Perfil Profissional

Atualmente, o Cirurgião-dentista pode atuar em vinte e duas especialidades, reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) por meio das resoluções 63/2005 e 160/2015. São estas as especialidades com suas respectivas competências:

*Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais: diagnóstico e tratamento cirúrgico e coadjuvante das doenças, traumatismos, lesões e anomalias congênitas e adquiridas do aparelho mastigatório e anexos e estruturas craniofaciais associadas.

*Dentística: estudo e aplicação de procedimentos educativos, preventivos e terapêuticos, para devolver ao dente sua integridade fisiológica e, assim, contribuir de forma integrada com as demais especialidades para o restabelecimento e a manutenção da saúde do sistema estomatognático.

*Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial: promoção e desenvolvimento de uma base de conhecimentos científicos para melhor compreensão do diagnóstico e tratamento das dores e dos distúrbios do sistema mastigatório, da região orofacial e das estruturas relacionadas.

*Endodontia: preservação do dente por meio de prevenção, diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle das alterações da polpa e dos tecidos perirradiculares.

*Estomatologia: prevenção, diagnóstico, prognóstico e tratamento das doenças próprias do complexo maxilomandibular, das manifestações bucais de doenças sistêmicas e das repercussões bucais do tratamento antineoplásico.

*Radiologia Odontológica e Imaginologia: aplicação dos métodos exploratórios por imagem com a finalidade de diagnóstico, acompanhamento e documentação do complexo bucomaxilofacial e estruturas anexas.

*Implantodontia: tratamento cirúrgico que possibilita a reabilitação protética suportada ou retida por implantes dentários.

*Odontologia Legal: esclarecimento acerca dos aspectos técnico-odontológicos de interesse da Justiça, com o objetivo de fornecer informações que possibilitem a resolutividade de casos.

*Odontologia do Trabalho: busca permanente da compatibilidade entre atividade em meio ambiente laboral e  preservação da saúde bucal do trabalhador.

*Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais: prevenção, diagnóstico, tratamento e controle dos problemas de saúde bucal de pacientes que tenham alguma alteração em seu sistema biopsicossocial.

*Odontogeriatria: estudo dos fenômenos decorrentes do envelhecimento que também tem repercussão na boca e suas estruturas associadas, com o intuito de promover saúde, diagnosticar, prevenir e tratar enfermidades da buca e do sistema estomatognático do idoso.

*Odontopediatria: diagnóstico, prevenção, tratamento e controle dos problemas de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente.

*Ortodontia: prevenção, supervisão e orientação do desenvolvimento do aparelho mastigatório e correção das estruturas dentofaciais, incluindo as condições que requeiram movimentação dentária, bem como harmonização da face no complexo maxilomandibular.

*Ortopedia Funcional dos Maxilares: prevenção, oferecimento de condições ao sistema estomatognático para alcançar a sua normalidade morfofuncional e tratar as más oclusões e suas consequências físicofuncionais.

*Patologia Bucal: estudo dos aspectos histopatológicos das alterações do complexo bucomaxilofacial e estruturas anexas, visando ao diagnóstico final e ao prognóstico dessas alterações, por meio de recursos técnicos e laboratoriais.

*Periodontia: estudo dos tecidos de suporte e circundantes dos dentes e seus substitutos, diagnóstico, prevenção, tratamento das alterações nesses tecidos e das manifestações das condições sistêmicas no periodonto e terapia de manutenção para o controle da saúde gengival.

*Prótese Bucomaxilofacial: proteção, prevenção, reabilitação anatômica, funcional e estética de regiões da maxila, da mandíbula e da face, ausentes ou defeituosas.

*Prótese Dentária: reconstrução dos dentes parcialmente destruídos ou reposição de dentes ausentes, visando à manutenção das funções do sistema estomatognático, proporcionando ao paciente função, saúde, conforto e estética.

*Saúde Coletiva e da Família: estudo dos fenômenos que interferem na Saúde Coletiva e da Família, por meio de análise, organização, planejamento, execução e avaliação de sistemas de saúde, dirigidos a grupos populacionais, com ênfase na promoção de saúde.

*Acupuntura: aplicação dos conceitos básicos da Medicina Tradicional Chinesa como um sistema de conhecimento, aplicando-o como método para tratamento, prevenção e/ou manutenção do estado geral de saúde do paciente odontológico.

*Homeopatia: prevenção, diagnóstico, prognóstico e tratamento das doenças próprias da boca e suas estruturas anexas, atuando de forma integrativa e complementar às demais especialidades e agindo dentro de uma estrutura transdisciplinar com outros profissionais da saúde e de áreas correlatas, utilizando-se de medicamentos homeopáticos.

*Odontologia do Esporte: atuação dentro dos preceitos da Odontologia no paciente-atleta, considerando sua saúde bucal e, por extensão, sua saúde geral.

Perfil do egresso

A sociedade brasileira torna-se cada vez mais complexa em decorrência de diversos fatores, podendo-se destacar, dentre outros, a revolução tecnológica e sua interferência no processo assistencial e na qualidade de vida da população. Dessa forma, é preciso formar bacharéis com sólida base acerca dos fatores e dos princípios da odontologia e com visão do processo saúde/doença.

O Curso de Graduação em Odontologia apresenta como perfil do formando egresso/profissional o Cirurgião-Dentista, generalista, com sólida formação técnico-científica em Odontologia e formação humanística, postura ética, responsabilidade social, visão crítica e reflexiva, global e atualizada do mundo, consciência solidária dos problemas de seu tempo, do seu espaço, capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com rigor técnico e científico, resignificando os princípios éticos, bioéticos e legais e a compreensão da realidade social, cultural e econômica em seu meio, capacitado a atuar para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

Mídias Sociais

Unichristus
Unichristus 2018. Todos os Direitos Reservados.