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Psicologia

O Curso de Psicologia da Unichristus tem como proposta a formação generalista, utilizando-se de diferentes referenciais teóricos para a compreensão do ser humano e dos fenômenos psicológicos, estabelecendo uma relação dinâmica entre as realidades sociais e o conhecimento nos processos integrados de ensino, pesquisa e extensão.

Propõe o desenvolvimento de habilidades e de competências para atuação nas diversas áreas do conhecimento e nos contextos socioeconômicos, com ênfase na prevenção, na promoção, na reabilitação da saúde individual e coletiva em equipes multi e interdisciplinares.

O Curso tem o compromisso de propiciar formação teórico-prática, que permita o exercício legal da profissão de psicólogo e de professor de Psicologia de forma a analisar as demandas e as necessidades psicológicas individuais e coletivas com base nos referenciais da profissão na interface com outras áreas do conhecimento, e qualificação para a realização de avaliação e intervenção em Psicologia clínica, individual e em grupos em diferentes contextos.

Oportuniza ao estudante a escolha entre duas ênfases de especialização profissional: Psicologia Clínica ou Psicologia Social da Saúde, além da formação de Licenciatura em Psicologia.

Coordenação Geral

Annatália Meneses de Amorim Gomes
Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 1984; Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1990; Mestrado em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), em 2005; Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 2008. Coordenou a Formação Técnico de Apoio ao Acolhimento em Saúde, junto ao projeto de cooperação Brasil-Canadá. Supervisora (2009 a 2011) do Plano de Qualificação das Maternidades da Amazônia Legal e Nordeste Brasileiro para os Estados de RO, PI e MA. Professora colaboradora do Mestrado de Saúde Pública da UECE (2010 a 2012); Professora dos Mestrados Profissionais Ensino na Saúde (UECE) e Saúde da Família (UECE/RENASF/FIOCRUZ).

Coordenação Adjunta

Maria Dilene da Silva Rodrigues
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba . Especialista em Psicopedagogia, em Terapia Cognitiva-Comportamental e em Neuropsicologia pelo Centro Universitário Christus. Mestranda em Educação na área de Inovação Pedagógica, pela Universidade da Madeira (Portugal). Atualmente exerce a função de Coordenadora e professora do Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia e em Neuroeducação e Coordena o Serviço de Apoio Psicopedagógico do Centro Universitário Christus (Unichristus). Atua também na clínica, realizando acompanhamento e avaliação na área da Psicologia, Neuropsicologia e Psicopedagogia.

Ao término de sua formação, o estudante de Psicologia da Unichristus terá desenvolvido competências e habilidades que o capacite para o exercício profissional. Portanto, deverá ser capaz de:

  • desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicossocial, em nível individual e coletivo, realizando serviços com qualidade e humanização  a partir dos princípios da ética e bioética e das políticas públicas de saúde (Atenção e gestão em saúde);
  • tomar decisões baseadas em evidências científicas respeitando a diversidade e a singularidade dos casos e das situações (Tomada de decisão);
  • garantir o acesso e a confidencialidade das informações adquiridas nos atendimentos, nos processos de trabalho e nas relações interprofissionais e com o  público em geral (Comunicação e Ética Profissional);
  • realizar atividades de liderança nos trabalhos desenvolvidos em equipe interprofissional, tendo em vista o bem-estar da comunidade (Liderança);
  • ter iniciativa, gerenciar e administrar processos de trabalho, os recursos físicos e materiais e de informação, como também a gestão de pessoas, assumindo a função de empreendedor, gestor, empregador ou líder nas equipes de trabalho (Administração e gerenciamento);
  • realizar educação permanente visando ao aperfeiçoamento profissional e dos processos de trabalho, estabelecendo cooperação por meio de redes nacionais e internacionais para o treinamento de futuros profissionais (Educação permanente).
  • aplicar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
  • analisar o campo de atuação profissional e o contexto de trabalho em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os  agentes sociais;
  • analisar as necessidades de natureza psicológica, visando à elaboração de diagnóstico,   projetos, planejamento e ação de forma coerente e baseados nos referenciais teóricos e nas características da população-alvo;
  • formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, à coleta e à análise de dados em projetos de pesquisa;
  • avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;
  • realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, grupos e  organizações;
  • coordenar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros;
  • relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na atuação profissional;
  • atuar, profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos;
  • realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia;
  • elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação;
  • utilizar o conhecimento científico na atuação profissional, elaborando novos saberes e práticas;
  • promover o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidades, considerando as circunstâncias éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais, culturais e biológicas;
  • desenvolver a prática profissional fundamentada nos princípios científicos, articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;
  • aplicar métodos e técnicas de investigação na elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos, e  apresentá-los em eventos científicos e culturais;
  • ter pró-atividade na defesa e na prevenção do meio ambiente;
  • exercitar a profissão considerando os limites de sua atuação e dos contextos de prática;
  • exercitar a função de agente educativo nas questões relativas à saúde e à segurança no trabalho, prestando informações e esclarecimentos a outras categorias profissionais e à população em geral;
  • reconhecer o sistema de saúde vigente, as questões éticas e legais implicadas, as diferentes formas de organização do trabalho, as relações interpessoais no trabalho em equipe, os conflitos e o compromisso social do trabalhador da saúde com a população.

icone_formacao  Formação
  Bacharel em Psicologia

 

icone_duracao  Duração
  10 (dez) semestres

 

icone_turno

  Turno
  Manhã ou Noite

 

icone_campus

  Campus
  Parque Ecológico

1º Semestre

Disciplina C/H
  • Teorias e Sistemas Psicológicos80h
  • Comportamento e Sociedade40h
  • Psicologia: ciência, história e profissão80h
  • Filosofia e Ética40h
  • Introdução à Saúde Coletiva40h
  • Neurociências80h
Total360h

2º Semestre

Disciplina C/H
  • Metodologia Científica40h
  • Genética do Comportamento Humano40h
  • Psicologia do Desenvolvimento I 80h
  • Fenômenos e Processos Psicológicos Básicos I40h
  • Neurociências II80h
  • Prática Integrativa I40h
Total320h

3º Semestre

Disciplina C/H
  • Psicopatologia I40h
  • Bioestatística40h
  • Psicologia Social e Comunitária80h
  • Psicofarmacologia I40h
  • Psicologia do Desenvolvimento II Pré-requisito- Psicologia do Desenvolvimento I40h
  • Fenômenos e Processos Psicológicos Básicos II40h
  • Prática Integrativa II40h
  • Teorias da Personalidade80h
Total400h

4º Semestre

Disciplina C/H
  • Técnicas e Exames Psicológicos I80h
  • Psicopatologia II40h
  • Psicofarmacologia II40h
  • Psicologia e Pessoa Portadora de Necessidades Especiais40h
  • Psicologia da Educação e Aprendizagem40h
  • Métodos e Técnicas de Pesquisa Psicológica40h
  • Saúde Mental e Psicossomática40h
  • Prática Integrativa III40h
Total360h

5º Semestre

Disciplina C/H
  • Técnicas Psicoterápicas I40h
  • Técnicas e Exames Psicológicos II80h
  • Teorias Fenomenológicas e Existenciais I 80h
  • Psicologia Experimental80h
  • Psiquiatria Básica40h
  • Prática de Pesquisa40h
  • Prática Integrativa IV40h
Total400h

6º Semestre

Disciplina C/H
  • Teorias Psicanalíticas 80h
  • Técnicas Psicoterápicas II40h
  • Teorias Fenomenológicas e Existenciais II 40h
  • Ética Profissional e Bioética40h
  • Psicologia: carreira e gestão40h
  • Psicologia Organizacional e do Trabalho80h
  • Tópicos Integradores I40h
  • Libras: Língua Brasileira dos Sinais(60)h
Total360h

7º Semestre

Disciplina C/H
  • Neuropsicologia e Cognição40h
  • Bases Teóricas da Psicologia Cognitivo-Comportamental40h
  • Técnicas de Grupo e Relações Humanas40h
  • Psicomotrocidade40h
  • Psicologia Escolar80h
  • Etnopsicologia40h
  • Estágio Supervisionado Básico I100h
Total380h

8º Semestre

Disciplina C/H
  • Psicologia das Relações Familiares40h
  • Orientação Profissional e Aconselhamento Psicológico40h
  • Psicodiagnóstico60h
  • Psicologia Jurídica40h
  • Psicologia Hospitalar80h
  • Tópicos Integradores II40h
  • Estágio Supervisionado Básico II100h
Total400h

ENFASE EM PSICOLOGIA CLÍNICA - 9º Semestre

Disciplina C/H
  • Ludoterapia60h
  • Psicologia e Processos Clínicos60h
  • Eletiva I40h
  • Trabalho de Conclusão de Curso I20h
  • Estágio Supervisionado Específico I200h
Total380h

ÊNFASE EM PSICOLOGIA SOCIAL DA SAÚDE - 9º Semestre

Disciplina C/H
  • Psicologia Social da Saúde60h
  • Saúde Pública e Comunitária60h
  • Eletiva I40h
  • Trabalho de Conclusão de Curso I20h
  • Estágio Supervisionado Específico I200h
Total380h

ÊNFASE EM PSICOLOGIA CLÍNICA - 10º Semestre

Disciplina C/H
  • Intervenções em Crise80h
  • Psicologia da Reabilitação40h
  • Eletiva II40h
  • Trabalho de Conclusão de Curso II20h
  • Estágio Supervisionado Específico II200h
Total380h

ÊNFASE EM PSICOLOGIA SOCIAL DA SAÚDE - 10º Semestre

Disciplina C/H
  • Técnicas de Intervenção Psicossocial60h
  • Intervenções em Populações Diferenciadas60h
  • Eletiva II40h
  • Trabalho de Conclusão de Curso II20h
  • Estágio Supervisionado Específico II200h
Total380h

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PSICOLOGIA - 1º Semestre

Disciplina C/H
  • Filosofia da Educação40h
  • Educação e Contemporaneidade: Currículo, Planejamento e Avaliação40h
  • Didática80h
  • Pesquisa e Práticas Pedagógicas80h
  • O Social e suas implicações no processo de aprendizagem40h
  • Estágio de Docência: Prática Educativa I150h
Total430h

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PSICOLOGIA - 2º Semestre

Disciplina C/H
  • Políticas Públicas em Educação40h
  • Educação Especial e Processos Inclusivos40h
  • Educação, Cultura e Artes40h
  • Projetos de Aprendizagem Virtual80h
  • Estágio de Docência: Prática de Educativa II150h
  • TCC20h
Total370h

eletivas-Psicologia

DocenteTitulaçãoCurriculum Lattes
Aline Loureiro Muniz MoitaDoutoradoMais informações
Annatália Meneses de Amorim GomesDoutoradoMais informações
Antônio Miguel Furtado LeitãoEspecialistaMais informações
Carlos Eduardo de Souza MenezesDoutoradoMais informações
Joan Cristina Rios de OliveiraMestradoMais informações
João Vitor Moreira MaiaMestradoMais informações
Juliana FernadesMestradoMais informações
Juliana Nogueira BrasilDoutoradoMais informações
Mac Gayver da Silva CastroMestradoMais informações
Mirella Hipólito Moreira de AnchietaMestradoMais informações
Selene Regina MazzaDoutoradoMais informações
Walter Barbosa Lacerda FilhoMestradoMais informações
Wládia Guimarães Pereira NogueiraMestradoMais informações

Geral

Formar profissionais com visão crítica, abrangente e generalista, a partir do desenvolvimento de habilidades e de competências para atuação nas diversas áreas e contextos sociais.

Específicos

  • Contribuir para promoção da saúde da população e para a formação de profissionais comprometidos com as mudanças no processo saúde-doença, mediante ações baseadas em princípios do conhecimento técnico-científico e da consciência do papel social e da cidadania.
  • Formar psicólogo com capacidade de realizar relações sociais, liderança, trabalho em equipe multidisciplinar e com sensibilidade social, considerando o perfil biopsicossocial e cultural do ser humano.
  • Adquirir fundamentos teóricos e metodológicos necessários ao desenvolvimento da ciência psicológica moderna e atualizada.
  • Fomentar conhecimentos práticos que sirvam de sustentáculo e de complemento para o estudo dos fenômenos biopsicossociais e culturais.
  • Promover o desenvolvimento de habilidades de avaliação, planejamento, intervenção e crítica, necessárias à utilização do conhecimento teórico e prático, na prevenção e na assistência aos problemas psicológicos nos diferentes contextos.
  • Desenvolver um campo propício à reflexão filosófica e epistemológica da teoria e da prática do psicólogo, nas áreas de atuação profissional.
  • Promover no estudante uma atitude ética, com respeito aos direitos humanos, e a consciência de seu papel como cidadão compromissado com a realidade social na qual está inserido.
  • Despertar, no estudante, o desejo permanente de aperfeiçoamento pessoal, profissional, social e cultural, integrando de modo sistêmico os saberes e as práticas.
  • Promover a investigação científica, incentivando a efetiva participação dos estudantes em pesquisas e publicações para o avanço da ciência psicológica.
  • Contribuir para o desenvolvimento de fundamentos, métodos, pesquisas e instrumentos no campo da psicologia.
  • Desenvolver a  perspectiva do trabalho social interdisciplinar e transdisciplinar, visando à integração da psicologia com outras áreas do conhecimento e à ampliação das práticas profissionais.
  • Possibilitar o cumprimento do preceito constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, contribuindo, assim, para o fortalecimento da Psicologia como ciência e profissão.

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