A importância dos processos gerenciais no dia a dia

Por ricardo em EaD, Notícias, Processos Gerenciais junho de 19 de 2017 - 14:09

As transformações na economia mundial afetam todos os ambientes da sociedade, e um planejamento estratégico dos processos do dia a dia para uma melhor gestão dessa nova globalização econômica se torna fundamental.

Os conceitos próprios da área de processos gerenciais que visam ao ato contínuo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos são muito importantes para nossa vida diária. Por meio deles, é possível resolver problemas com a construção de um pensamento crítico que permita uma análise das melhores alternativas para as tomadas de decisões que atendam às nossas necessidades cotidianas.

Foi por meio de uma das primeiras formas de gerenciamento de processos que a sociedade começou a se organizar. Na Era Neolítica, os primeiros agricultores passaram a estocar alimentos, permitindo que a comunidade sempre estivesse abastecida, mesmo em época de dificuldade. Gerenciar esse plantio possibilitou aos nossos antepassados  tornarem-se sedentários, dando os primeiros passos para o formato de sociedade atual.

Todo núcleo familiar desenvolve diferentes atividades que levam à produção de resultados. Essas atividades em conjunto podem ser nomeadas como processos, que, de forma integrada, devem trabalhar para atingir os objetivos principais da família. Para isso, é necessário um planejamento gerencial do dia a dia com a organização desse núcleo familiar, por meio de técnicas ou métodos gerenciais que promovam um controle e um melhor direcionamento dos seus recursos. O núcleo familiar que possuir essa competência de gerenciar recursos, coordenando-os de forma integrada, terá seus objetivos alcançados em meio aos desafios da economia contemporânea.

O conhecimento dos processos de gerência requer um aprendizado de várias outras áreas e um espírito empreendedor, que se mostra tão importante hoje. Aplicar esse conhecimento no dia a dia significa utilizar ferramentas de áreas como a administração, por meio da gestão financeira, do empreendedorismo e da estratégia ou a da área de contabilidade, por meio de uma gestão de custos, por exemplo. Essa visão atravessada por diversas áreas permite uma visão global dos ambientes sociais, políticos e econômicos em que estamos inseridos.

Dicas para Família

Conheça agora três princípios importantes dos Processos Gerenciais que você pode utilizar para o gerenciamento de sua família e de seu cotidiano:

1.      Gerência participativa

Conhecer e avaliar a opinião de todos os membros da família é um aspecto importante para que sejam discutidas e tomadas as melhores decisões em relação aos processos/atividades que envolvem o núcleo familiar.

2.      Planejamento estratégico padronizado

Para uma melhor eficácia do gerenciamento dos processos familiares, é necessário seguir um padrão definido de planejamento estratégico entre todos os membros da família. Isso evita desvios de interpretação e proporciona uma maior probabilidade de alcançar os objetivos familiares de uma forma integrada.

3.      Melhoria contínua

É fundamental o comprometimento da família com o aperfeiçoamento contínuo para a conquista dos objetivos familiares. Devem-se buscar as melhores técnicas que sejam adequadas para a sua família e que atendam as suas necessidades.

A-importancia-dos-PG-no-dia-a-dia

 

Tags:

Mídias Sociais

Unichristus
Unichristus 2015. Todos os direitos reservados.