ESTADO DE DIREITO, POLÍTICAS PÚBLICAS E MUDANÇA SOCIAL NO NORDESTE

45 horas-aula – 15 encontros semestrais

Ementa

Sociologia e desenvolvimento. Instituições, valores sociais e desenvolvimento. Sociedade industrial e crescimento. Liberal-produtivismo, fordismo, Estado-providência. Estado, democracia e Desenvolvimento regional. Globalização e desenvolvimento local. Participação dos BRIC’s na divisão mundial do trabalho. Política, direito e novos movimentos emancipatórios. Formação socioeconômica do Nordeste, barreiras desenvolvimentistas e participação no mercado global. Políticas públicas desenvolvimentistas. Regulação e desenvolvimento social do Nordeste. Estado, democracia e Gestão pública.

Bibliografia

ALMEIDA, M., B., de e SOARES, F., de A. Nordeste versus Brasil: Desempenho Econômico – Social. In: Revista de Economia do Nordeste – REN, Fortaleza, v.25, n.4, out/dez/1994, p.475-498. ARON, Raymond. Dezoito lições sobre a sociedade industrial. Brasília: Universidade de Brasília (UNB), 1981. ARRIGHI, Giovanni. A ilusão do desenvolvimento. Petrópolis: Editora Vozes, 1997. BRASIL. Qualidade regulatória e fortalecimento do Estado e das instituições: o papel da análise de impacto. In: Brasil em desenvolvimento: Estado, planejamento e políticas públicas. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica (IPEA), 2010. BRESSER-PEREIRA, L.C. Construindo o Estado republicano: democracia e reforma da gestão pública. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2009. CARDOSO, Fernando Henrique; FALETTO, Enzo. Dependência e desenvolvimento na América Latina. Rio de janeiro; Zahar Editores, 1984. COUSSY, Jean. Economie politique des integrations regionals: une approche historique. Mondes en developpement. Paris, n. 115-116, p. 15-26, 2001/3. FURTADO, C. O Mito do Desenvolvimento Econômico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967. SALGADO, Lucia Helena; MOTTA, Ronaldo Seroa da. Marcos regulatórios no Brasil: o que foi feito e o que falta fazer. Rio de Janeiro: IPEA, 2005. SCHAPIRO, Mario Gomes. Direito e economia na regulação setorial. São Paulo: Saraiva, 2009. SEN, Amartya. El desarrollo sostenible: dialogo de discursos. In: Ecología Política. Barcelona: FUHEM – Içaria, 1995. ___________. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Cia das Letras, 1999. STOFFEL, Sophie e LELOUP, Fabienne. Intégration régionale et frontière dans le Mercosur: entre théorie, principes et réalités. Mondes em développement, N. 115-116, p. 73-80, 2001/3. YAÑEZ, C. N. Globalización y localismo: nuevas oportunidades para el desarrollo. Revista de Fomento Social. Córdoba, n.53, p. 31-46, 1998.