ENTREVISTA DE EMPREGO – A IMPORTÂNCIA DO COMPORTAMENTO ÉTICO

Postado em 10/04/2019

O comportamento ético é uma das preocupações hoje em dia das empresas na busca por profissionais competentes e comprometidos com valores capazes de delinear atitudes pautadas na ética das relações nos ambientes corporativos. Por esse motivo, a importância de se apresentar para uma entrevista de emprego seguro do seu compromisso ético com os valores da nossa sociedade.

Veja o exemplo a seguir citado por Robert Srour (2014) em seu livro Casos de Ética Empresarial:

“O presidente da Yahoo!, Scott Thompson, teve de se demitir do cargo em maio de 2012, por ter mentido sobre suas credenciais acadêmicas. De fato, não havia cursado a graduação em Ciências da Computação como constava de seu currículo profissional. Foi denunciado por um membro do Conselho de Administração, retratou-se, pediu desculpas aos colaboradores, mas não conseguiu recuperar autoridade moral.”

Nesse sentido, o candidato deve ser claro quanto aos seus valores morais e ética profissional. A esperteza sairá cara para aquelas pessoas que pautam suas atitudes na mentira. No momento atual, no qual se vive uma crise ética, é primordial valorizar princípios éticos na vida pessoal e profissional.

Os especialistas em Recursos Humanos apontam para a importância das pessoas expressarem nas entrevistas suas experiências na vida social, escolar, profissional, a forma de relacionamento e de administrar conflitos e situações inusitadas, pois isso fornece informações sobre seu caráter e personalidade. Evite, portanto, apresentar-se para entrevistas de empregos com um discurso pronto e elaborado, sem nenhuma conexão consigo mesmo. Isso será rapidamente identificado por profissionais que estão preparados para fazerem a leitura das suas verdades.

Outra recomendação relevante diz respeito ao modo como se fala dos empregos anteriores, mantenha a compostura e não seja um crítico expondo aspectos negativos das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar. Seja comedido nas palavras para não expor de forma antiética a falta de ética dos outros.

O otimismo diante da situação atual, o controle emocional e da comunicação, evitando gírias, palavrões e tom de voz elevado, buscando ser criativo com bom senso, são aspectos apreciados pelos entrevistadores.

A verdade é sempre a melhor saída para uma boa apresentação pessoal no processo seletivo das empresas. O comportamento ético está em alta! Aproveite para repensar os valores atuais em prol do compromisso com a ÉTICA PROFISSIONAL!

Prof.ª. Fabiana Sousa – Psicóloga e Mestre em Psicologia

Coordenadora da Central de Estágios e Empregos – Unichristus