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Ensino em Saúde

Apresentação

O Programa de Mestrado Profissional de Ensino em Saúde – MEPES, na Área de Ensino é um programa de Pós- graduação Stricto Sensu, reconhecido pelo CNE/CES Nº 1, de 3 de abril de 2001, bem como parecer nº 344/2015, portaria nº 919, de 18 de agosto de 2016, que visa a formar e qualificar profissionais da área da saúde e das demais áreas afins, que atuam no campo da rede de ensino, pública ou privada, e no mercado de trabalho, mediante o desenvolvimento de conhecimentos e de aplicações, fundamentados no método científico de investigação e de inquirição.

O MEPES está centrado no tema da Educação em Saúde direcionado à produção e à circulação de conhecimentos sobre questões relacionadas ao desenvolvimento das metodologias de ensino aprendizagem e de avaliação acadêmica nos níveis estratégicos das instituições públicas e privadas.

O MEPES tem concepção multi e interdisciplinar, e o compromisso de contribuir para a melhor formação e qualificação de profissionais da área de saúde, utilizando o método técnico-científico para agregar valor as suas atividades.

Educação em Saúde

No campo do Ensino na área da Saúde, a proposta é direcionada à produção e à circulação de conhecimentos sobre questões relacionadas ao desenvolvimento das metodologias de ensino aprendizagem e de avaliação acadêmica nos níveis estratégicos das instituições públicas e privadas, por meio da formulação e/ou implantação de estudos, produtos, serviços, processos e/ou soluções que proporcionem ganhos de qualidade, de produtividade e/ou inovação. A proposta é qualificar profissionais para atuar na pesquisa científica aplicada, aliada à prática docente articulada com o conhecimento científico.

Formação Profissional e Docente nas Ciências da Saúde

Essa linha de atuação busca congregar projetos que analisem a formação do profissional e do docente na perspectiva de avaliação do papel da Universidade na formação do profissional e na educação continuada, as habilidades do professor que nele atua e o tipo de cidadão que se quer formar para atender às necessidades do ensino e do mercado.

Metodologias Ativas para o Ensino em Saúde

Essa linha propõe estudos focando o processo de ensinar e aprender na busca da participação ativa de todos os envolvidos, centrados na realidade em que estão inseridos. Visa à análise de métodos inovadores que admitam uma prática pedagógica ética, reflexiva, crítica e transformadora.

Avaliação do Ensino e Aprendizagem

Essa linha de atuação abrange investigações sobre os processos de avaliação do ensino e aprendizagem em diferentes contextos e níveis de ensino. A compreensão é de que os contextos histórico, social, cultural e político orientam as concepções e as práticas pedagógicas na contemporaneidade. Evidencia-se, portanto, a necessidade de questionar: O que deve ser avaliado? Quando fazer a avaliação? Quem deve fazer a avaliação? Que instrumental pode ser utilizado na avaliação?

O Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde tem por objetivos e metas:

  • Formar recursos humanos qualificados capazes de oferecer subsídios teórico-conceituais da saúde, andragógicos (pedagógicos) e de metodologia científica aos profissionais, para o desenvolvimento de atividades de educação, aprimoramento das práticas solidárias da atenção e de gestão em saúde.
  • Instrumentalizar o discente a utilizar sistemas de informações de saúde e outros bancos de dados como ferramentas de análise de cenári
  • Capacitar o aluno para o uso de métodos de pesquisa aplicada ao ensino em saúde e na tecnologia de informação na gestão de atividades e de projetos.
  • Qualificar a prática profissional de trabalhadores vinculados às redes de atenção à saúde, com ênfase na incorporação de novas metodologias de ensino no ambiente de trabalh
  • Potencializar e estimular lideranças por meio de estratégias de comunicação e de ensino aprendizagem.
  • Desenvolver pesquisas aplicadas à resolução de problemas concretos numa perspectiva interdisciplina
  • Qualificar, tendo em vista o mercado de trabalho, aqueles que, possuindo o curso de graduação em áreas da saúde, atuem ou queiram atuar na área de educação, ensino e assistência à saúde seja no planejamento, desenvolvimento, assessoramento, seja em gestão; seja na sua difusão, avaliação ou em financiament
  • Formar competências técnicas para um mercado em expansão, com apoio na experiência prática e na alta qualificação acadêmica dos seus docentes.

Coordenação Acadêmica: Dra. Claudia Maria Costa de Oliveira
E-mail: claudiadrl@gmail.com

Regimento do Programa

edital-pdf

CATEGORIA

DISCIPLINA

CH

Obrigatória Análise Crítica dos Trabalhos Científicos 90h
Obrigatória Análise da Prática Didática Pedagógica 60h
Obrigatória Bioética 30h
Obrigatória Educação em Saúde 60h
Obrigatória Estágio em Ensino 75h
Obrigatória Método Científico 60h
Optativa Educação Permanente em Saúde 45h
Optativa Informação em Ciência e Tecnologia 45h
Optativa Informática e Educação a Distância 45h
Optativa Práticas de Educação Comunitária 60h
Optativa Saúde, Educação e Sociedade 30h

As instalações do Centro Universitário Christus (Unichristus), especificamente aquelas que serão utilizadas pelo Curso de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde, atendem às atividades que envolverão o curso. A infraestrutura com equipamentos, material permanente e de consumo e serviços possibilitarão o pleno desenvolvimento das atividades previstas nos projetos e a adequada convivência acadêmica de alunos, professores e pessoal técnico administrativo.

Espaço Físico Geral

O Campus Parque Ecológico do Centro Universitário Christus (Unichristus), situado à Rua João Adolfo Gurgel, 133, Papicu, CEP 60.190-060 está localizado, em uma área nobre, na cidade de Fortaleza, em um terreno com 12.890,71 m². É composto de quatro blocos: Bloco A: Administração; Bloco B: Anatomia, Biotério, Laboratório de Habilidades II e Unidade Didática; Bloco C: Laboratórios Multidisciplinares, Laboratório de Habilidades I e Clínica Escola de Medicina e Fisioterapia; e Bloco D: Auditório para 350 pessoas, Biblioteca em dois andares, Núcleo de Comunicação, Núcleo de Habilidades e Atitudes, em que os alunos da saúde aprendem o comportamento clínico, desde a anamnese até os procedimentos interventivos, com atores e cenários de casos. Nesse núcleo, existem várias salas de simulação, com bonecos e simuladores computadorizados. Nele, estão presentes uma sala para treinamento de procedimentos de urgência e emergência, uma UTI e uma área de técnica operatória que serão utilizadas nesse Mestrado Profissional.

Abaixo estão listados apenas os laboratórios existentes e que serão utilizados pelos mestrandos:

  • Laboratório de Anatomia Humana: Este laboratório é uma área destinada ao estudo da anatomia humana. Área 426,11 m²;
  • Laboratório (1) Cito-Histo-Embriologia e Patologia. Área 115,98 m².
  • Laboratório (2) Microbiologia, Imunologia, Parasitologia. Área 90,94 m².
  • Laboratório (3) Bioquímica/Farmacologia. Área 90,94 m².
  • Laboratório (4) Fisiologia e Biofísica. Área 90,94 m².
  • Laboratório de Técnicas Cirúrgicas e Cirurgia Experimental. Área 90,94 m².
  • Laboratório Morfofuncional. Área 142,98 m².
  • Laboratório de Técnicas Cirúrgicas em Videolaparoscopia (Laboratório de Habilidades Cirúrgicas). Área 82,45 m².
  • Laboratório de Informática em Saúde. Área 144,78 m².
  • Laboratórios de Habilidades I e II. Área 144,78 m².
  • Clínica Escola de Medicina (10 Consultórios).

Biblioteca ligada à rede mundial de computadores

O Ensino em Saúde é uma área multidisciplinar que envolve conceitos provenientes de diversos segmentos, com aplicação em várias áreas ou campos específicos da vida econômica, social e cultural.

Como órgão suplementar, a Biblioteca está vinculada à Diretoria Geral do Centro Universitário Christus (Unichristus), mantendo relacionamento sistêmico com os demais setores e constituindo-se em ferramenta de apoio às atividades fins de ensino, pesquisa e extensão da Instituição.

A biblioteca do Campus Parque Ecológico possui um acervo total de aproximadamente 15.838 exemplares de Livros, além de grande quantidade de Fitas de vídeo, DVDs, CDs, Periódicos e Trabalhos monográficos. Sendo responsável pela prestação de serviços de informação à comunidade acadêmica, possui um aparato tecnológico sempre em evolução, objetivando o acesso e a recuperação da informação em tempo hábil.

Acervo Geral

O acervo da biblioteca compõe-se de livros, periódicos, multimídia, revista e jornais, concentrando a totalidade de material informativo da Unichristus. A composição do acervo guarda coerência com o projeto do mestrado, pois é seu suporte bibliográfico, imprescindível à atividade acadêmica de aquisição de conhecimentos. Livros: 1.857 (volumes: 15.883); Periódicos Nacionais: 107; Periódicos Estrangeiros: 40; CD-ROMs: 23; Fitas de vídeo: 95; DVDs: 60; Periódicos Online: 92; Analíticos de Periódicos: 155.908. A Biblioteca, específica para os cursos da área de saúde oferecidos pela Unichristus, está localizada nos andares 4 e 5 do Parque Ecológico. Acessível aos alunos, professores e funcionários da Unichristus, tem uma área total de 1.493,35 m². A quantidade de volumes e exemplares de livros, no acervo da Biblioteca, para atender a essa proposta de Mestrado Profissional, apresenta um acervo de livros, atualizado e expandido, visando sempre a atender aos programas das disciplinas de vários programas de pós-graduação, stricto sensu.

Os periódicos que servirão de base para o Curso são: Revista Brasileira de Enfermagem (ISSN 0034-7167); Acta Cirúrgica Brasileira. São Paulo. Bimestral (ISSN 0102-8650); Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (ISSN 0100-6991); American Journal of Medical Quality (ISSN 1062-8606); Revista da Associação Médica Brasileira (ISSN 0104-4230); Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (ISSN 0100-7203); Revista da Imagem (ISSN 0100-9699); Surgical and Radiologic Anatomy (ISSN 0930-1038); Journal of Applied Biomechanics – JAB (ISSN 1065-8483); Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy (ISSN 0190-6011); Revista Brasileira de Biomecânica (ISSN 1518-8191); Revista Brasileira de Ciências do Esporte (ISSN 0101-3289); Revista Brasileira de Anestesiologia (ISSN 0034-7094); Surgical Oncology (ISSN 0960-7404).

Base de Dados

Hoje  a Unichristus possui assinatura das seguintes bases de dados: Proquest, Nursing & Allied Health Source, Medical Evidence Matters, UpToDate e disponibiliza o acesso das demais listadas abaixo:

SCIELO; LILACS; ADOLEC – Saúde na Adolescência; ADSAUDE – Administração de Serviços de Saúde (incorporada à LILACS); BBO, entre outras.

Estão listados abaixo os atuais professores que fazem parte do quadro de orientadores do MEPES. Para ser informado da possibilidade de um deles orientar mestrado envie e-mail para o referido professor ou entre em contado com a Coordenação do Programa. As informações sobre contato e atuação junto ao MEPES estão disponíveis aqui.

DocenteTitulaçãoCurriculum Lattes
Ana Maria Cavalcante e SilvaDoutoradoMais informações
Annatália Meneses de Amorim GomesDoutoradoMais informações
Arnaldo Aires Peixoto JúniorDoutoradoMais informações
Carlos Eduardo Barros JucáDoutoradoMais informações
Cláudia Maria Costa de OliveiraDoutoradoMais informações
Jocileide Sales CamposDoutoradoMais informações
Kristopherson Lustosa AugustoDoutoradoMais informações
Lia Lira Olivier SandersDoutoradoMais informações
Marcos KubruslyDoutoradoMais informações
Melissa Soares MedeirosDoutoradoMais informações
Raquel Autran CoelhoDoutoradoMais informações
Sheila Márcia de Oliveira FonteneleDoutoradoMais informações

A organização educacional que fundou e mantém a Unichristus iniciou suas atividades há 66 anos com a criação de uma escola de educação básica, que hoje é um dos maiores e mais reconhecidos colégios do Estado do Ceará. Essa longa trajetória e larga experiência na área da educação  facilitam a interação entre o Programa e a Educação Básica.

Dessa forma, faz parte do planejamento estratégico do MEPES o envolvimento de escolas privadas e, de maneira destacada, de escolas públicas, com o alargamento do alcance social das atividades do programa. Essas ações serão efetivadas com a participação dos discentes nos projetos e trabalhos a serem apresentados em feiras de ciências pelos alunos das escolas. Por outro lado, estudantes da educação básica serão público de ações educativas relativas aos assuntos das linhas de pesquisa desenvolvidas no âmbito do Programa (como melhor detecção de fobia social e outros transtornos do comportamento, detecção de problemas associados que contribuem para o déficit de aprendizado), além da importância do desenvolvimento de questionários e instrumentos de avaliação para o desenvolvimento de melhores processos avaliativos de ensino e aprendizagem em saúde, contribuindo para melhores condições gerais de saúde e melhor qualidade de vida das pessoas.

No âmbito da graduação, foi iniciado, no final de 2016, um programa de Iniciação Científica para alunos da graduação que trabalharão diretamente ligados aos orientadores e pós-graduandos do MEPES, objetivando, com isso, intensificar a pesquisa na Área de Educação e promover o treinamento de alunos em pesquisas desde a graduação.

Nacional

A universidade tem convênios com a Secretaria do Estado da Saúde do Ceará e com a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, o que tem possibilitado a integração plena com o SUS.

Por meio desses acordos, o Mestrado Profissional terá foco no desenvolvimento de pesquisas científico-tecnológicas estratégicas em relação a técnicas, procedimentos e processos que contribuam com a sociedade, auxiliando na tomada de decisão e no uso de produtos científicos tecnológicos que tenham uma avaliação positiva em relação ao seu impacto na economia, aspecto social, ético e ambiental.

A Unichristus possui convênio com o Hospital Geral Dr. Cesar Cals (HGCC). O Hospital Geral Dr. César Cals de Oliveira, há mais 80 anos, dedica-se ao ensino e à assistência à saúde, sendo a unidade mais antiga da rede estadual de saúde. O HGCC é um hospital terciário de alta complexidade e de ensino, reconhecido pelo MEC/MS, de referência no Ceará, nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia, Obstetrícia e Neonatologia. Os serviços do HGCC contemplam variadas áreas da saúde por meio de 27 especialidades médicas e quatro não médicas: Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT); Serviço Especializado em Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), que tem como missão desenvolver ações de promoção, prevenção, diagnóstico e reabilitação das doenças do trabalho; Serviço de Vigilância Epidemiológica, responsável por identificar, monitorar e acompanhar os indicadores hospitalares. Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisa (CEAP), órgão integrante da estrutura organizacional do HGCC, de cunho científico, criado com objetivo de promover o desenvolvimento científico e cultural dos funcionários, para atuar na assistência à saúde da população, assim como de outras entidades a ele relacionadas e que darão suporte ao MP proposto nesse documento.

Internacional

A Unichristus possui um convênio de cooperação e intercâmbio com a Universidade do Porto que estabelece um programa de mobilidade entre alunos da graduação e docentes. No ano de 2011, dois alunos da Medicina do Centro Universitário Christus (Unichristus) cursaram disciplinas letivas nesse centro. Para o Mestrado Profissional, esse convênio auxiliará nas integrações em pesquisas científico-tecnológicas com a Universidade do Porto na área de Ensino em Saúde por meio de um acordo de cooperação específico para esse objetivo.

Outro convênio de intercâmbio é o realizado com a Faculdade de Medicina da Universidade de Sherbrooke no Canadá. Desde o ano de 2007, foram realizadas duas visitas por ano de docentes para treinamento de tutores, conferências e, principalmente, para troca de experiências em relação ao modelo pedagógico dos cursos de Medicina. Na última visita do ano de 2010, os professores Eve-Reine Gagné e Eric Deland participaram de uma sessão de tutoria para os acadêmicos do 3º semestre de Medicina, conheceram o Núcleo de Videocirurgia Experimental, biotério e laboratórios e participaram de uma reunião sobre o projeto pedagógico dos dois cursos. Esse acordo de cooperação é de fundamental importância para o desenvolvimento de pesquisas científico-tecnológicas na área do Mestrado Profissional, com foco em desenvolvimento, pesquisas e ensino sobre Metodologias Ativas para o Ensino em Saúde.

Embora o MEPES tenha iniciado o seu processo seletivo em 2015, a 1ª turma iniciou em 2016; portanto, ainda não se verifica resultados efetivos oriundos dos trabalhos dos alunos compartilhados com a sociedade, a inserção social do Programa já pode ser verificada por meio do impacto do corpo docente nas instituições em que se desenvolvem os seus projetos de pesquisa assim como nos convênios firmados com entidades públicas e privadas já mencionadas.

Espera-se que o resultado dessas pesquisas possam gerar uma inserção social importante, pois seus produtos visam a  melhorias no processo de ensino e aprendizagem, bem como na aplicação de metodologias ativas de ensino em saúde e na melhoria da formação docente. Esses resultados implicarão na formação de melhores profissionais em diversas áreas da saúde, que contribuirão com a sociedade.

A reitoria da UniChristus está em processo contínuo de avaliação interna, por isso há  uma preocupação em investimentos que possibilitem um crescimento contínuo do processo de ensino-aprendizagem. Assim, semestralmente, as Pró-Reitorias de Graduação e Pós-Graduação e Pesquisa fazem um levantamento, juntos a todos os cursos de graduação e pós-graduação sobre atualização de livros e periódicos. Dessa forma, destina, anualmente, 3% da sua arrecadação para a compra de livros, base de dados de literatura científica e equipamentos necessários ao correto funcionamento da biblioteca central e das bibliotecas setoriais.

A UniChristus propõe-se a manter parcerias com entidades e instituições públicas e privadas e associações de classe, vislumbrando a cooperação científica, técnica, tecnológica, pedagógica e a ampliação das opções de cenários de aprendizagem para os alunos dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação.

Dentre os vários Convênios celebrados, destacamos os com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará e com a Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza para o desenvolvimento das atividades práticas e do estágio curricular supervisionado nas unidades de saúde vinculadas ao SUS.

Em construção.

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