É a ciência que investiga a natureza e as causas das doenças humanas, procurando sua cura e sua prevenção. A saúde humana é o objeto de estudo do médico. O profissional formado em Medicina pesquisa e trata disfunções e moléstias, escolhendo os melhores procedimentos para preveni-las e combatê-las. Para isso, tem de estar sempre bem informado a respeito de novas drogas e equipamentos que proporcionem aos pacientes os diagnósticos e os tratamentos mais avançados e eficientes.
Com um conhecimento aprofundado dos órgãos, dos sistemas e dos aparelhos do corpo humano, o profissional de Medicina faz diagnósticos, pede exames, prescreve medicamentos e realiza cirurgias. Participa também de programas de prevenção e de planejamento da saúde coletiva.
Há trabalho para o médico em hospitais, clínicas, postos de saúde e empresas. Grande parte atua também em consultório próprio. Além disso, pode trabalhar como consultor em sites especializados, voltados para o exercício da Medicina.
Coordenação Geral
Grijalva Otávio Ferreira da Costa
Médico formado pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Cirurgia Geral. Residência Médica no Hospital Geral da Lagoa, Rio de Janeiro. Mestre em Cirurgia pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atualmente é médico do Instituto Dr. José Frota, Preceptor do programa de residência médica do Instituto Dr. José Frota, Professor do curso de medicina – Centro Universitário Christus e plantonista do serviço de cirurgia geral do Hospital Geral César Cals. Tem experiência na área de Cirurgia Geral, Urgência, Emergência e Trauma.
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Coordenação Adjunta
Marcos Kubrusly
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1986), Mestrado em Physiologie et Physiopathologie Rénales – Universite de Paris VIII (1990) e Doutorado em Néphrologie – Universite de Paris V (Rene Descartes) (1993), Título de Nefrologista (1994) pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e Especialista em Nutrição Clínica (2006) pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é Médico , Coordenador Adjunto, Coordenador Pedagógico da Aprendizagem das Metodologias Ativas, Nefrologia e Clínica Escola de Saúde do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Experiência na área de Medicina, com ênfase em Nefrologia e Nutrição Clínica
Coordenação do Internato
Gleydson Cesar de Oliveira Borges
Possui graduação em MEDICINA pela Universidade Federal do Ceará (1999) e mestrado em Cirurgia e Especialidades Cirúrgicas – Universidad de Barcelona (2004). Atualmente é Coordenador do Internato no Centro Universitário Christus, cirurgião adjunto do Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital Geral Dr. Cesar Cals, cirurgião digestivo e Coordenador do Serviço de Cirurgia Geral e do Centro Cirúrgico da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. Tem experiência em cirurgia geral e cirurgia do aparelho digestivo, com ênfase em Cirurgia Videolaparoscópica. É coordenador adjunto da Pós-graduação em Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica, e orientador do Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área de Saúde da Unichristus. Coordenador e Orientador da Liga de Cirurgia e Trauma da Unichristus. Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões – CBC. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica – SOBRACIL. Membro Senior da Sociedad de Cirurgia Española. Membro Associado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica – SBCBM.
Coordenação de Pesquisa e Extensão
Daniele Rocha
Alumni do intercâmbio “International Visitor Leadership Program” do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América, em 2018. Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (2016), Epidemiologista pelo Programa Certificado en Epidemiología para Gestores de Salud, da Johns Hopkins University, bolsista pela SVS/MS (2014), Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina, Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará (2013), Especialista em Epidemiologia e Vigilância em Saúde (2010) pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em Enfermagem em Estomaterapia o pela Universidade Estadual do Ceará (2011), Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2005). Foi bolsista FUNCAP durante realização do Mestrado(2011-2012). Atua como Coordenadora de Vigilância em Saúde na Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. Na docência, atua como docente da Disciplina de Medicina Baseada em Evidências e Coordenadora de Pesquisa, Extensão e Monitoria do Curso de Medicina do Centro Universitário Christus. Doutor visitante da Escola de Saúde Pública do Ceará. Membro da Comissão Nacional de Experts em Sarampo, do Ministério da Saúde.
O médico formado pela Unichristus deverá:
- estar preparado para agir com eficiência nas situações de iminente risco de vida;
- estar capacitado a atuar, no processo de saúde-doença, em seus diferentes níveis de atenção;
- ter senso de responsabilidade social e postura humanística;
- ser promotor da saúde integral do ser humano;
- ter visão crítica, espírito investigativo e autonomia na busca do conhecimento;
- ser generalista, crítico e reflexivo;
- apresentar ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência;
- ter compromisso com a ética e com a cidadania;
- estar preparado para solucionar os problemas de saúde mais prevalentes;
O Profissional de Medicina pode atuar nas seguintes áreas:
Acupuntura, Alergia e Imunologia, Anestesiologia, Angiologia e Cirurgia Vascular, Cancerologia, Cardiologia, Cirurgia, Clínica médica, Coloproctologia, Dermatologia, Endocrinologia e Metabolia, Gastroenterologia, Genética Médica, Geriatria e Gerontologia, Ginecologia e Obstetrícia, Hematologia e Hemoterapia, Homeopatia, Infectologia, Mastologia, Medicina da dor, Medicina Esportiva, Medicina Geral e Comunitária, Medicina Legal e Perícia Médica, Medicina Sanitária, Medicina do Trabalho, Nefrologia, Neurologia e Neurofisiologia, Nutrologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Patologia e Patologia Clínica, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Radiologia e Diagnóstico por imagem, Radioterapia, Reumatologia, Terapia Intensiva, Urologia, Medicina Paliativa, Medicina do sono e Medicina Tropical.
![]() Formação Bacharel em Medicina |
![]() Duração 12 (doze) semestres 7.408 horas |
![]() Turno Integral |
![]() Campus Parque Ecológico |
![]() Reconhecido pela Portaria MEC nº 37, de 19/4/2012, publicada no D.O.U. nº 77, de 20/4/2012. |
1º Série
- Genética e Embriologia
- Homeostasia e Respostas às Agressões
- Iniciação à Medicina Baseada em Evidências
- Integração dos Sistemas Humanos I
- Integração dos Sistemas Humanos II
- Integração dos Sistemas Humanos III
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- Comunicação, Habilidades e Atitudes – CHA I
- Comunicação, Habilidades e Atitudes – CHA II
- Integração, Serviço, Ensino e Comunidade – ISEC I
- Integração, Serviço, Ensino e Comunidade – ISEC II
2º Série
- Integração dos Sistemas Humanos IV
- Integração dos Sistemas Humanos V
- Integração dos Sistemas Humanos VI
- Integração dos Sistemas Humanos VII
- Ortopedia e Traumatologia
- Intoxicação e Meio Ambiente
- Eletivo I e Eletivo II
- Comunicação, Habilidades e Atitudes – CHA III
- Comunicação, Habilidades e Atitudes – CHA IV
- Integração, Serviço, Ensino e Comunidade – ISEC III
- Integração, Serviço, Ensino e Comunidade – ISEC IV
3º Série
- Concepção e Formação do Ser Humano
- Eletivo III
- Interação com o Meio Ambiente
- Integração dos Sistemas Humanos VIII
- Nascimento, Crescimento, Desenvolvimento
- Percepção, Consciência e Emoção
- Processo de Envelhecimento
- Comunicação, Habilidades e Atitudes – CHA IV
- Comunicação, Habilidades e Atitudes – CHA V
- Integração, Serviço, Ensino e Comunidade – ISEC V
- Integração, Serviço, Ensino e Comunidade – ISEC VI
4º Série
- Vivência Clínica I
- Vivência Clínica II
- Vivência Clínica III
- Vivência Clínica IV
- Vivência Clínica V
- Vivência Clínica VI
- .
- Comunicação, Habilidades e Atitudes – CHA VII
- Comunicação, Habilidades e Atitudes – CHA VIII
- Integração, Serviço, Ensino e Comunidade – ISEC VII
- Integração, Serviço, Ensino e Comunidade – ISEC VIII
5º Série
- Saúde do Adulto 1
- Saúde Materno-Infantil 1
- Eletivo
6º Série
- Saúde do Adulto 2
- Saúde Materno Infantil 2
- Emergência e Trauma
- Eletivo
Objetivos Gerais
O Curso visa à formação geral do aluno em Medicina, capacitando-o para:
- adquirir visão humanística, postura ética, compromisso com a cidadania e senso de responsabilidade social;
- promover a valorização da bioética no campo da Medicina;
- Adquirir preparo para compreender os indivíduos e as comunidades da região e intervir em suas necessidades de saúde, em situação social específica, com o objetivo de reduzir os danos e ampliar a autonomia social;
- ter conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para que possa atuar como médico com formação geral, apto a promover a saúde, a prevenir e a tratar a doença e reabilitar a incapacidade;
- dar resolutividade para os principais problemas de saúde da população.
Objetivos Específicos
Formar médicos generalistas habilitados para:
- responder de forma contínua e racionalizada à demanda organizada ou espontânea pelos serviços de Saúde da Família, na comunidade, no domicílio e no acompanhamento ao atendimento nos serviços de referência ambulatorial ou hospitalar;
- entender da saúde individual inserida em um contexto socioeconômico de uma determinada população;
- exercer técnicas efetivas para o gerenciamento dos problemas de saúde dos pacientes e da população;
- trabalhar em equipe e atuar para a melhoria da saúde da população;
- desenvolver movimentos para a construção de marcos conceituais e teóricos cujos delineamentos estejam de acordo com a realidade nacional, com enfoque de família e coletividade, em que a relação saúde-doença, contexto social e desenvolvimento humano, ética e humanismo e participação social sejam os pilares fundamentais;
- desenvolver prática baseada em evidências;
- identificar os problemas de saúde prevalentes e as situações de risco aos quais a população está exposta;
- atuar em sintonia com o perfil epidemiológico regional;
- aprender continuamente;
- desenvolver ações educativas e intersetoriais para o enfrentamento dos problemas de saúde identificados.
Docente | Titulação | Curriculum Lattes |
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Acrísio Sales Valente | Doutorado | Mais informações |
Adller Gonçalves Costa Barreto | Mestrado | Mais informações |
Alexander Amaral Medeiros | Doutorado | Mais informações |
Ana Amélia Reis Jereissati | Mestrado | Mais informações |
Ana Flávia Torquato de Araújo Junqueira | Mestrado | Mais informações |
Anaiara Lucena Queiroz | Mestrado | Mais informações |
Anamaria Cavalcante e Silva | Doutorado | Mais informações |
André Costa Teixeira | Mestrado | Mais informações |
Anne Carolinne Bezerra Perdigão | Doutorado | Mais informações |
Arnaldo Aires Peixoto Junior | Doutorado | Mais informações |
Braulio Matias de Carvalho | Mestrado | Mais informações |
Carla Monique Lopes Mourão | Doutorado | Mais informações |
Camila Teles Franco da Silveira | Doutorado | Mais informações |
Carlos José Mota de Lima | Especialista | Mais informações |
Carlos Nobre Rabelo Junior | Doutorado | Mais informações |
Charles Jean Gomes de Mesquita | Doutorado | Mais informações |
Clarisse Mourão Melo Ponte | Doutorado | Mais informações |
Cláudia Maria Costa de Oliveira | Doutorado | Mais informações |
Cristina Figueiredo Sampaio Façanha | Mestrado | Mais informações |
Daniele Rocha Queiros Lemos | Doutorado | Mais informações |
Danielle Maia Holanda Dumaresq | Mestrado | Mais informações |
Débora Cabral Coutinho | Doutorado | Mais informações |
Deborah Pedrosa Moreira | Doutorado | Mais informações |
Dirlene Mafalda Ildefonso da Silveira | Mestrado | Mais informações |
Diva da Silva Tavares | Doutorado | Mais informações |
Edson Lopes da Ponte | Doutorado | Mais informações |
Erlane Marques Ribeiro | Doutorado | Mais informações |
Elsie Kubrusly | Doutorado | Mais informações |
Fábio Rocha Fernandes Távora | Doutorado | Mais informações |
Fabricio Bitu Sousa | Doutorado | Mais informações |
Francisco Abaete das Chagas Neto | Doutorado | Mais informações |
Francisco das Chagas Medeiros | Doutorado | Mais informações |
Francisco de Assis Aquino Gondim | Doutorado | Mais informações |
Francisco Roberto Neves Solon | Doutorado | Mais informações |
Frederico Augusto de Lima e Silva | Mestrado | Mais informações |
Gardênia Costa do Carmo | Doutorado | Mais informações |
Gersilene Valente de Oliveira | Doutorado | Mais informações |
Gleydson César de Oliveira Borges | Mestrado | Mais informações |
Gregório Fernandes Barros de Farias | Especialista | Mais informações |
Grijalva Otávio Ferreira da Costa | Doutorado | Mais informações |
Hermano José Sales Rocha | Mestrado | Mais informações |
Ito Liberato Barroso Neto | Doutorado | Mais informações |
Iusta Caminha | Mestrado | Mais informações |
Janaina Gonçalves da Silva Leite | Mestrado | Mais informações |
João Crispim Moraes Lima Ribeiro | Doutorado | Mais informações |
João Erivan Façanha Barreto | Mestrado | Mais informações |
Joaquim José de Lima Silva | Doutorado | Mais informações |
Jocileide Sales Campos | Doutorado | Mais informações |
Joyce Rodrigues Façanha | Especialista | Mais informações |
Joseane Marques Fernandes | Mestrado | Mais informações |
José Alberto Dias leite | Doutorado | Mais informações |
José Ivamberg Nobre de Sena | Doutorado | Mais informações |
Juliana Custódio Lima | Mestrado | Mais informações |
Juliana Paiva Marques Lima Rolim | Doutorado | Mais informações |
Kelma Maria Souza Bastos | Doutorado | Mais informações |
Keylla Márcia Menezes de Souza | Doutorado | Mais informações |
Kristopherson Lustosa Augusto | Doutorado | Mais informações |
Laura da Silva Girão Lopes | Doutorado | Mais informações |
Leidiane Pinho da Silva | Doutorado | Mais informações |
Lia Lira Oliver Sanders | Doutorado | Mais informações |
Licia Borges Pontes | Mestrado | Mais informações |
Lucas Silvestre Mendes | Especialista | Mais informações |
Luciana Azôr Dib | Doutorado | Mais informações |
Luciana Maria Pereira de Oliveira | Mestrado | Mais informações |
Luciano Pamplona de Goes Cavalcanti | Doutorado | Mais informações |
Luciano Silveira Pinheiro | Doutorado | Mais informações |
Luiz Gonzaga de Moura Junior | Doutorado | Mais informações |
Luiz Wilson de Araújo | Mestrado | Mais informações |
Manoel Cláudio Azevedo Patrocinio | Doutorado | Mais informações |
Marcelo Alcantara Holanda | Doutorado | Mais informações |
Marcelo Rocha Nasser Hissa | Mestrado | Mais informações |
Marcio Wilker Soares Campelo | Doutorado | Mais informações |
Marco Felipe Castro da Silva | Doutorado | Mais informações |
Marcos Kubrusly | Doutorado | Mais informações |
Maria de Lourdes Caltabiano Magalhães | Mestrado | Mais informações |
Maria Denise Fernandes Carvalho | Doutorado | Mais informações |
Maria do Livramento Leitão Vilar | Doutorado | Mais informações |
Mayra Isabel Correia Pinheiro | Mestrado | Mais informações |
Melissa Soares Medeiros | Doutorado | Mais informações |
Miguel Nasser Hissa | Doutorado | Mais informações |
Norma Selma Santos Costa | Doutorado | Mais informações |
Olga Vale Oliveira Machado | Mestrado | Mais informações |
Orivaldo Alves Barbosa | Especialista | Mais informações |
Paulla Vasconcelos Valente | Mestrado | Mais informações |
Paulo César Pereira de Sousa | Doutorado | Mais informações |
Paulo Goberlanio de Barros Silva | Doutorado | Mais informações |
Ramille Araújo Lima | Doutorado | Mais informações |
Randal Pompeu Ponte | Mestrado | Mais informações |
Renata Amaral de Moraes | Mestrado | Mais informações |
Rochelle Pinheiro Ribeiro | Mestrado | Mais informações |
Rodrigo Vieira Costa Lima | Especialista | Mais informações |
Sabrina Gabriele Maia O. Rocha | Mestrado | Mais informações |
Sheila Márcia de Araújo Fontenele | Doutorado | Mais informações |
Silvia Bona do Nascimento | Doutorado | Mais informações |
Simone Castelo Branco Fortaleza | Mestrado | Mais informações |
Terezinha de Jesus Teixeira Santos | Doutorado | Mais informações |
Tereza de Jesus Pinheiro Gomes Bandeira | Doutorado | Mais informações |
Nacionais
- Acta Biológica Paranaense
- Acta Cirúrgica Brasileira
- Acta Fisiátrica
- Acta Scientiarum. Biological Sciences
- Anais Brasileiros de Dermatologia
- Anais da Academia Brasileira de Ciências
- Applied Cancer Research
- Arquivos Brasileiros de Cardiologia
- Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia
- Arquivos Brasileiros de Oftalmologia
- Arquivos de Neuro-psiquiatria
- Archives of Oral Research (Revista de Clínica e Pesquisa Odontológica)
- Brazilian Journal of Biology
- Brazilian Journal of Infectious Diseases
- Brazilian Journal of Medical and Biological Research
- Brazilian Journal of Microbiology
- Brazilian Journal of Otorhinolaringology
- Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences
- Cadernos de Saúde Pública – CSP
- Ciência & Saúde
- Ciência & Saúde Coletiva
- Clinics
- Dynamis: revista tecno-científica (Solicitar senha na Biblioteca)
- Espaço para a Saúde
- Família, Saúde e Desenvolvimento (Solicitar senha na Biblioteca)
- Genetics and Molecular Biology
- International Archives of Otorhinolaryngology
- Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial
- Jornal de Pediatria
- Journal of Health & Biological Sciences – JHBS
- Memórias do Instituto Oswaldo Cruz
- Mudanças – Psicologia da Saúde (Solicitar senha na Biblioteca)
- Pediatria Moderna
- Pediatria (São Paulo)
- Pesticidas: Revista de Ecotoxicologia e Meio ambiente (Solicitar senha na Biblioteca)
- Portal da Imprensa Nacional
- Psicólogo informação (Solicitar senha na Biblioteca)
- Publicatio UEPG – Ciências Biológicas e da Saúde (Solicitar senha na Biblioteca)
- Revista Bioética (Solicitar senha na Biblioteca)
- Revista Brasileira de Anestesiologia
- Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde
- Revista Brasileira de Cancerologia
- Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Solicitar senha na Biblioteca)
- Revista Brasileira de Ciências da Saúde (Solicitar senha na Biblioteca)
- Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas
- Revista Brasileira de Clínica e Terapêutica
- Revista Brasileira de Educação Médica
- Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia
- Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia – RBGO
- Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia
- Revista Brasileira de Medicina
- Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (Solicitar senha na Biblioteca)
- Revista Brasileira de Medicina do Esporte
- Revista Brasileira de Oftalmologia
- Revista Brasileira de Plantas Medicinais
- Revista Brasileira de Psicanálise
- Revista Brasileira de Psiquiatria
- Revista Brasileira de Reumatologia
- Revista Brasileira em Promoção da Saúde
- Revista da Associação Médica Brasileira
- Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical
- Revista de Biologia Neotropical (Solicitar senha na Biblioteca)
- Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada
- Revista de Ciências Médicas e Biológicas
- Revista de Criminologia e Ciências Penitenciárias
- Revista de Nutrição / Brazilian Journal of Nutrition
- Revista de Patologia Tropical
- Revista de Psiquiatria Clínica
- Revista de Saúde Pública (USP)
- Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
- Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo
- Revista Eletrônica de Farmácia
- Revista Extra-classe(Solicitar senha na Biblioteca)
- Revista Kairós: Gerontologia (Solicitar senha na Biblioteca)
- Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental
- Revista Médica de Minas Gerais (Solicitar senha na Biblioteca)
- Revista RADIS
- Revista Salusvita Ciências Biológicas e da Saúde
- Revista Sul-Brasileira de Odontologia – RSBO
- Revista Trabalho, Educação e Saúde (Solicitar senha na Biblioteca)
- São Paulo Medical Journal: Revista Paulista de Medicina
- Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
- Scientia Medica (Porto Alegre)
Internacionais
- Acimed
- Afreudite – Revista Lusófona de psicanálise pura e aplicada (Solicitar senha na Biblioteca)
- Archivos Argentinos de Pediatría
- Archivos de la Sociedad Espãnola de Oftalmología
- Cuadernos de Medicina Forense
- Educación Médica Superior
- Insuficiencia cardíaca
- International Journal of Morphology
- ISEX – Cadernos de Sexologia
- Journal of Basic & Applied Genetics
- Journal of eye tracking, visual cognition and emotion
- Journal of Medical Internet Research – JMIR
- Medicina (Buenos Aires)
- Medicina Legal de Costa Rica
- MEDISAN
- Nucleus
- Revista Archivo Médico de Camagüey
- Revista Argentina de Cardiología
- Revista Argentina de Dermatología
- Revista Argentina de Endocrinología y Metabolismo
- Revista Argentina de Microbiología
- Revista Argentina de Neurocirurgia
- Revista Chilena de Enfermedades respiratórias
- Revista Chilena de Infectología
- Revista Chilena de Neuro-Psiquiatría
- Revista Colombiana de Psiquiatría
- Revista Colombiana de Reumatología
- Revista Cubana de Anestesiología e Reanimación
- Revista Cubana de Cirurgía
- Revista Cubana de Endocrinología
- Revista Cubana de Estomatología
- Revista Cubana de Higiene y Epidemiología
- Revista Cubana de Investigaciones Biomédicas
- Revista Cubana de Medicina General Integral
- Revista Cubana de Medicina Militar
- Revista Cubana de Medicina Tropical
- Revista Cubana de Medicina
- Revista Cubana de Obstetricia y Ginecología
- Revista Cubana de Oftalmología
- Revista Cubana de Ortopedia y Traumatología
- Revista Cubana de Pediatría
- Revista Cubana de Plantas Medicinales
- Revista Cubana de Salud Pública
- Revista Cubana Hematología, Inmunología y Hemoterapia
- Revista de Ciencias Médicas de Pinar Del Rio
- Revista de la Sociedad Boliviana de Pediatría
- Revista de la Sociedad Médico Quirúrgica del Hospital de Emergencia Pérez de León (Solicitar senha na Biblioteca)
- Revista de Otorrinolaringología y Cirurgía de cabeza y cuello
- Revista Habanera de Ciencias Médicas
- Revista Humanidades Médicas
- Revista lusófona de Ciências e Tecnologias da Saúde
- Revista Médica Eletrónica
- Revista Peruana de Medicina Experimental y Salud Pública
- Salud Mental
- Vascular Cell
- West Indian Medical Journal
As instituições de ensino superior têm sido estimuladas a transformarem-se em direção a um ensino que valorize a equidade e a qualidade da assistência e a eficiência e a relevância do trabalho em saúde. No caso específico da educação médica, a mudança significa formar médicos com habilidades adequadas às exigências da carreira profissional, a serem exercidas com responsabilidade e curiosidade científica, que lhes permita recuperar a dimensão essencial do cuidado: a relação entre humanos. Desde o início do século XX, o ensino de Medicina experimentou diversas propostas de reforma, entre as quais se destaca a que teve maior influência na América Latina e no Brasil: a reforma Flexner, que foi decorrente de estudo de Flexner, publicado em 1910, sendo uma reforma “cientificista”, que propõe uma reconfiguração da prática educacional das escolas médicas essencialmente como uma capacitação técnica, cientificamente fundamentada.
Ainda hoje, as escolas médicas fazem uso, muitas vezes, acriticamente, dos parâmetros educacionais datados de 1910.
Na década de 1950, o ensino médico sinalizou uma retomada na busca por mudanças, com o pioneirismo de John Dewey e seus aprendizes da Case Western Reserve University, com métodos de ensino-aprendizagem que, atualmente, servem como base para a estratégia pedagógica inovadora centrada no estudante e baseada na resolução de problemas, utilizada com sucesso em inúmeras escolas médicas de todo o mundo, inclusive no Brasil.
Ações organizadas visando à formação de médicos de família já apontavam para um movimento mais amplo, de expressão reivindicatória de justiça social, em busca do aprimoramento e da expansão da atenção primária de saúde, que teve como máxima a Declaração de Alma-Ata (Declaração de Alma-Ata. Conferência Internacional sobre cuidados primários de saúde; realizada de 6 a 12 de setembro de 1978, na cidade de Alma-Ata / Cazaquistão). Reforça-se, então, a noção de que, para o atendimento das urgentes reivindicações, faz-se necessário elaborar novas estratégias curriculares, visando a um ensino centrado no aluno.
Essa mudança de paradigma que promove o ensino centrado no aluno faz eco aos quatro pilares do conhecimento, citados no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI (DELORS, 1999), que foram lembrados como expressão síntese da compreensão das dimensões do processo de ensino/aprendizagem:
- aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos da compreensão;
- aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;
- aprender a viver junto, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;
- aprender a ser, via essencial que integra os três precedentes.
Nessa concepção, as metodologias ativas são ferramentas essenciais para alcançar o que se considera o elemento central, ou seja, o sujeito ativo, crítico, capaz de transformar e ser transformador de seu contexto. Assim, as técnicas de ensino, traduzidas pelas formas de condução do processo, devem ser técnicas que permitam trabalhar a representação do conjunto das questões, que exercitem a comunicação, o trabalho em equipe, os contatos que se fazem, as formas de convivência do e com o diferente.
Para se atingir os resultados esperados, outro ponto fundamental para os processos de mudança tem sido a parceria dos serviços de saúde com a comunidade, que muito tem contribuído para abrir o mundo da academia ao mundo do trabalho e abrir os dois (academia e trabalho) ao mundo de atenção e do papel dos vários sujeitos na produção da saúde.
O trabalho realizado na área da saúde se configura por meio do processo de produção das relações entre os cuidadores e o usuário final que, com suas necessidades particulares de saúde, dá aos profissionais a oportunidade de tornar públicas suas distintas intencionalidades, no cuidado da saúde, tornando-se responsáveis pelos resultados da ação cuidadora.
A pedagogia da interação supera, com vantagens, a pedagogia da transmissão passiva de conhecimentos utilizada nos métodos tradicionais de ensino, possibilitando o aperfeiçoamento contínuo de atitudes, conhecimentos e habilidades dos estudantes. Facilita a estes o desenvolvimento dos seus próprios métodos de estudo, ensinando-os a selecionar criticamente os recursos educacionais mais adequados, trabalhar em equipe e aprender a aprender.
O currículo adotado contempla, com pensamento emancipatório, a atuação do futuro médico em novos cenários, preparando-o para as possíveis mudanças que vão acontecer. Em função desses novos cenários, deverão formar-se profissionais com capacidades criativas, e não meramente reprodutivas, e de investigação/pesquisa científica para enfrentar e resolver problemas.
A Unichristus optou por uma tendência educacional contemporânea, posicionando-se favorável a um processo de aprendizado mais ativo, capaz de instigar a “troca de informações entre professores e alunos” e entre os próprios alunos, estimulando a criatividade, e levar os alunos a desenvolver a habilidade de reagir às novas situações que, de maneira concreta, serão impostas pela prática profissional.
A Unichristus adotou o Projeto Pedagógico centrado no aluno como sujeito da aprendizagem e no professor como facilitador do processo de ensino-aprendizagem, enfocando o aprendizado baseado em problemas, e orientado para a comunidade.
Dentro da concepção de um currículo centrado no estudante e voltado para a comunidade, desenhamos a nossa proposta pedagógica de Aprendizagem Ativa Centrada no Estudante Desenvolvendo Competências, Atitudes e Habilidades (ACEDECAH), na qual temos o ensino majoritariamente integrado, em que é eliminada a precedência cronológica do ciclo básico, servindo as áreas básicas e a clínica como retaguarda e referência para a busca dos conhecimentos para a solução de problemas, sem estruturação em disciplinas.
Essa proposta está baseada em dois conceitos:
- Aprendizagem Ativa
Orientada para o adulto, centrada em problemas e nos estudantes, colaborativa, integrada, interdisciplinar, utilizando pequenos grupos e operando em um contexto clínico e social. Durante todo o tempo, os estudantes buscam informações entre si, informalmente, nas bibliotecas e nas salas de aula, ou formalmente, por exemplo, em seminários organizados por eles próprios sobre temas que facilitem a aprendizagem das diversas áreas de conhecimento ligadas ao caso em questão.
Aqueles envolvidos no currículo ACEDECAH apresentam significativa mudança e melhoria quanto ao pensamento crítico, à resolução de problemas, à formulação e definição de problemas, aos estudos extra livros-texto, à tomada de decisão, ao estudo de literatura para a resolução de problemas, habilidade para argumentar sistematicamente prós/contras.
- Diversificação de Ambientes
Centra-se na prática e na exposição precoce do aprendiz às reais necessidades de saúde da população. Os alunos têm a oportunidade de conhecer as doenças prevalentes em cada comunidade, o que desperta maior interesse por estas ao longo do curso.
O desenvolvimento científico e técnico e as condições do exercício profissional demandam um profissional com habilidade cognitiva e com um grau de responsabilidade e autonomia que lhe permitam sustentar a própria educação continuada com base em estudo independente. Por sua vez, o desenvolvimento da tecnologia médica demanda uma formação sistemática no processo de tomada de decisão, considerando-se os princípios da Bioética e a análise dos custos da atenção, pois o saber e a conduta estão indissoluvelmente unidos na atividade médica.
Outro conceito no modelo pedagógico adotado é o de aprender fazendo, introduzido no início do século XX, que sugere a inversão da sequência clássica teoria/prática, caracterizando que o conhecimento ocorre na ordem inversa, ou seja, da prática para a teoria.
Como existem várias possibilidades de ocorrer a aprendizagem e a própria construção do conhecimento, pode-se priorizar o ponto de partida como sendo a prática profissional e a prática social, não afastando a possibilidade de, em algumas vezes, ter-se como ponto de partida ideias, reflexões, questionamentos. Os próprios problemas podem ser observados e extraídos diretamente da prática vivenciada, mas outros serão elaborados por especialistas, com base na necessidade de incorporação de conceitos, noções, princípios etc., não sendo a prática profissional dos alunos o único ponto de partida para a ocorrência do conhecimento. A relação prática-teoria-prática deve ser priorizada.
Uma grande vantagem da aprendizagem baseada em problemas é a possibilidade de se discutir concomitantemente os aspectos biológicos, psicológicos, culturais e socioeconômicos envolvidos, uma vez que as ciências médicas se situam na interface das ciências biológicas e das ciências humanas. Na realidade, pretende-se conjugar o método pedagógico que melhor desenvolva os aspectos cognitivos da educação (aprender a aprender) com o método que permite o melhor desenvolvimento das habilidades psicomotoras e de atitudes (aprender fazendo).
O modelo pedagógico proposto não é exclusivista nem excludente. Seu eixo metodológico possibilita a oportunidade do exercício de outras técnicas pedagógicas, como é o caso das conferências e da abordagem teórica ou prática dos núcleos de conhecimento, momentos estes de natureza expositiva. Tanto a conferência como a abordagem teórica estão presentes na distribuição das atividades que serão operacionalizadas na semana padrão.
Em síntese: o modelo pedagógico do curso Aprendizagem Ativa Centrada no Estudante Desenvolvendo Competências, Atitudes e Habilidades (ACEDECAH) encontra-se fundamentado nos princípios da pedagogia interativa, de natureza democrática e pluralista, com um firme eixo metodológico que prioriza a aprendizagem baseada em problemas, como metodologia de ensino-aprendizagem central. Está em consonância com as reformas pretendidas para o ensino médico, objetivando a formação do profissional generalista que esteja comprometido com a promoção, a prevenção e a recuperação da saúde, com base em princípios éticos e humanísticos, estando voltado para as necessidades sociais da região, sendo totalmente fundamentado nas diretrizes curriculares para os Cursos de Graduação em Medicina, (CNE/CES 1,133/2001) aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação e homologadas pela Resolução nº 4, de novembro de 2001.
O processo de internacionalização do curso de Medicina da Unichristus começou em 2007, pouco tempo após a criação do curso, quando os primeiros convênios de cooperação internacional foram assinados com a Université de Sherbrooke, no Canadá, com a Université Picardie Jules Verne, em Amiens, na França, e com a Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.
A internacionalização ganhou força com a criação da Coordenação de Mobilidade e Assuntos Internacionais (COMAI) da Unichristus, em 2016. O foco principal do trabalho de internacionalização é o intercâmbio de discentes que proporciona aos alunos da Unichristus a possibilidade de estender seus conhecimentos, bem como os insere em contextos profissionais, socioeconômicos, culturais e linguísticos diferentes.
O período de mobilidade varia: os estudantes da Unichristus realizam estágios clínicos ou de observação na instituição de acolhimento, que podem durar entre um mês (eletivo) e seis meses (durante o internato). Anualmente, a Unichristus envia em média 30 alunos para estágios internacionais e recebe cerca de 10 alunos estrangeiros. Para obter mais informações sobre as oportunidades de estágios internacionais, acesse a página Intercâmbios.
Atualmente, o Curso de Medicina da Unichristus possui acordos de cooperação com as faculdades de Medicina e hospitais universitários das seguintes universidades no exterior:
- RWTH Aachen (Aachen, Alemanha)
- Universidad Abierta Interamericana (Buenos Aires, Argentina)
- Universidad Católica de Maule (Talca, Chile)
- Universidad Finis Terrae (Santiago, Chile)
- Universidad Miguel Hernández (Elche, Espanha)
- Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
- Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
- Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
- Université Claude Bernard Lyon 1 (Lyon, França)
- Université de Picardie Jules Vernes (Amiens, França)
- University of Illinois (Chicago, Estados-Unidos)
A Unichristus também envia alunos de Medicina para o William J. Harrington Medical Training Program for Latin America do Jackson Memorial Hospital / Miller School of Medicine – University of Miami, nos Estados Unidos. A cada ano, participam deste programa em média 2 a 4 alunos, em regime eletivo, e 2 a 4 alunos, do internato. Além disso, existem contatos com o University Hospitals Cleveland e a Université Paris-Sud / Hôpital Bicêtre, na França, onde vários alunos da Unichristus já estagiaram, sem existência de um acordo de cooperação formal.
Desde 2018, o Centro Universitário Christus faz parte, como terceira instituição brasileira, do programa Visiting Students Learning Opportunities (VSLO), criado pela Associação Americana de Faculdades de Medicina (American Association of Medical Colleges – AAMC). Trata-se de uma rede internacional de faculdades de Medicina, que conta com mais de duzentas instituições parceiras no mundo inteiro, e que proporciona oportunidades de estágios clínicos para estudantes de Medicina entre as instituições pertencentes à rede.
A Unichristus ainda abriga um comitê local da International Federation of Medical Students Associations (IFMSA). Essa organização internacional de estudantes de Medicina promove intercâmbios para estágios clínicos no mundo inteiro. O Curso de Medicina da Unichristus apoia essa iniciativa estudantil, ajudando, sobretudo, na disponibilização de vagas para estudantes estrangeiros do IFMSA que queiram fazer a mobilidade em Fortaleza.
Para mais informações sobre os programas internacionais e as condições de participação, acesse a página Intercâmbios em nosso site ou entre em contato por e-mail com a Coordenação de Mobilidade e Assuntos Internacionais da Unichristus: international@unichristus.edu.br.