EMPREGABILIDADE CARREIRA

Postado em 21/11/2018

ENTREVISTA DE EMPREGO, A QUE DEVO ATENTAR?

A entrevista de emprego é uma experiência única na vida de uma pessoa que busca entrar no mercado de trabalho. Trata-se de um encontro entre duas pessoas que, na maioria das vezes, não se conhecem, em que uma está na posição privilegiada de inquerir, e a outra, na posição desconfortável e, por vezes, constrangedora de ser interrogada sobre vários aspectos da sua vida pessoal, estudantil, profissional, social, dentre outras.

De início, o candidato fica tenso e angustiado. Nesse momento, várias perguntas permeiam a mente do entrevistado: Como devo me apresentar em relação ao que vestir ou à aparência? Com quem devo ir – sozinho, acompanhado? O que devo falar? Como devo responder? Como devo me comportar? Falo a verdade ou omito alguma informação?  Posso mentir sobre “determinadas coisas”?

É importante entender que a tensão é algo comum a qualquer pessoa que está submetida a uma situação de teste, como em uma entrevista de emprego. Logo essa angústia sentida torna-se normal, e a dica é buscar o autocontrole das emoções pertinentes, procurando se preparar para esse momento com leveza e tranquilidade, para tanto, alguns detalhes trarão conforto e ajudarão no sucesso da entrevista.

Meditar sobre o momento da entrevista, procurar orientação na Central de Estágios e Empregos e visitar sites confiáveis sobre o tema são práticas que lhe tornará mais apto ao enfrentamento dessa etapa na sua trajetória da formação profissional. Inclusive ajudará no processo de autoconhecimento, fator imprescindível para o amadurecimento pessoal.

Algumas questões são relevantes na preparação para a entrevista, uma delas é a apresentação pessoal. A aparência é um detalhe importante na nossa sociedade, portanto a vestimenta adequada ao momento da entrevista deve ser adaptada ao estilo da empresa para a qual está sendo entrevistado. Caso não saiba qual a empresa, o melhor é assumir um estilo mais tradicional, sem muita “pompa”: roupas com cores suaves ou neutras (branco, bege, cinza, azul marinho, preto); roupas com modelagens clássicas; sapatos de cor escura; sapatos sem salto ou com salto médio; maquiagem leve; cabelo cuidado. Esse zelo com a apresentação pode lhe proporcionar mais conforto na entrevista.

O processo de entrevista está formatado para que o entrevistador possa conhecer o candidato à vaga, por esse motivo todos os detalhes serão observados. Ir à entrevista desacompanhado pode indicar maturidade. O contrário, levar pai, mãe, irmãos, namorado(a), amigo(a) pode indicar insegurança ou imaturidade o que não cabe no mercado de trabalho. As empresas procuram pessoas autônomas, capazes de se comunicar, de controlar suas emoções, de serem aptas a enfrentar as dificuldades sem, necessariamente, ter o aparato de outras pessoas.

No momento da entrevista, é fundamental escutar com atenção às perguntas para ter mais segurança e assertividade nas respostas. A verdade é sempre muito bem-vinda em toda a trajetória profissional de uma pessoa, portanto deve-se começar um trabalho a partir da entrevista, primando por respostas e informações verdadeiras, favorecendo a construção de uma relação de confiança e credibilidade profissional do candidato com a empresa.

O uso de gíria durante a entrevista não é recomendado, tendo em vista que a formalidade consiste em uma das características do mercado de trabalho. Dessa forma, é importante manter uma linguagem mais formal que demonstre a sua capacidade de pensar e de expressar suas ideias.

A UNICHRISTUS está atenta e impulsiona seu Sucesso. Procure a Central de Estágios e Empregos para orientação e esclarecimento de dúvidas.

 

Fabiana Sousa – Coordenadora da Central de Estágios e Empregos da Unichristus. Graduada em Psicologia, com pós-graduação em Administração da Qualidade e Psicoterapia Psicanalítica. MestrE em Psicologia/Unifor.  Professora de graduação e pós-graduação e consultora em Gestão de Pessoas/RH.