Universitário, membro da coordenação do curso de Psicologia e líder/coordenador do Poiesis (Laboratório de Psicologia, Sociedade, Trabalho e Saúde) da UniChristus/ CE; também Pesquisador Visitante do “Paralaxe” – Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e intervenções em Psicologia Social Crítica (grupo CNPq) – , vinculado ao Dpto. de Psicologia da UFC; e Supervisor Clínico-Institucional da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Maracanaú-CE. Membro associado da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), secretário do Núcleo Fortaleza da ABRAPSO. Membro do GT de Psicologia Política da ANPEPP.

Coordenação Adjunta

Maria Dilene da Silva Rodrigues
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Psicopedagogia, em Terapia Cognitiva-Comportamental e em Neuropsicologia pelo Centro Universitário Christus. Mestrado em Ensino em Saúde pelo Centro Universitário Christus. Atualmente exerce a função de Coordenadora e professora do Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia e em Neuroeducação e Coordena o Serviço de Apoio Psicopedagógico do Centro Universitário Christus (Unichristus). Atua também na clínica, realizando acompanhamento e avaliação na área da Psicologia, Neuropsicologia e Psicopedagogia.

Apoio à Coordenação

Bárbara  Castelo Branco Monte
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR,2001), Aperfeiçoamento em Violência Doméstica pelo Instituto Sedes Sapientiae (2009) e Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC,2015). Integra o projeto de extensão Liga de Direitos Humanos pertencente ao Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança (NUCEPEC) na Universidade Federal do Ceará(UFC). Possui experiência em atendimento clínico e atuou em serviços de políticas públicas pertencentes ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (CRAS, CREAS e Serviços de Acolhimento Institucional) e ao Ministério da Saúde (CAPS), desenvolvendo intervenções na área da psicologia social comunitária, psicologia da saúde e ministrando formações para os profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos da criança e do adolescente. Durante o percurso profissional realizou trabalhos no âmbito da psicologia da educação e escolar,aprimorando e desenvolvendo intervenções na perspectiva da educação inclusiva. Coordenou o Programa Fazendo Minha História do Instituto Fazendo História em Fortaleza, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que colabora com o desenvolvimento de crianças e adolescentes acolhidos em abrigos, trabalhando junto à sua rede de proteção a fim de fortalecê-los para que se apropriem e transformem a própria história. Atualmente é conselheira do Conselho Regional de Psicologia,presidente da Comissão de Direitos Humanos-CRP. 

Ao término de sua formação, o estudante de Psicologia da Unichristus terá desenvolvido competências e habilidades que o capacite para o exercício profissional. Portanto, deverá ser capaz de:

  • desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicossocial, em nível individual e coletivo, realizando serviços com qualidade e humanização  a partir dos princípios da ética e bioética e das políticas públicas de saúde (Atenção e gestão em saúde);
  • tomar decisões baseadas em evidências científicas respeitando a diversidade e a singularidade dos casos e das situações (Tomada de decisão);
  • garantir o acesso e a confidencialidade das informações adquiridas nos atendimentos, nos processos de trabalho e nas relações interprofissionais e com o  público em geral (Comunicação e Ética Profissional);
  • realizar atividades de liderança nos trabalhos desenvolvidos em equipe interprofissional, tendo em vista o bem-estar da comunidade (Liderança);
  • ter iniciativa, gerenciar e administrar processos de trabalho, os recursos físicos e materiais e de informação, como também a gestão de pessoas, assumindo a função de empreendedor, gestor, empregador ou líder nas equipes de trabalho (Administração e gerenciamento);
  • realizar educação permanente visando ao aperfeiçoamento profissional e dos processos de trabalho, estabelecendo cooperação por meio de redes nacionais e internacionais para o treinamento de futuros profissionais (Educação permanente).
  • aplicar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
  • analisar o campo de atuação profissional e o contexto de trabalho em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os  agentes sociais;
  • analisar as necessidades de natureza psicológica, visando à elaboração de diagnóstico,   projetos, planejamento e ação de forma coerente e baseados nos referenciais teóricos e nas características da população-alvo;
  • formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, à coleta e à análise de dados em projetos de pesquisa;
  • avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;
  • realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, grupos e  organizações;
  • coordenar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros;
  • relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na atuação profissional;
  • atuar, profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos;
  • realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia;
  • elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação;
  • utilizar o conhecimento científico na atuação profissional, elaborando novos saberes e práticas;
  • promover o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidades, considerando as circunstâncias éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais, culturais e biológicas;
  • desenvolver a prática profissional fundamentada nos princípios científicos, articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;
  • aplicar métodos e técnicas de investigação na elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos, e  apresentá-los em eventos científicos e culturais;
  • ter pró-atividade na defesa e na prevenção do meio ambiente;
  • exercitar a profissão considerando os limites de sua atuação e dos contextos de prática;
  • exercitar a função de agente educativo nas questões relativas à saúde e à segurança no trabalho, prestando informações e esclarecimentos a outras categorias profissionais e à população em geral;
  • reconhecer o sistema de saúde vigente, as questões éticas e legais implicadas, as diferentes formas de organização do trabalho, as relações interpessoais no trabalho em equipe, os conflitos e o compromisso social do trabalhador da saúde com a população.

 


Formação
Bacharel em Psicologia

Duração
10 (dez) semestres
4.000 horas

Turno
Manhã ou Noite
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Campus
Parque Ecológico
ato regulatorio
Autorizado pela Portaria MEC nº 583, de 17/8/2015,
Publicada no D.O.U. nº 157 de 18/8/2015.

1º Semestre

Disciplina C/H
  • Teorias e Sistemas Psicológicos80h
  • Comportamento e Sociedade40h
  • Psicologia: ciência, história e profissão80h
  • Filosofia e Ética40h
  • Introdução à Saúde Coletiva40h
  • Neurociências80h
Total360h

2º Semestre

Disciplina C/H
  • Metodologia Científica40h
  • Genética do Comportamento Humano40h
  • Psicologia do Desenvolvimento I 80h
  • Fenômenos e Processos Psicológicos Básicos I40h
  • Neurociências II80h
  • Prática Integrativa I40h
Total320h

3º Semestre

Disciplina C/H
  • Psicopatologia I40h
  • Bioestatística40h
  • Psicologia Social e Comunitária80h
  • Psicofarmacologia I40h
  • Psicologia do Desenvolvimento II Pré-requisito- Psicologia do Desenvolvimento I40h
  • Fenômenos e Processos Psicológicos Básicos II40h
  • Prática Integrativa II40h
  • Teorias da Personalidade80h
Total400h

4º Semestre

Disciplina C/H
  • Técnicas e Exames Psicológicos I80h
  • Psicopatologia II40h
  • Psicofarmacologia II40h
  • Psicologia e Pessoa Portadora de Necessidades Especiais40h
  • Psicologia da Educação e Aprendizagem40h
  • Métodos e Técnicas de Pesquisa Psicológica40h
  • Saúde Mental e Psicossomática40h
  • Prática Integrativa III40h
Total360h

5º Semestre

Disciplina C/H
  • Técnicas Psicoterápicas I40h
  • Técnicas e Exames Psicológicos II80h
  • Teorias Fenomenológicas e Existenciais I 80h
  • Psicologia Experimental80h
  • Psiquiatria Básica40h
  • Prática de Pesquisa40h
  • Prática Integrativa IV40h
Total400h

6º Semestre

Disciplina C/H
  • Teorias Psicanalíticas 80h
  • Técnicas Psicoterápicas II40h
  • Teorias Fenomenológicas e Existenciais II 40h
  • Ética Profissional e Bioética40h
  • Psicologia: carreira e gestão40h
  • Psicologia Organizacional e do Trabalho80h
  • Tópicos Integradores I40h
  • Libras: Língua Brasileira dos Sinais(60)h
Total360h

7º Semestre

Disciplina C/H
  • Aconselhamento Psicológico e Psicoterapia Breve40h
  • Psicologia Educacional e Escolar80h
  • Psicologia Hospitalar80h
  • Psicologia Jurídica40h
  • Teoorias e Técnicas de Intervenção em Grupo40h
  • Estágio Supervisionado Básico I100h
Total380h

8º Semestre

Disciplina C/H
  • Análise do Comportamento60h
  • Bases Teóricas da Psicologia Cognitivo-Comportamental40h
  • Psicodiagnóstico60h
  • Psicologia das Relações Famliares40h
  • Psicologia, Políticas Públicas e Sociedade40h
  • Tópicos Integradores II40h
  • Estágio Supervisionado Básico II100h
Total380h

ÊNFASE EM PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOS - 9º Semestre

Disciplina C/H
  • Ludoterapia60h
  • Orientação Profissional60h
  • Eletiva I40h
  • Trabalho de Conclusão de Curso I20h
  • Estágio Supervisionado Específico I200h
Total380h

ÊNFASE EM PSICOLOGIA E PROCESSOS DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE - 9º Semestre

Disciplina C/H
  • Psicologia Social da Saúde60h
  • Saúde Pública e Comunitária60h
  • Eletiva I40h
  • Trabalho de Conclusão de Curso I20h
  • Estágio Supervisionado Específico I200h
Total380h

ÊNFASE EM PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOS - 10º Semestre

Disciplina C/H
  • Intervenções em Crise80h
  • Gestalt Terapia40h
  • Eletiva II40h
  • Trabalho de Conclusão de Curso II20h
  • Estágio Supervisionado Específico II200h
Total380h

ÊNFASE EM PSICOLOGIA E PROCESSOS DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE - 10º Semestre

Disciplina C/H
  • Técnicas de Intervenção Psicossocial60h
  • Intervenções em Populações Diferenciadas60h
  • Eletiva II40h
  • Trabalho de Conclusão de Curso II20h
  • Estágio Supervisionado Específico II200h
Total380h

ELETIVAS - ÊNFASE EM PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOS Semestre

Disciplina C/H
  • Psicopatologia Infantil 
  • Seminários Clínicos em Psicologia Junguiana 
  • Seminários Clínicos em Abordagem Centrada na Pessoa 
  • Seminários Clínicos em Psicodrama 
  • Seminários Clínicos em Psicanálise 
  • Temas Especiais em Psicologia Clínica 
  • Psicologia do Trânsito 
Total0h

ELETIVAS - ÊNFASE EM PSICOLOGIA E PROCESSOS DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE Semestre

Disciplina C/H
  • Psicologia análises institucionais e Organizações Sociais 
  • Abordagens Psicossociais e as Substâncias Psicoativas 
  • Intervvenções Emergenciais e em Calamidades Públicas 
  • Etnospsicologia 
  • Psicologia e Violência: Mulher, Criança, Idoso e Minoria 
  • Saúde do Trabalhador 
  • Temas Especiais em Processos Educativos 
Total0h

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PSICOLOGIA - 1º Semestre

Disciplina C/H
  • Filosofia da Educação40h
  • Educação e Contemporaneidade: Currículo, Planejamento e Avaliação40h
  • Didática80h
  • Pesquisa e Práticas Pedagógicas80h
  • O Social e suas implicações no processo de aprendizagem40h
  • Estágio de Docência: Prática Educativa I150h
Total430h

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PSICOLOGIA - 2º Semestre

Disciplina C/H
  • Políticas Públicas em Educação40h
  • Educação Especial e Processos Inclusivos40h
  • Educação, Cultura e Artes40h
  • Projetos de Aprendizagem Virtual e as Tecnologias da Educação80h
  • Estágio de Docência: Prática de Educativa II150h
  • TCC20h
Total370h

eletivas-Psicologia

DocenteTitulaçãoCurriculum Lattes
Alan Marcos Neves da SilvaDoutoradoMais informações
Alexandre De Aquino CamaraEspecialistaMais informações
Aline Maria Loureiro Muniz MoitaDoutoradoMais informações
Bárbara Braga de LucenaDoutoradoMais informações
Caio Monteiro SilvaMestradoMais informações
Carlos Eduardo de Souza MenezesDoutoradoMais informações
Daniel Mattos de Araújo LimaDoutoradoMais informações
Elaine Marinho BastosMestradoMais informações
Elenise Tenório Medeiros MachadoMestradoMais informações
Emanuela Maria Possidônio de SousaMestradoMais informações
Farley Janúsio Rebouças ValentimMestradoMais informações
Gersilene Valente de OliveiraDoutoradoMais informações
João Vitor Moreira MaiaMestradoMais informações
Juliana Fernades EloiDoutoradoMais informações
Juliana Nogueira BrasilDoutoradoMais informações
Lia Lira Olivier Sanders DoutoradoMais informações
Luciane Ponte e Silva
MestradoMais informações
Mara Aguiar Ferreira DoutoradoMais informações
Mirella Hipólito Moreira de AnchietaMestradoMais informações
Pedro Renan Santos de OliveiraDoutoradoMais informações
Raquel Alencar Barreira RolimDoutoradoMais informações
Rafael Ayres Especialista
Rebecca Holanda ArraesMestradoMais informações
Selene Regina MazzaDoutoradoMais informações
Selênia Maria Feitosa e PaivaMestradoMais informações
Walter Barbosa Lacerda FilhoMestradoMais informações
Pedro Renan Santos de OliveiraDoutoradoMais informações
Ilana Camurça Landim TavaresDoutoradoMais informações
Deyseane Maria Araújo LimaDoutoradoMais informações
Felipe Saraiva Nunes de PinhoDoutoradoMais informações
Bárbara Castelo Branco MonteMestradoMais informações

Geral

Formar profissionais com visão crítica, abrangente e generalista, a partir do desenvolvimento de habilidades e de competências para atuação nas diversas áreas e contextos sociais.

Específicos

  • Contribuir para promoção da saúde da população e para a formação de profissionais comprometidos com as mudanças no processo saúde-doença, mediante ações baseadas em princípios do conhecimento técnico-científico e da consciência do papel social e da cidadania.
  • Formar psicólogo com capacidade de realizar relações sociais, liderança, trabalho em equipe multidisciplinar e com sensibilidade social, considerando o perfil biopsicossocial e cultural do ser humano.
  • Adquirir fundamentos teóricos e metodológicos necessários ao desenvolvimento da ciência psicológica moderna e atualizada.
  • Fomentar conhecimentos práticos que sirvam de sustentáculo e de complemento para o estudo dos fenômenos biopsicossociais e culturais.
  • Promover o desenvolvimento de habilidades de avaliação, planejamento, intervenção e crítica, necessárias à utilização do conhecimento teórico e prático, na prevenção e na assistência aos problemas psicológicos nos diferentes contextos.
  • Desenvolver um campo propício à reflexão filosófica e epistemológica da teoria e da prática do psicólogo, nas áreas de atuação profissional.
  • Promover no estudante uma atitude ética, com respeito aos direitos humanos, e a consciência de seu papel como cidadão compromissado com a realidade social na qual está inserido.
  • Despertar, no estudante, o desejo permanente de aperfeiçoamento pessoal, profissional, social e cultural, integrando de modo sistêmico os saberes e as práticas.
  • Promover a investigação científica, incentivando a efetiva participação dos estudantes em pesquisas e publicações para o avanço da ciência psicológica.
  • Contribuir para o desenvolvimento de fundamentos, métodos, pesquisas e instrumentos no campo da psicologia.
  • Desenvolver a  perspectiva do trabalho social interdisciplinar e transdisciplinar, visando à integração da psicologia com outras áreas do conhecimento e à ampliação das práticas profissionais.
  • Possibilitar o cumprimento do preceito constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, contribuindo, assim, para o fortalecimento da Psicologia como ciência e profissão.

Nacionais

Internacionais

Que tal viver uma experiência acadêmica em outro país? Com os programas de mobilidade internacional da Unichristus, os estudantes do Curso de Psicologia podem cursar disciplinas em uma das universidades parceiras no exterior, durante um ou dois semestres.

Estabelecer novos relacionamentos, ampliar os conhecimentos técnicos e de línguas estrangeiras, conhecer novas culturas e valorizar o currículo são alguns dos benefícios adquiridos quando se dedica um período de estudo em uma instituição de ensino estrangeira. Tudo isso fará um diferencial na formação profissional e no desenvolvimento pessoal do aluno.

Para alunos do Curso de Psicologia, a Unichristus oferece, atualmente, programas de mobilidade acadêmica para as seguintes universidades no exterior:

  • Altinbás University (Istanbul, Turquia)
  • Colorado State University (Pueblo, Estados-Unidos)
  • Michigan State University (East Lansing, Estados-Unidos)
  • Monash University (Melbourne, Austrália)
  • Universidad Abierta Interamericana (Buenos Aires, Argentina)
  • Universidad Católica de Ávila (Ávila, Espanha)
  • Universidad de Los Lagos (Osorno, Chile)
  • Universidad Europea Miguel de Cervantes (Valladolid, Espanha)
  • Universidad Finis Terrae (Santiago, Chile)
  • Universidad Miguel Hernández (Elche, Espanha)
  • Universidad Rey Juan Carlos (Madri, Espanha)
  • Universidade Autónoma de Lisboa (Lisboa, Portugal)
  • Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
  • Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)
  • Universitat de les Illes Balears (Mallorca, Espanha)
  • Université de Picardie Jules Verne (Amiens, França)
  • University of Mississippi (Oxford, Estados-Unidos)
  • University of Missouri-Kansas City (Kansas-City, Estados-Unidos)
  • University of Western Australia (Perth, Austrália)
  • Waterford Institute of Technology (Waterford, Irlanda)

Para mais informações sobre os programas internacionais e as condições de participação, acesse a página Intercâmbios ou entre em contato com a Coordenação de Mobilidade e Assuntos Internacionais da Unichristus. (international@unichristus.edu.br).

Mais informações: (85) 3265.8100

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