fbpx

EMPREGABILIDADE CARREIRA

Empregabilidade e Carreira outubro de 22 de 2018 - 17:33

DICAS: COMO PREPARAR SEU CURRÍCULO PARA APRESENTÁ-LO AO MERCADO DE TRABALHO

A busca por colocação no mercado de trabalho é sempre cercada por dúvidas e inseguranças, a começar por sua apresentação. O currículo é um documento formal de apresentação pessoal e, como tal, deve ser cuidadosamente elaborado e enviado ao destinatário para que possa conhecê-lo da melhor forma possível.

 Como deve ser a apresentação do seu currículo?

Deve conter informações verdadeiras, ter clareza na comunicação, formatação uniforme; se for entregue como documento físico – impresso –, deve cuidar para que o papel esteja limpo e não amassado; se for entregue on-line, deve cuidar do endereço de e-mail e enviar com breve texto de apresentação. Importantíssimo atentar para os erros de escrita.

Qual o estilo do currículo?

No modelo formal, insere-se o nome, endereço, telefones e celulares para contato, e-mail, formação escolar, experiência profissional (empresa, período, cargo, atividades desempenhadas), cursos/seminários/palestras, língua estrangeira, experiência de intercâmbio e as referências. Muitas empresas já utilizam o link “TRABALHE CONOSCO” na sua página/site. Nessa ocasião, cadastre seu currículo no máximo de empresas nas quais tiver interesse em estagiar/trabalhar.

Oportunidades de mercado  

Verifique diariamente no site da Unichristus (https://unichristus.edu.br/estagios-empregos/), em sites de empregos; faça uma pesquisa das empresas nas quais você tem interesse em estagiar ou ser empregado, encaminhando o seu currículo por e-mail ou entregue presencialmente; peça indicações aos seus professores e colegas que já estejam atuando.

 

Acompanhe nossa dica para elaborar o currículo 

Dados Pessoais

Nome completo, idade e estado civil devem aparecer logo no início do documento. É importante disponibilizar telefone e e-mail para que a empresa possa localizá-lo.

Objetivo

Apresente seu interesse profissional, indicando uma área na qual gostaria de atuar. Essa parte deve ser sucinta.

Formação acadêmica

Coloque o curso, a instituição de ensino, indique as datas de início e término do(s) curso(s) que frequentou, apresentando-o(s) por ordem de importância (pós-graduação, graduação etc.).

Citar curso técnico, se for relevante para o cargo que você procura, ou caso não possua curso superior.

Experiência profissional

Cite o nome da empresa, cargo, período de atuação e descreva as atividades que desenvolvia. Inicie pela última experiência e siga uma ordem cronológica.

Idiomas

Indique o idioma que você conhece em termos de básico, intermediário e avançado. Informe caso tenha feito intercâmbio em qual país, escola e o período.

Informática

Indique o nível de conhecimento e habilidade com as ferramentas de informática – sistemas, programas, internet, Windows, etc.

Cursos

Indique o curso, instituição e período, pode ainda incluir as palestras, seminários, atividades complementares relevantes para a vaga.

Lembrete:

Atentar para que o currículo contenha uma ou duas páginas no máximo.

Caso queira colocar foto, atente para que seja tamanho 3×4 com qualidade e com postura profissional.

Em caso de primeiro emprego, importante informar as monitorias, os artigos, os trabalhos voluntários, as visitas técnicas, os estágios e as habilidades.

Caso permaneçam dúvidas, procure a Central de Estágios e Empregos e agende uma visita pelo e-mail centraldeestagios01@unichristus.edu.br

 

Mídias Sociais

Unichristus
Unichristus 2018. Todos os Direitos Reservados.