DIREITO, DESENVOLVIMENTO, INCLUSÃO SOCIAL E PROTEÇÃO PREVIDENCIÁRIA

45 horas-aula – 15 encontros semestrais

Ementa

Desenvolvimento como direito humano. Amplitude conceitual. Papel do Estado como agente normalizador das relações jurídicas. Programa estatal, políticas públicas e efetividade. 2. Seguridade social. Ambiente, estrutura e objetivos. Universalidade, reserva do possível e equilíbrio. Relação jurídica protetiva. Vedação do retrocesso social. Ativismo judicial. 3. Previdência social. Contributividade, sinalagma e proteção. Coerência, planejamento e sustentabilidade. 4. Educação e cultura. Estado, política educacional, cidadania e direito às oportunidades.4. Moradia. Direito de morar, regularização fundiária sustentável e função social da propriedade. 5. Contexto nacional e propósito igualador. Comunidades periféricas, desenvolvimento regional e inclusão social. 6. Modelos comparados. Sociedade, Estado, proteção e desenvolvimento.

Bibliografia

AMARAL, Gustavo. Direito, escassez e escolha. Rio de Janeiro: Renovar, 2001. ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004. BEC, Colette. De l’Etat social à l’etat des droits de l’homme? Renne: Presses Universitaires de Rennes, 2007. BERCOVICI, Gilberto. Constituição Econômica e Desenvolvimento. São Paulo: Malheiros, 2005. ______. A Constituição de 1988 e o desenvolvimento regional no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Constitucionais, v.8, p.37-54, 2008. ______. Estado, soberania e projeto nacional de desenvolvimento: breves indagações sobre a Constituição de 1988. Revista Latino-Americana de Estudos Constitucionais. Belo Horizonte, Del Rey, v.1, p.559-569. jan./jun. 2003c. ______. Planejamento e políticas públicas. In: BUCCI, Maria Paula Dallari (Org.). Políticas públicas: reflexões sobre o conceito jurídico. São Paulo: Saraiva, 2006. BONAVIDES, Paulo. Do Estado Liberal ao Estado Social. São Paulo: Malheiros, 1996. BORRAJO DA CRUZ, Efren. Estudios jurídicos de previsión social. Madrid: Aguilar, 1963. BUERGENTHAL, Thomas. International human rigths. Minnesota: West Publishing, 1988. DWORKIN, Ronald. Levando os direitos a sério. Trad. Nelson Boeira. São Paulo: Martins Fontes, 2002. DURAND, Paul. La Politica Contemporanea de Seguridad Social. Madrid: Ministerio del Trabajo y Seguridad Social, Espana, 1991. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2005. GARCIA PELAYO, Manuel. Las transformaciones del Estado Contemporaneo. Madrid, Alianza Editorial, 1980. GILBERT, Neil. Transformation of the Welfare State. The Silent Surrender of Public Responsability. New York: Oxford University Press, 2004. KANT, Immanuel. Reflexões sobre educação. Tradução: Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: UNIMEP, 2002. LEITÃO, André Studart. Teoria Geral da Filiação Previdenciária. São Paulo: Conceito, 2013. MKANDAWIRE, Thandika (ed.). Social Policy in a Development Context. Hampshire: Palgrave MacMillan, 2004. RAZ, Joseph, Human Rights in the Emerging World Order (November 14, 2009). (2010) 1 Transnational Legal Theory 31–47. Columbia Public Law Research Paper No. 09-219; Oxford Legal Studies Research Paper No. 47/2009. Disponível em: SSRN: http://ssrn.com/abstract=1497055 or http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.1497055 SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2003. SEN, Amartya. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. SUNSTEIN, Cass e HOLMES, Stephen. The cost of rights – why liberty dependes on taxes. New York: W.W. Norton and Company, 1999. SCHULTE, Bernd. Direitos fundamentais, segurança social e proibição de retrocesso. In Direitos Fundamentais Sociais: Estudos de Direito Constitucional, Internacional e Comparado. Rio de Janeiro: Renovar, 2003. TRINDADE, Antônio Augusto Cançado. Desenvolvimento econômico e intervenção do Estado na Ordem Constitucional. Porto Alegre: Sergio Antônio Fabris Editores, 1995. WEBER, Max. Economy and society, volume I. Berkeley: University of Califórnia Press: 1978.