A importância da inovação no mercado de processos gerenciais

Por ricardo em EaD, Notícias, Processos Gerenciais junho de 19 de 2017 - 13:59

Profundas mudanças ocorreram devido à globalização dos mercados, e, por causa disso, a competitividade entre as empresas e a busca por processos eficientes e produtos de excelência tornaram-se essenciais para o sucesso das organizações. Essa demanda estimulou fortemente o surgimento de criação de inovações, não somente no meio organizacional, mas também no meio acadêmico para a formação de gestores atualizados.

A Unichristus, percebendo essa nova dinâmica do mercado contemporâneo, oferece o Curso de Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais na modalidade a distância (EaD), em que o aluno desenvolve uma visão global e sistêmica que permite uma ampla análise do ambiente externo e interno das organizações, desenvolvendo eficácia na definição de metas e objetivos para o crescimento da empresa.

Utilizando de metodologia inovadora e grade curricular atualizada, o Curso de Processos Gerenciais -EaD da Unichristus proporciona formação superior altamente qualificada, que desenvolve no aluno competências para planejar e implantar estratégias em diferentes áreas de uma empresa, fazendo uso de técnicas gerenciais que visam ao ato contínuo e repetitivo de organizar, dirigir e controlar os recursos das organizações. O aluno Unichristus habilita-se para implantar as técnicas gerenciais em qualquer modelo de empresa por meio de uma gestão de inovação.

Metodologias de aprendizagem flexíveis, como a do Curso de Processos Gerenciais a distância da Unichristus, são necessárias à medida que respondem a um mercado global que procura tornar-se, cada vez mais, inovador em suas formas e processos.

A inovação nas organizações é fator fundamental para a permanência e o crescimento no mercado. Uma empresa precisa ser progressivamente inovadora e, para isso, necessita de um modelo estratégico de gestão dos seus processos que lide bem com as mudanças que ocorrem sem precedentes e que busque uma diferenciação no mercado. O profissional formado em Processos Gerenciais é o recurso humano responsável por planejar as mudanças contínuas das empresas, não só de seus produtos e serviços, mas também de seus processos. Trata-se de implantar novos processos de produção, novos sistemas de distribuição, novos conceitos de logística, repensar seus serviços e bens e agregar novos significados que os modifiquem, adaptando-os de acordo com as novas regras do mercado.

Vantagem competitiva

Uma das principais fontes de vantagem competitiva de uma empresa é a inovação. Por meio dela, as empresas geram vantagens a médio e longo prazo, e, por isso, inovar torna-se essencial para a sustentabilidade das organizações, garantindo uma posição diferenciada em relação às concorrentes. Então, é necessário que essa inovação seja gerenciada por processos que garantam a sua evolução contínua e a sua conversão em resultados e lucro.

Deve-se entender a inovação como um processo socioeconômico que precisa considerar seus efeitos sobre a sociedade, abrangendo todos os aspectos do ambiente organizacional, para, assim, ser capaz de proporcionar o desenvolvimento da empresa ao traduzir as necessidades de seus consumidores em produtos e serviços.

A inovação como pilar da estratégia gerencial

A inovação deve ser considerada um dos pilares estratégicos fundamentais dos processos gerenciais de uma empresa. Por meio da inovação gerencial, o tecnólogo em processos gerenciais consegue implantar novas estratégias que alterem substancialmente os princípios e as práticas da organização, a fim de melhorar seu desempenho e avançar com os objetivos organizacionais.

Atualmente, as empresas que optam pela inovação como estratégia gerencial têm conseguido alcançar melhores cotações e posicionamentos no mercado. Além de se adaptarem mais rapidamente às mudanças mercadológicas do cenário atual, visam, em menor espaço de tempo, a oferecer os melhores e os mais úteis produtos e serviços.

A cultura da inovação

Uma cultura de inovação adequada entre os seus colaboradores é essencial para a sustentação de uma empresa no mercado. Essa cultura tem de consistir em gerenciar fatores, competências, ambientes, recursos, aspectos comportamentais e processos, visando a canalizar todos os recursos da empresa em um mesmo sentido para a conquista dos objetivos organizacionais.

Inovação gerencial

Uma empresa, ao decidir por um novo projeto de produto, demanda técnicas e ferramentas gerenciais inovadoras que deem vazão ao fluxo de desenvolvimento da empresa, gerando aprimoramento integrado de suas atividades que resulte em um melhor desempenho da organização e em uma realização do plano com eficiência.

É por meio da inovação gerencial que essas técnicas e ferramentas são aplicadas nas organizações, provocando mudanças na estrutura da empresa, no relacionamento com os fornecedores e os clientes, na articulação entre suas diferentes áreas e nos diversos processos de negócios. É esse tipo de inovação que possibilita o ajuste da empresa ao seu contexto e ao dinamismo do mercado.

importância inovação mercado processos gerenciais

Tags:

Unichristus 2015. Todos os direitos reservados.