fbpx

Contatos: 3265.8100 Parque Ecológico | 3457.5300 Dom Luís

Internacional

O processo de internacionalização do curso de Medicina da Unichristus começou em 2007, pouco tempo após a criação do curso, quando os primeiros convênios de cooperação internacional foram assinados com a Université de Sherbrooke, no Canadá, com a Université Picardie Jules Verne, em Amiens, na França, e com a Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.

A internacionalização ganhou força com a criação da Coordenação de Mobilidade e Assuntos Internacionais (COMAI) da Unichristus, em 2016. O foco principal do trabalho de internacionalização é o intercâmbio de discentes que proporciona aos alunos da Unichristus a possibilidade de estender seus conhecimentos, bem como os insere em contextos profissionais, socioeconômicos, culturais e linguísticos diferentes.

O período de mobilidade varia: os estudantes da Unichristus realizam estágios clínicos ou de observação na instituição de acolhimento, que podem durar entre um mês (eletivo) e seis meses (durante o internato). Anualmente, a Unichristus envia em média 30 alunos para estágios internacionais e recebe cerca de 10 alunos estrangeiros. Para obter mais informações sobre as oportunidades de estágios internacionais, acesse a página Intercâmbios.

Atualmente, o Curso de Medicina da Unichristus possui acordos de cooperação com as faculdades de Medicina e hospitais universitários das seguintes universidades no exterior:

  • RWTH Aachen (Aachen, Alemanha)
  • Universidad Abierta Interamericana (Buenos Aires, Argentina)
  • Universidad Católica de Maule (Talca, Chile)
  • Universidad Finis Terrae (Santiago, Chile)
  • Universidad Miguel Hernández (Elche, Espanha)
  • Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
  • Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
  • Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
  • Université Claude Bernard Lyon 1 (Lyon, França)
  • Université de Picardie Jules Vernes (Amiens, França)
  • University of Illinois (Chicago, Estados-Unidos)

A Unichristus também envia alunos de Medicina para o William J. Harrington Medical Training Program for Latin America do Jackson Memorial Hospital / Miller School of Medicine – University of Miami, nos Estados Unidos. A cada ano, participam deste programa em média 2 a 4 alunos, em regime eletivo, e 2 a 4 alunos, do internato. Além disso, existem contatos com o University Hospitals Cleveland e a Université Paris-Sud / Hôpital Bicêtre, na França, onde vários alunos da Unichristus já estagiaram, sem existência de um acordo de cooperação formal.

Desde 2018, o Centro Universitário Christus faz parte, como terceira instituição brasileira, do programa Visiting Students Learning Opportunities (VSLO), criado pela Associação Americana de Faculdades de Medicina (American Association of Medical Colleges – AAMC). Trata-se de uma rede internacional de faculdades de Medicina, que conta com mais de duzentas instituições parceiras no mundo inteiro, e que proporciona oportunidades de estágios clínicos para estudantes de Medicina entre as instituições pertencentes à rede.

A Unichristus ainda abriga um comitê local da International Federation of Medical Students Associations (IFMSA). Essa organização internacional de estudantes de Medicina promove intercâmbios para estágios clínicos no mundo inteiro. O Curso de Medicina da Unichristus apoia essa iniciativa estudantil, ajudando, sobretudo, na disponibilização de vagas para estudantes estrangeiros do IFMSA que queiram fazer a mobilidade em Fortaleza.

Para mais informações sobre os programas internacionais e as condições de participação, acesse a página Intercâmbios em nosso site ou entre em contato por e-mail com a Coordenação de Mobilidade e Assuntos Internacionais da Unichristus: international@unichristus.edu.br.

Mídias Sociais

Unichristus
Unichristus 2018. Todos os Direitos Reservados.