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CPA

Comissão Própria de Avaliação (CPA)

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem a responsabilidade de conduzir, com foco no perfil formativo, o processo de autoavaliação da Instituição em todas as suas instâncias e diferentes etapas. A CPA utiliza, como ferramenta para obtenção de informações, a pesquisa com os discentes, os docentes, o corpo técnico-administrativo, os egressos e a sociedade civil. Cabe também à CPA garantir a fidedignidade e a divulgação dos resultados das pesquisas à comunidade acadêmica e à sociedade.

Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para cpa01@unichristus.edu.br.

 

Legislação

Integrantes da CPA

Coordenador
Heitor Nogueira da Silva

Representantes do corpo docente
Antônio Augusto Góes Ferreira Lima Verde
Carlos Sérgio da Silva Marinho
Heitor Nogueira da Silva
Mardênia Gomes Vasconcelos Pitombeira

Representantes do corpo técnico-administrativo
Anna Rebecca Carvalho Dantas Botelho
Rayanne de Freitas Jacome
Vanessa de Sousa Martins
Vânia Maria Santana Costa

Representantes do corpo discente
Aline Vieira de Vasconcelos
Gabriel Sousa Augusto Aristoteles
Ester Mara Rodrigues Freire
Sara Lima Portela

Representantes da comunidade
Maria Safira Mendes Martins
Filipe Renê Dias Frota
Priscilla de Almeida Santos
Lorena Costa de Oliveira Araújo

Relatório de melhorias

2023

A análise das informações de 2023 indicam uma perspectiva otimista em todas as áreas,
sujeita a ajustes pontuais. É importante destacar que os dados fornecem uma base sólida para reconhecer tanto os progressos quanto às oportunidades de melhorias da Instituição. Este reconhecimento reforça a importância da Comissão Própria de Avaliação (CPA) durante o ciclo avaliativo de três anos, que começou em 2021 e terminou em 2023. Este período de avaliação está alinhado e harmonizado com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

No ano de 2023, a avaliação institucional foi efetuada por meio do uso de questionários aplicados a toda a comunidade acadêmica, incluindo o corpo técnico-administrativo, professores, discentes e a comunidade em geral. Adicionalmente, a CPA utilizou formulários para coletar dados sobre iniciativas desenvolvidas no âmbito dos cursos e setores da IES, abrangendo áreas como biblioteca, serviços de apoio psicopedagógico, núcleos de apoio pedagógico e comissões de ética em pesquisa. Essa estratégia visa também identificar melhorias concretizadas a partir das análises e feedbacks compilados pela CPA.

Todas as etapas de planejamento e avaliação foram executadas conforme estabelecido na
Dimensão 8. Ao longo do triênio, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) procedeu de
maneira cíclica, abrangendo etapas de planejamento, sensibilização, aplicação do
questionário, coleta e análise dos dados, apresentação dos resultados, plano de melhorias, retorno à comunidade. Como parte das iniciativas de aprimoramento, haverá um plano de expansão de divulgação e aplicação das pesquisas realizadas com egressos. Alterações nos formulários também estão previstas para aprimorar a coleta de dados quantitativos nas coordenações dos cursos, facilitando análises comparativas mais detalhadas.

No âmbito do Desenvolvimento Institucional, a missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) foram aspectos consistentemente abordados nos cursos oferecidos. A análise dos dados revelou uma concordância entre as práticas administrativas e pedagógicas com os princípios enunciados na missão e as diretrizes estabelecidas no PDI. A missão da Instituição é refletida nas propostas dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), permeando assim a estrutura curricular e as atividades desenvolvidas.

Na Dimensão 2, dedicada às Políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão, a Unichristus demonstra um comprometimento contínuo com a excelência e a inovação educacional. Esse esforço tem recebido reconhecimento nos resultados de pesquisas, com avaliações positivas sobre a atuação de docentes e discentes nesse domínio. Em 2023, a Instituição focou no aprimoramento das competências dos professores em relação ao uso de tecnologias educacionais e estratégias pedagógicas, incentivando a aplicação de metodologias ativas e a revisão dos métodos de avaliação. Ademais, no âmbito de pesquisa, foi expandida a oferta de editais de pesquisa em diversas áreas do conhecimento e a formação de parcerias, como com a FUNCAP, para o amparo à pesquisa no Ceará.

Referente ainda à inovação e ciência, destaca-se também o investimento da Unichristus na divulgação do conhecimento científico. Isso inclui o foco em quatro periódicos científicos especializados nas áreas de ciências biológicas e saúde, administração, jurídica e multidisciplinar. Além disso, a Instituição promove eventos e congressos que fomentam a interdisciplinaridade.

No tocante à Responsabilidade Social, a Unichristus cumpriu o Plano de
Desenvolvimento Institucional (PDI), reconhecendo que as iniciativas da Instituição devem influenciar positivamente o desenvolvimento econômico e social local, fomentando a inclusão social. Um exemplo é a contribuição do Escritório Modelo do Curso de Arquitetura e Urbanismo, que realizou parcerias técnicas que incluíram levantamentos arquitetônicos e
interações sociais, trazendo melhorias significativas e a valorização do patrimônio cultural de Fortaleza. Este esforço colaborativo, que também envolve os Cursos de Administração e Engenharia Civil, demonstra o engajamento da Instituição com a extensão universitária como meio de servir à comunidade, enfatizando a acessibilidade, a igualdade e a responsabilidade social. Além disso, houve discussões sobre a integração da extensão ao currículo em várias reuniões de colegiado e Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) de diferentes cursos.

Ainda no que se refere à Responsabilidade Social, a Unichristus tem intensificado seu compromisso com a comunidade por meio dos serviços-escola, os quais foram avaliados
positivamente em diversos aspectos pelos seus usuários, incluindo a qualidade do
atendimento realizado por professores e estudantes, a facilidade de agendamento de consultas e a eficiência na resolução de problemas.

No contexto da Dimensão 5, que se concentra nas Políticas de Pessoal, a Unichristus dedicou esforços ao desenvolvimento profissional de seu quadro técnico-administrativo, por meio de ações destinadas ao aperfeiçoamento de competências e habilidades. Essas medidas
incluíram a disponibilização de cursos especializados e a organização de eventos sociais, tais como confraternizações, buscando não apenas a educação continuada, mas também o fortalecimento dos laços comunitários e o bem-estar no ambiente de trabalho.

No tocante à Política de Atendimento aos Estudantes, a Unichristus tem intensificado esforços para melhorar o atendimento personalizado a seus alunos, respondendo às necessidades crescentes de inclusão e apoio à neurodiversidade. Esse engajamento tem levado a um incremento consistente na quantidade de atendimentos prestados anualmente, enfatizando o papel crucial da Instituição em cultivar um espaço acadêmico que seja inclusivo e que celebre as diferenças individuais.

Quanto aos programas de intercâmbio, houve uma expansão na divulgação das atividades promovidas pela Coordenação de Mobilidade e Assuntos Internacionais (COMAI).
Realizou-se uma estratégia de comunicação mais efetiva com as coordenações dos cursos e
uma maior promoção interna, visando enriquecer a visibilidade e a compreensão das
possibilidades internacionais à disposição dos alunos. Como resultado dessas iniciativas,
houve um incremento significativo na participação em programas de mobilidade acadêmica internacional outgoing no ano de 2023.

Adicionalmente, constatou-se que a disponibilidade das Coordenações e o
acompanhamento constante dos estudantes permanecem sendo pontos fortes. A cada
semestre, as coordenações promovem a recepção dos novos alunos, com o objetivo de
integrá-los e prover informações relevantes para uma atuação eficaz nas atividades
acadêmicas. Esse processo inclui o esclarecimento de dúvidas e a promoção da construção coletiva de uma consciência acadêmica. Ademais, as coordenações também realizam reuniões com os representantes discentes para acompanhar as demandas discentes.

Em relação à infraestrutura física, ressalta-se uma visão geral positiva da comunidade
acadêmica. Esse fator é crucial para as funções técnico-administrativas, a administração
acadêmica e as práticas de ensino e aprendizado. Durante o período de três anos, investimentos foram feitos nas instalações de todos os campi, abrangendo a expansão do
número de equipamentos e áreas destinadas à aprendizagem.

Dessa forma, a CPA concluiu o ciclo de avaliação trienal que se encerra em 2023,
contemplando estratégias para dar continuidade ao processo de autoavaliação. Com esse propósito, definiram-se metas, objetivos e uma metodologia com a intenção de equilibrar o avanço institucional com uma avaliação contínua das contribuições da atuação da Unichristus nos diferentes setores que a Instituição afeta.

2022

A análise dos dados e das informações de 2022 apresenta um cenário positivo em todas as dimensões, considerando pontuais ajustes. Inicialmente, a constatação de que os dados dão subsídio para identificar os avanços e os desafios a serem suplantados pela Unichristus torna central o papel da CPA no triênio avaliativo que se iniciou em 2021 e que continua neste relatório de 2022, em confluência e em simetria com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Em 2022, assim como feito no primeiro ano do triênio, a avaliação institucional foi realizada com base nos seguintes instrumentos de pesquisa: questionário, exposto na Dimensão 8: Planejamento e Avaliação, no qual todos os segmentos da comunidade acadêmica são convidados a responder à avaliação institucional; formulário, por meio do qual a CPA coleta informações sobre as ações realizadas no âmbito dos cursos e setores da IES – como biblioteca, SAP, NAP, CEP, CEUA – e pesquisa de ações efetivas, a qual busca aferir quais ações de melhoria foram realizadas com base nos resultados divulgados pela CPA.

A CPA aprofundou as estratégias de meta-avaliação, a fim de proceder a uma autocrítica de todos os agentes implicados na autoavaliação, visando ao aprimoramento
da atividade. As reuniões com os membros da CPA abriram o ciclo avaliativo em 2022
com a meta-avaliação e com a previsão de momentos específicos no cronograma de
autoavaliação, estabelecendo canais para esse fim. A partir desses momentos, foram
agendadas reuniões com a Pró-reitoria de Planejamento e de Administração, a fim de
estruturar e de estabelecer ações necessárias para o ciclo avaliativo de 2023.

No Desenvolvimento Institucional, a missão e o PDI foram pontos, transversalmente, presentes no âmbito dos cursos. Por meio dos instrumentos de coleta de dados, percebeu-se que o alinhamento das práticas administrativas e pedagógicas se aproximam, fortemente, do que está enunciado na missão e no que está direcionado no PDI. A missão institucional perpassa as propostas expressas nos PPCs dos cursos da IES. Desse modo, o êxito nas ações que vinculam a missão institucional com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) cumprimento dos objetivos expressos neste documento, dimensão por dimensão.

Em relação à Responsabilidade Social da Instituição, o PDI da Unichristus foi
cumprido em planos diversos. Considerou-se que o desenvolvimento econômico e
social deve ser impactado pelas ações da IES. Diante disso, a inclusão social foi elemento relevante na articulação do conhecimento e dos processos de ensino, de pesquisa e de extensão com as ações no âmbito dos diversos cursos.

Nas Políticas Acadêmicas, a CPA concentrou esforços na continuidade da avaliação da oferta da educação de qualidade. Desse modo, foi sobre a Dimensão 2 – Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão – que a CPA obteve mais dados e informações. As Políticas de Ensino na Unichristus seguem diretrizes que buscam a flexibilização do currículo com o propósito de oferecer maior autonomia ao aluno em sua formação; atualização curricular sistemática com foco nas DCNs, demandas
socioeconômicas e culturais da região; discussões sobre a qualidade do ensino no
âmbito do NDE, colegiado e representantes pedagógicos; incentivos às produções
técnico-científicas e didáticas dos docentes; e ações de qualificação docente em termos
de titulação acadêmica e competências didático-pedagógicas, além de ações como a
existência de programas de monitoria, de nivelamento e de mobilidade acadêmica.

No ano de 2022, houve intenso investimento nas práticas pedagógicas do corpo docente com o suporte do NAP. As ações para o desenvolvimento das práticas pedagógicas, descritas como capacitações para o planejamento, metodologias, avaliação, contribuíram com a organização, potencialização e interpretação das
intencionalidades do projeto educativo da IES.

A CPA constatou que a Unichristus consolida no ano de 2022, de modo otimizado, as Políticas de Pesquisa/Iniciação Científica na construção do pensamento científico, valorização das inovações científicas e tecnológicas e utilização das bases e
métodos científicos no processo ensino-aprendizagem.

Em relação à Política de Atendimento aos Discentes, o destaque – diferencial
constatado em todos os cursos da IES – é a disponibilidade das Coordenações e o
acompanhamento contínuo dos discentes. Os atendimentos presenciais são realizados
sem a necessidade de agendamento. Nos momentos iniciais do discente ingressante na
Instituição, realiza-se o acolhimento nos cursos pelas coordenações, envolvendo
docentes e gestores, a fim de integrá-los e fornecê-los informações úteis para o bom
desempenho das atividades acadêmicas, esclarecendo dúvidas e compartilhando
mutuamente a formação de uma consciência universitária.

Em 2022, a intervenção de setores – como Serviço de Apoio Psicopedagógico,
Coordenação de Mobilidade e Assuntos Internacionais (COMAI), Central de Estágios e
Empregos, Departamento de Língua Portuguesa, além de monitoria, nivelamento e atendimento extrassala – manteve a tônica de 2021, com serviços essenciais ao desempenho acadêmico.

Ademais, a IES promoveu investimentos na infraestrutura de todas as sedes, com compra e substituição de equipamentos, estruturação dos ambientes de aprendizagem. As modificações promoveram a expansão da utilização dos laboratórios, ambientes de simulação e serviços escolas, quesito que foi reconhecido com excelente avaliação pelo corpo discente, seja da graduação seja da pós-graduação.

Portanto, a CPA, em atenção à função institucional, encerrou o período avaliativo de 2022, refletindo sobre formas de continuar o processo de autoavaliação condizente com a complexidade do cenário do ensino superior. Com isso, as metas, os objetivos e a metodologia de trabalho são estabelecidos com o objetivo de conciliar o crescimento institucional qualitativo e quantitativo com a permanente reflexão sobre a atuação da Unichristus em todos os âmbitos.

2021

Em 2021, as atividades acadêmicas e administrativas da Unichristus estiveram circunscritas nas medidas de isolamento e distanciamento social em decorrência da segunda onda da pandemia da covid-19. Cumprindo os decretos governamentais, a IES deu continuidade à implementação e às adaptações na infraestrutura e medidas de biossegurança para prevenção da contaminação do vírus SARS-CoV-2, mantendo a modalidade de ensino remoto e posteriormente para o híbrido. Na opinião dos discentes, essas alterações foram bem conduzidas e receberam avaliação positiva, com reconhecimento da atuação do Comitê de Combate e Prevenção à covid-19 da Unichristus.

No mesmo contexto, observou-se o fortalecimento das ações de responsabilidade social da IES, que ofereceu contrapartida com a realização de ações extensionistas e atuação na linha de frente de combate a pandemia, com a participação de discentes e de docentes em campanhas de vacinação, coleta de material biológico e testagens para covid-19, além da realização de educação continuada e orientações sobre medidas de prevenção à doença, favorecendo o diálogo com a comunidade em tempos de isolamento social.

Desse modo, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) constatou que, apesar dos novos desafios com a segunda onda da pandemia da covid-19, a comunidade acadêmica se renovou na forma de produzir conhecimento e atender às necessidades da sociedade. A avaliação do impacto da pandemia no processo de aprendizagem, itens inseridos no questionário da CPA no referido ano, possibilitou uma análise focalizada das ações acadêmicas e administrativas no alcance da meta da educação superior de qualidade.

Entre as ações efetivas decorrentes da pesquisa, destacam-se intensa capacitação de docentes para utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação, metodologias ativas e avaliações do processo de ensino-aprendizagem. Investimento no aparato tecnológico, como aquisição de computadores, microfones, câmeras, webcam, caixas de som, softwareschromebooks, entre outros, objetivando o aprimoramento dos recursos tecnológicos e didáticos que favoreceram a transição do ensino remoto ao híbrido.

No que diz respeito ao desenvolvimento sustentável e às ações para o meio ambiente, a Unichristus iniciou a implantação da utilização de chromebooks para realização de avaliações presenciais dos alunos, o que representa um incentivo ao uso sustentável dos recursos, promovendo um pensamento que equacione o consumo e a preocupação com a natureza, perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos.

Sobre a infraestrutura da IES, observou-se uma ampliação das atividades de ambientes de aprendizagem já existente, como o Hospital de Assistência Integral Simulada (HAIS), manutenção das clínicas escolas e a realização das reuniões de planejamento para construção de uma clínica odontológica na Sede Benfica.

O quadro 1 a seguir descreve alguns exemplos das ações de melhorias implementadas em 2021 pela IES.

Quadro 1: Exemplos das ações de melhorias implementadas em 2021 pela Unichristus
·         Continuidade das ações do Comitê de Combate e Prevenção à covid-19, o qual permaneceu atuante durante todo o ano de 2021.
·         Continuidade da implementação e das adaptações na infraestrutura para prevenção e combate à covid-19, mantendo a modalidade de ensino remoto e posteriormente o híbrido.
·         Readaptação das ações extensionistas, especialmente com a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação para favorecer o diálogo com a comunidade em tempos de isolamento social.
·         Contribuição da IES por meio dos cursos da saúde, no apoio aos serviços formais de saúde do município de Fortaleza e regiões metropolitanas, que contribuíram para a solução de problemas advindos com a pandemia de covid-19 com ações como testagem e vacinação contra a covid-19.
·         Avaliação do impacto da pandemia no processo de aprendizagem dos estudantes, que contribuiu com a adoção de medidas de biossegurança e ações objetivas para transição do ensino remoto ao presencial.
·         Realização dos planos de capacitação dos professores e as reuniões de planejamento dos seminários interdisciplinares.
·         Aquisição de novos computadores, microfones e câmeras para os laboratórios de informática, como também de softwares específicos para cada disciplina que exigem um conhecimento inerente à área de atuação profissional.
·         Aquisição de webcam, microfone e caixas de som para estruturar as salas de aulas para o ensino remoto e híbrido.
·         Ampliação das atividades do Hospital de Assistência Integral Simulada (HAIS) com a realização de atividades com os alunos dos cursos de graduação e Pós-graduação.
·         Realização de atividades de simulação realística no Hospital de Assistência Integral Simulada (HAIS) em decorrência da impossibilidade de os alunos estarem nos serviços públicos de saúde por conta da contaminação de covid-19.
·         Aquisição dos equipamentos de proteção individual (EPIs) para continuidade das atividades práticas com foco na segurança e seguindo os decretos governamentais de medidas preventivas de combate ao covid-19.
·         Aquisição de chromebooks para viabilização do modelo híbrido de ensino, possibilitando aos alunos o acesso a Minha Biblioteca e materiais didáticos dos docentes, bem como a realização de avaliações individualizadas e presenciais.
·         Substituição do formato de provas impressas para o digital, com a utilização de chromebooks, que  favorece a sustentabilidade e o desenvolvimento da política ambiental.
·         Manutenção das clínicas de Odontologia, cada uma com 14 equipos cada. Dois equipos no laboratório do Benfica. Uma Pré-clínica com 60 equipamentos. Segunda Pré-clínica com 20 equipamentos.

2020

Em 2020, em razão do contexto de pandemia do novo coronavírus que assolou a humanidade, a perspectiva de análise infraestrutural foi adequada no questionário, tendo em vista que os alunos avaliaram aspectos apropriados ao ensino remoto. As mudanças e as inserções demonstraram empatia com os alunos, geraram um feedback do momento para a Unichristus e comprovaram, para a CPA, o interesse da Instituição em melhor atender às novas demandas, atuando, com sensibilidade, nos novos tempos de distanciamento social.

Destacam-se, no referido ano, as adaptações realizadas na infraestrutura de todas as Unidades da IES, que consistiram na adequação aos decretos governamentais para combater e prevenir a contaminação pelo coronavírus. A pandemia exigiu mudanças na dinâmica de trabalho nas salas de aula, nos ambientes compartilhados, nas rotinas de entrada e saída da sede, bem como nas reformulações da infraestrutura de laboratórios, por exemplo.

Para tanto, a IES criou um comitê responsável por conduzir o plano de contingência para prevenção da covid-19 entre funcionários, docentes, discentes e comunidade. A seguir, em caráter ilustrativo, registram-se algumas adaptações na infraestrutura das sedes.

Quadro 1: Adequações infraestruturais de 2020

Adaptações na infraestrutura, segundo o protocolo, para evitar a disseminação do novo coronavírus na Unichristus
  • Disponibilização de tapetes sanitizantes de hipoclorito de sódio a 2% para higienização e desinfecção de sapatos.
  • Instalação de dispensers de álcool em gel 70% para higiene das mãos em entradas, corredores e demais locais de circulação de pessoas.
  • Instalação de sinalizações com as medidas educativas e protetivas por toda a Instituição, especialmente, nas entradas dos ambientes, constando as instruções sobre as normas de proteção que estão em vigência no local.
  • Instalação de marcações e sinalizações a fim de organizar o sentido do fluxo de pessoas dentro da Instituição.
  • Demarcação de forma que alunos, professores e funcionários mantenham o distanciamento mínimo exigido de 1,5m entre eles.
  • Instalação de barreiras físicas como telas de acrílico, nos locais que não permitiam o distanciamento mínimo exigido.
  • Fixação de placas em todas as entradas das salas e dos setores, determinando a capacidade máxima de lotação.
  • Limpeza dos banheiros com hipoclorito de sódio a 2% ou solução de quaternário de amônia ou outro sanitizante eficaz.
  • Instalação de equipamento de vídeo e áudio nas salas de aula para ensino remoto ou na possibilidade do ensino híbrido.

Fonte: Relatório CPA, 2020.

Em razão da excepcionalidade provocada pela pandemia do novo coronavírus, a Unichristus também adequou a infraestrutura das salas de aula para a realização de aulas remotas síncronas, conforme autorização do MEC. A Instituição investiu em equipamentos de informática a fim de assegurar o pleno andamento dos trabalhos, com os primordiais meios e tecnologias de informação e de comunicação.

Essa medida possibilitou que os docentes dispusessem de todas as ferramentas, com salas de aula equipadas para que os conteúdos fossem ministrados com o acompanhamento remoto pelos alunos. Além de notebooks e de computadores, foram instalados equipamentos de vídeo e de áudio nas salas, como webcams, microfones e caixas de som, proporcionando a plena interação simultânea entre professor e aluno.

Destaca-se, ainda, em 2020, que a IES adquiriu a base de materiais bibliográficos da Minha Biblioteca, que reúne um acervo completo de livros digitais; são milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científicos, divididos em 7 catálogos: Medicina, Saúde, Ciências Exatas, Jurídica, Sociais Aplicadas, Pedagógica e Artes & Letras. Ao todo, contempla 12 das principais editoras de livros acadêmicos do Brasil e 15 selos editoriais. Tudo isso em uma plataforma prática e intuitiva e com diversas ferramentas inclusas, que podem ser acessadas em qualquer dispositivo conectado à internet.

Disponibilizou, também, a RT Online, que reúne doutrina, legislação e jurisprudência nas mais diversas áreas do Direito, além de trazer legislação comentada nas áreas de Processo Civil, Direito Tributário, CLT e Defesa do Consumidor.

Verifica-se que a comunidade acadêmica pode contar com os recursos de infraestrutura da IES nos espaços físicos, na atualização de livros e periódicos e na adaptação ao contexto adverso da pandemia da covid-19, garantindo acesso ao conteúdo atualizado e relevante em versões físicas ou digitais.

2019

Em 2019, o Centro Universitário Christus (Unichristus) promoveu melhorias e continuou realizando aperfeiçoamentos nos mais diversos âmbitos, a fim de manter a qualidade dos serviços prestados à comunidade acadêmica e à sociedade civil. A seguir, expõe-se um rol ilustrativo de melhorias empreendidas, em 2019, nas Unidades da Instituição, priorizando os incrementos na infraestrutura, acessibilidade e nas aquisições de livros e periódicos feitas pela biblioteca.

No que diz respeito ao acervo bibliográfico, a IES implementa, de maneira contínua, a ampliação dos recursos aos discentes e aos docentes. Em 2019, foram adquiridos o quantitativo de 2.753 novos exemplares de livros e 626 novos exemplares de periódicos. As aquisições de livros e de periódicos feitas nesse ano revelam o crescimento e a atualização do acervo, acompanhando o desenvolvimento da produção científica nacional e internacional e proporcionando aos discentes e docentes da Instituição atualização constante.

Além desse acervo bibliográfico, a biblioteca disponibiliza revistas acadêmico-científicas, livros digitais gratuitos, publicações eletrônicas gratuitas, orientações para o acesso remoto e pesquisas nas bases de dados on-line com acesso à literatura nacional e internacional, além de acesso a redes de bibliotecas em diversas áreas da saúde.

No que diz respeito à infraestrutura, em 2019, foram realizadas manutenções preventivas, ajustes de equipamentos, reformas e adaptações. Destaca-se, ainda, a construção de novos espaços para aprendizagem e desenvolvimento de habilidades dos discentes, como novas salas de aula, escritório modelo para o Curso de Arquitetura e Urbanismo, execução de área para as aulas práticas de construção civil, NPT, criação da Clínica de Odontologia e novos laboratórios de habilidades cirúrgicas.

Tais ações de melhoria são decorrentes do compromisso da Unichristus com as políticas institucionais inscritas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a exemplo das políticas de ensino, extensão e pesquisa. Sobre a dimensão que descreve o atendimento aos estudantes, ressaltam-se a ampliação no número de salas de tutoria, a ampliação de ambientes que promovam o convívio social e esportivo, como a montagem de tabelas de basquete e pintura da quadra de esporte.

O quadro 1 a seguir descreve alguns exemplos das ações de melhorias implementadas em 2019 pela IES.  

Quadro 1: Exemplo das ações de melhorias implementadas em 2019 pela Unichristus.
  • Ações de manutenção e ajustes de equipamentos, construções de nova sala de aula, além de reformas e manutenções.
  • Reforma para criação de salas de reunião, sala de projeto e desenvolvimento e sala LITEC.
  • Reforma de sala para criação de Escritório Modelo de Arquitetura.
  • Execução de área para aulas de práticas de construção civil, NPT.
  • Montagem de tabelas de basquete e pintura de demarcação em quadra de esportes.
  • Reforma para criação de nova Clínica de Odontologia na CEO.
  • Reforma para criação de 7 novos laboratórios de habilidades cirúrgicas.
  • Criação de nova sala no CME, instalação de exaustor, fornecimento e montagem de bancadas em inox, criação de pontos para pistolas de ar comprimido e substituição de torneiras convencionais por torneiras elétricas.
  • Reforma no Comitê de Ética com criação de nova sala.
  • Criação de 4 novas salas de tutoria. O número de salas de tutoria passou de 20 para 24.

Fonte: Relatório CPA, 2019.

2018

Em 2018, o Centro Universitário Christus (Unichristus) promoveu melhorias e continuou realizando aperfeiçoamentos nos mais diversos âmbitos. A seguir, expõe-se um rol ilustrativo de melhorias empreendidas, em 2018, nas quatro Unidades da Instituição.

As aquisições de livros e periódicos feitos no ano de 2018 revelam o crescimento e a atualização do acervo em relação ao ano de 2017. Sobre esse aspecto, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) constatou o compromisso da IES com a meta inscrita em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) com o contínuo crescimento do acervo de livros e periódicos em relação aos anos anteriores, considerados nas diversas Unidades, entre as quais, Parque Ecológico, Benfica, Dom Luís e Dionísio Torres e, consequentemente, contabilizou, ao final de 2018, um acréscimo de 3.518 exemplares de livros e 941 exemplares de periódicos para a IES.

De modo mais específico, o Campus Parque Ecológico, no ano de 2018, ampliou o acervo da biblioteca em 357 títulos e 1913 exemplares, chegando a um total de 6.544 títulos e 44.822 exemplares de diversas áreas, atendendo alunos dos Cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Gastronomia, Medicina, Odontologia, Nutrição e Psicologia. Além dos Cursos Superiores de Tecnologia de Radiologia, Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu na área da saúde.

Destaca-se a responsabilidade da Unichristus na busca de melhorias contínuas para a qualidade do ensino superior, que pode ser observada no alcance das metas inscritas no PDI, a exemplo do avanço tecnológico, do apoio às atividades acadêmicas e da expansão da infraestrutura.

No que diz respeito à infraestrutura, foram realizadas ações de manutenção e ajustes de equipamentos, construções de novas salas de aula, reformas das salas de coordenação, a aquisição de um novo gerador, além de reformas e construções voltadas para melhorias diversas realizadas na Unidade Operacional Parque Ecológico. 

No quadro 1 a seguir, são apresentados exemplos de ações da Unichristus para o ano de 2018, implementadas por meio do relatório elaborado pela CPA com base na análise dos questionários avaliativos aplicados em 2017 e nas diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da IES.

Quadro 1: Exemplos das ações de melhorias implementadas em 2018 pela Unichristus.
  • Reforma de sala para construção de laboratório para a realização de práticas odontológicas contemplando dois equipos.
  • Reforma de adequação para nova entrada pela Rua Princesa Isabel para acesso ao Hospital Simulado.
  • Reforma para mudança e novas salas de coordenações de Enfermagem, de Biomedicina, e Odontologia e Supervisão de Campus do bloco A para o bloco C.
  • Revisão e adequação geral da edificação para as instalações e sinalizações de prevenção e combate a incêndio, incluindo-se: instalação de novos hidrantes e luminárias de emergência.
  • Upgrade/adição dos rádios utilizados na transmissão do sinal Wi-Fi, resultando em uma melhora significativa na qualidade e velocidade do sinal e cobertura da internet.
  • Melhorias nas partes de rede, que resultaram em uma internet mais estável e rápida, tanto na parte administrativa, quanto na acadêmica (laboratórios).
  • Construção de 2 novos consultórios de Odontologia para atender à demanda da clínica, incluindo 28 estações de atendimento, PNE, sala de Raios X, bancadas com lavatórios e bancada para computadores.
  • Reunificação de laboratório de pré-clínica e criação de novo laboratório, contemplando novas bancadas para os alunos e criação de sala de entrega de material.
  • Criação de laboratório de habilidades cirúrgicas e centro multiprofissional de prática cirúrgica simulada.
  • Criação de 6 novas salas de habilidades, reforma em corredor, criação de 2 novas salas de aula e criação de depósito.
  • Adaptações em laboratório de anatomia, contemplando demolição de alvenaria, montagem de porta, instalações hidráulicas, montagem de lavatórios, revestimentos cerâmicos e pintura.
  • Reforma da Clínica Escola de Saúde. Reforma em 4 consultórios da Clínica Escola de Saúde.
  • Reforma CME, térreo. Criação de sala de desinfecção química com bancadas em inox, exaustor mecânico e ar-condicionado.

Fonte: Relatório CPA, 2018.

2017

Em 2017, o Centro Universitário Christus (Unichristus) promoveu melhorias e continuou realizando aperfeiçoamentos nos mais diversos âmbitos, com o objetivo de incrementar a qualidade dos serviços prestados à comunidade acadêmica e à sociedade civil. A seguir, listam-se exemplos de melhorias empreendidas em 2017 nas quatro Unidades da Instituição, priorizando os incrementos na infraestrutura, acessibilidade e na aquisições de livros e periódicos feitas pela biblioteca.

Ilustrativamente, pode-se destacar: na sede Benfica, o acervo bibliográfico com livros impressos foi ampliado em 112 títulos e 344 exemplares, totalizando o quantitativo de 958 títulos e 6.148 exemplares disponíveis para os Cursos de Biomedicina, Enfermagem e Odontologia. Além desses, a biblioteca disponibiliza revistas acadêmico-científicas, livros digitais gratuitos, publicações eletrônicas gratuitas, orientações para o acesso remoto e pesquisas nas bases de dados on-line, além de acesso a redes de bibliotecas em diversas áreas do conhecimento. A biblioteca da sede Dom Luís disponibiliza vasto acervo bibliográfico com livros impressos, e, no ano de 2016, somou 203 títulos e 913 exemplares aos já existentes. Ao final, o acervo foi ampliado, totalizando 20.681 títulos e 70.742 exemplares.

A respeito da infraestrutura, merece destaque a ampliação de ambientes de aprendizagem, como o Hospital Simulado, o Ambulatório de Saúde, consultórios odontológicos, a construção do Laboratório de Análises Clínicas e um ginásio de Fisioterapia Pediátrica. Essa ampliação demarca, além do compromisso da IES com as políticas de ensino, pesquisa e extensão, a sua responsabilidade social, uma vez que alguns desses equipamentos de saúde estarão disponíveis para o atendimento da sociedade civil.

Outros exemplos de ampliações e de reformas representam uma resposta à demanda das avaliações realizadas pela CPA da IES, como a construção de um estacionamento exclusivo para motocicletas no interior da edificação. Além desta, destacam-se: reforma do teatro, instalação de serviço de som no miniauditório, disponibilidade de mais uma sala/laboratório de informática no 6º andar; upgrades nas 38 máquinas do laboratório de informática, modernizações de elevadores.

No quadro 1 a seguir, são apresentadas as ações do Centro Universitário Christus (Unichristus) para o ano de 2017, implementados por meio do relatório elaborado pela CPA com base na análise dos questionários aplicados em 2016 e nas diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da IES.

Quadro 1: Exemplos das ações de melhorias implementadas em 2017 pela Unichristus.
  • Instalações de prevenção e combate ao incêndio: revisão e adequação geral da edificação para as instalações e sinalizações de prevenção e combate ao incêndio, incluindo-se detectores de fumaça e corrimãos em todas as escadas.
  • Setor administrativo: reforma para os ambientes de Secretaria de Cursos, Setor Financeiro, Secretaria Geral, SER, SAAL, Coordenação de Cursos, Setor de Pessoal, Prouni e atendimentos e circulação.
  • Ambulatório de saúde: reforma para adequação ao ambulatório com recepção/atendimento, consultórios, ambulatório e sala de vacina.
  • Hospital simulado: reforma para adequação de salas de aula para ambientes para o hospital simulado vestiários, dml, lavagem de mãos, sala de cirurgia, observação e leitos para o hospital simulado. 
  • Lixeira hospitalar: construção de lixeira tipo hospitalar.
  • Estacionamentos externos/quadra: instalação de grades e cancelas em estacionamento situado na Rua Coronel Linhares. Construção de guarita, pavimentação em pedra tosca, instalação de grades e cancelas em estacionamento situado na Rua Vicente Leite. 
  • Construído um estacionamento exclusivo para motocicletas no interior da edificação. 
  • Construção de Laboratório de Análises Clínicas no térreo da edificação. 
  • Construção novo Biotério no térreo da edificação.
  • Clínica Escola de Saúde (CES): construção de sala e copa para médicos preceptores no prédio anexo à clínica. Construção de 04 novos consultórios na clínica.
  • Unidade do Curso de Gastronomia: reforma sala de panificação, com a relocação de bancada com 2 cubas de inox na sala de panificação.

Fonte: Relatório CPA, 2017.

2016

Considerando o relatório de avaliação institucional elaborado pela CPA, a Unichristus realizou diversas ações de melhoria, com o fito de, continuamente, prestar serviços educacionais de excelência.

Em 2016, podem ser destacadas as seguintes intervenções para melhoria da acessibilidade de pessoas com deficiência física: eliminação de barreiras arquitetônicas para circulação do estudante; reserva de vagas em estacionamentos nas proximidades das unidades de serviços; construção de rampas com corrimãos ou colocação de elevadores, facilitando a circulação de cadeira de rodas; adaptação de portas e banheiros; colocação de barras de apoio nas paredes dos banheiros; instalação de lavabos, bebedouros e telefones públicos em altura acessível e reserva de espaços para pessoas que utilizam cadeira de rodas em locais de espetáculos, conferências, aulas e outros de natureza similar.

Além destas, foram realizadas intervenções para melhoria da acessibilidade de pessoas com deficiência visual, como reserva de espaços e lugares, inclusive acompanhante; compromisso formal da Instituição de proporcionar, caso seja solicitada, desde o acesso até a conclusão do curso, sala de apoio contendo máquina de datilografia Braille, impressora Braille acoplada a computador, sistema de síntese de voz, gravador e fotocopiadora que amplie textos; plano de aquisição gradual de acervo bibliográfico em fitas de áudio; software de ampliação de tela e equipamento para ampliação de textos para atendimento a aluno com visão subnormal; lupas, réguas de leitura e scanner acoplado a um computador.

As intervenções para melhoria da acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva consistiram em reserva de espaços e lugares específicos, inclusive acompanhante; compromisso formal da Instituição de proporcionar, caso seja solicitada, desde o acesso até a conclusão do curso, quando necessários, intérpretes de língua de sinais/língua portuguesa, especialmente quando da realização de provas ou sua revisão, complementando a avaliação expressa em texto escrito ou quando este não tenha expressado o real conhecimento do aluno; flexibilidade na correção das provas escritas, valorizando o conteúdo semântico; aprendizado da língua portuguesa, principalmente, na modalidade escrita, (para o uso de vocabulário pertinente às matérias do curso em que o estudante estiver matriculado) e materiais de informações aos professores para que se esclareça a especificidade linguística dos surdos.

Nesse aspecto, a CPA constatou que a IES avança em sua meta de promoção de acessibilidade e atendimento prioritário, pois cumpre sua política institucional de acessibilidade e adapta-se às normas e aos princípios que garantam os direitos do aluno com necessidades educacionais especiais. Assim, a Unichristus desenvolve uma série de ações para manter a qualidade de ensino para todos os seus alunos e, especificamente, assegurar ao aluno com deficiência as condições necessárias para o seu pleno aprendizado.

No que diz respeito ao acervo bibliográfico, a IES implementa, de maneira contínua, a ampliação dos recursos aos discentes e docentes, uma vez que, em 2016, a IES adquiriu o quantitativo de 11.002 novos exemplares de livros e 1.482 novos exemplares de periódicos. 

O quadro 1 descrito a seguir lista as ações do Centro Universitário Christus (Unichristus) para o ano de 2016, implementados a partir do relatório elaborado pela CPA com base na análise dos questionários avaliativos aplicados em 2015 e nas Diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da IES.

Quadro 1: Exemplos das ações de melhorias implementadas em 2016 pela Unichristus.
  • As salas foram adaptadas para a utilização do setor administrativo.
  • Os setores administrativos foram distribuídos em Recepção, Secretaria de Curso e de Alunos, Setor Financeiro, Coordenações dos Cursos, SAP, Sala de Professores, recepção de andares e infraestrutura.
  • A salas foram equipadas com lousas digitais e com 10 (dez) computadores com acesso à rede de internet, mesas-redondas, estantes e quadros brancos para desenvolvimento de estudos dirigidos, grupos de estudos e monitorias.
  • A sala para implantação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) que funcionará como escritório modelo sob a gerência de um docente e com as participações de 08 (oito) alunos e em parceria com a Receita Federal, Secretaria da Fazenda Estadual e Secretaria de Finanças do Município de Fortaleza.
  • Aumento da quantidade de vagas no estacionamento com deslocamento de barreiras para disponibilizar mais espaço interno.
  • Aumento da iluminação externa, visando a oferecer maior segurança no tráfego de carros e pedestres.
  • Substituições de equipamentos de wi-fi para melhorar a qualidade e intensidade do sinal da rede wireless.
  • Revisão e adequação geral da edificação para as instalações e sinalizações de prevenção e combate ao incêndio, incluindo hidrantes com mangueiras, sprinklers, extintores, bombas centrífugas, alarmes com central, luminárias de emergência e sinalizações para rota de fuga.
  • Criação de nova sala para coordenação (NUTEC), sala de apoio para professor e sala da diretoria.
  • Ampliação de edificação com criação de novos laboratórios no Núcleo de Práticas Tecnológicas (NPT).
  • Criação do bloco de Núcleo de Aprendizagem Tecnológica com laboratórios, salas de aulas, banheiros, área de embarque/desembarque, caramanchão e letreiro.
  • Incrementos infraestruturais no Núcleo de Prática Jurídica.
  • Intervenções para melhoria da acessibilidade de pessoas com deficiência física; deficiência visual e deficiência auditiva.

Fonte: Relatório CPA, 2016.

2015

O Centro Universitário Christus (Unichristus) busca, de maneira contínua, aperfeiçoar-se como instituição de ensino, quanto à qualidade de seus recursos didático-materiais e de suas instalações. 

Destacam-se, no ano de 2015, o avanço na implementação das políticas de ensino, pesquisa e extensão. No ensino, houve a abertura de novos cursos, a ampliação de espaços acadêmicos, laboratórios de práticas didáticas, clínicas-escolas, bem como ambientes adequados para o trabalho do corpo técnico-administrativo, para coordenadores, para atendimento dos discentes e produção científica de docentes. 

No que diz respeito ao acervo bibliográfico, o Centro Universitário Christus implementa, de maneira contínua, a ampliação dos recursos aos discentes e docentes, uma vez que, neste ano, a IES adquiriu o quantitativo de 10.618 novos exemplares. 

Especialmente na pesquisa, as melhorias na infraestrutura da pós-graduação stricto sensu, para abrigar mestrados acadêmicos e profissionais, reflexo da expansão e visibilidade social da Unichristus no Estado do Ceará e no País. 

A comunicação com a sociedade também foi uma preocupação da IES, que resultou na criação do novo site institucional e plataforma social para uma maior aproximação com os estudantes e a sociedade civil.

O quadro 1 descrito a seguir expõe as ações da Unichristus para o ano de 2015, implementados por meio do relatório elaborado pela CPA com base na análise dos questionários avaliativos aplicados em 2014 e nas diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da IES.

Quadro 1: Exemplos das ações de melhorias implementadas em 2015 pela Unichristus
  • A biblioteca do Campus Dom Luís adquiriu mais 318 títulos, perfazendo 3006 exemplares novos. O acervo total agora é de 57.813 exemplares (18.952 títulos).
  • A biblioteca do Campus Parque Ecológico adquiriu 815 títulos, perfazendo 7.612 novos exemplares.
  • Implantação do Curso de Gastronomia (CST) no Campus Parque Ecológico.
  • Implantação de acompanhamento, por meio da Plataforma Moodle, para os alunos de TCC do Curso de Administração.
  • No Campus Dom Luís, foram criados mais 2 laboratórios no Núcleo de Práticas Tecnológicas.
  • Reforma no prédio do Campus Dom Luís. Foram criadas 9 salas de aula, sendo 4 delas para laboratório de informática.
  • O refeitório dos funcionários e o Ambulatório (NAEA) para atendimento da comunidade acadêmica foram ampliados.
  • Foram criadas ainda 7 salas administrativas, 3 depósitos, 1 sala de reuniões e 3 novos banheiros.
  • Foi construída uma nova estrutura para a Secretaria de Alunos (atendimento e administração).
  • Foram ainda instaladas catracas biométricas na recepção de entrada do prédio.
  • Para todos os campi, foi feita a instalação do SO Open Source Linux em alguns laboratórios (agora são 2 sistemas operacionais Linux e Windows à disposição dos alunos e dos professores).
  • Criação do novo site institucional (https://unichristus.edu.br/).
  • No Campus Parque Ecológico, foram criadas duas salas na Clínica de Saúde (consulta de Enfermagem e teste rápido e construção da sala de prontuários).
  • Aquisição de novos equipamentos para os laboratórios da área de saúde.
  • Construção de 3 laboratórios na sede do Benfica e aquisição de equipamentos para os Cursos de Biomedicina e Enfermagem.
  • No Campus Parque Ecológico, foi realizada a construção do Laboratório de Odontologia Pré-Clínica com 60 equipos e 58 simuladores (cabeças para adaptação de manequins para treinamento pré-clínico), preparado para receber 58 alunos.
  • Criação do Núcleo de Práticas Gastronômicas para o novo Curso de Gastronomia (CST).
  • Criação de página (fanpage) na plataforma social Facebook para facilitar a comunicação com os alunos do Curso de Direito.
  • Criação do Campus Dionísio Torres para abrigar os Cursos de Ciências Contábeis e Sistemas de Informação.
  • Implantação do Mestrado em Cirurgia Minimamente Invasiva (CMI) e Mestrado em Ensino em Saúde.
  • No Campus Parque Ecológico, foram criados os seguintes ambientes administrativos: Sala da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.
  • Secretaria dos Mestrados: Cirurgia Minimamente Invasiva (CMI) e Mestrado em Ensino em Saúde.
  • Sala da Secretaria do Mestrado Profissional de Biotecnologia UECE/Unichristus.
  • Sala da Coordenação dos Mestrados.
  • Sala de Orientação dos Projetos de Mestrado.
  • Sala de Orientação em Bioestatística de graduação e pós-graduação.
  • Todos os campi passaram por reparos de manutenção.
  • Criação de um novo espaço de trabalho para a CPA no Campus Dom Luís (13º andar).

Fonte: Relatório CPA, 2015.

2014

Em 2014, destacam-se ações no âmbito da política de gestão de pessoas, com iniciativas que contribuíram com as carreiras do corpo docente e técnico-administrativo. A Unichristus assume que o professor é o elemento fundamental no alcance da realização de um projeto educacional de qualidade e, por isso, investe no aprimoramento técnico-pedagógico, viabilizando as iniciativas de capacitação, incentivo à participação de docentes em eventos científicos, na produção científica, entre outros.

Do mesmo modo, a Unichristus define, como metas em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a capacitação do corpo técnico-administrativo com o intuito de formar talentos humanos, em níveis técnico, administrativo e gerencial, promovendo o aperfeiçoamento e a atualização de conhecimentos. 

Além dessas, ressaltam-se as melhorias implementadas na infraestrutura de todas as sedes, com ações de manutenção preventiva, reformas e construção de espaços de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades, como salas de aula, reforma do Núcleo de Práticas Jurídicas, construção de um biotério, construção de salas de práticas na Clínica Escola de Fisioterapia e um jardim com espaço de convivência para os alunos e professores da Clínica Escola de Saúde. 

O quadro 1 a seguir descreve alguns exemplos das ações de melhorias implementadas no ano de 2014 na Unichristus.

Quadro 1: Exemplos das ações de melhorias implementadas em 2014 pela Unichristus.
  • Parceria com a Editora Saraiva para disponibilização de conteúdo de livros on-line para alunos e professores.
  • Capacitação de professores.
  • Aumento no incentivo aos professores para participação em eventos científicos.
  • Aumento no quadro de professores.
  • Atualização das ementas das disciplinas e dos planos de ensino.
  • Ampliação da utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem via Moodle.
  • Ampliação das atividades de extensão, como visitas técnicas.
  • Treinamento de funcionários do corpo administrativo para atendimento. 
  • Instalação de lousas digitais em salas de aula do Campus Parque Ecológico.
  • Finalização do 9º andar com 8 novas salas de aula no Campus Parque Ecológico
  • Aquisição de Ipads, Apple TVs e televisores LED 42”.
  • Atualização do acervo das bibliotecas dos Campi Parque Ecológico, Dionísio Torres e Dom Luís.
  • Manutenção geral em todas as sedes.
  • Reforma do Núcleo de Práticas Jurídicas.
  • Construção de um biotério e mais três salas de práticas na Clínica Escola de Fisioterapia.
  • Construção de três consultórios e um jardim com espaço de convivência para os alunos e professores da Clínica Escola de Saúde.
  • Construção do Núcleo de Práticas Tecnológicas.
  • Atualização dos laboratórios.

Fonte: Relatório CPA, 2014.

2013

Em 2013, o Centro Universitário Christus (Unichristus) promoveu melhorias com base nas informações do relatório de autoavaliação institucional elaborado pela CPA. A seguir, expõe-se um rol ilustrativo de melhorias empreendidas, em 2013, nas Unidades da Instituição, priorizando os incrementos na infraestrutura dos cursos presenciais e EAD, nos espaços de convivência e nas aquisições de livros e periódicos feitas pela biblioteca.

Destacam-se, no referido ano, os investimentos na infraestrutura que fortaleceram as políticas de ensino, pesquisa e extensão, bem como o vínculo com os egressos, pois, além da reforma e construção de espaços de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades para os discentes em formação, a IES disponibilizou salas para serem utilizadas pelos egressos que se preparam para realização de concursos públicos. 

Essa melhoria confirma o compromisso da IES com o Programa de Acompanhamento ao Egresso (PAE), que assume o compromisso de aproximar o relacionamento entre a instituição e seus ex-alunos, por meio de todas as formas de comunicação possíveis e viáveis, incluindo um espaço on-line.

As atividades artísticas e culturais também compõem a proposta de formação integral da Unichristus; por isso, ações de melhoria foram realizadas para promover o convívio entre docentes e discentes em espaços fora da sala de aula, que promovam desenvolvimento humano em seus aspectos socioculturais, competências e habilidades cognitivas, afetivas e práticas. Nesse sentido, em 2013, houve a reforma da Praça Verde, do Auditório, do Espaço Cultural e da sala da coordenação e de eventos.

A seguir, são apresentadas, no quadro 1, as ações da Unichristus para o ano de 2013, implementadas por meio do relatório elaborado pela CPA com base na análise dos questionários avaliativos aplicados em 2012 e nas diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da IES.

Quadro 1: Exemplos das ações de melhorias implementadas em 2013 pela Unichristus
  • Conclusão das instalações de equipamentos multimídia em todas as salas de aula.
  • Troca das tomadas elétricas pelos modelos atuais.
  • Implantação do uso de coletes refletores para o pessoal da infraestrutura que trabalha nos estacionamentos.
  • Disponibilização de mais um estacionamento para o período da manhã.
  • Aquisição de geladeira para o refeitório.
  • Instalação de armários individuais para uso dos alunos.
  • Implantação dos Laboratórios de Química e de Física para os Cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e de Arquitetura e Urbanismo.
  • Implantação da sala de Desenho para os Cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e de Arquitetura e Urbanismo.
  • Implantação do projeto egresso com reforma e disponibilização de uma sala de estudos especialmente para ex-alunos se prepararem para concursos.
  • Reforma de todas as persianas dos auditórios e do espaço cultural e reforma do espaço para convivência.
  • Implantação de dois laboratórios de informática para os cursos de Educação a Distância (EaD).
  • Reforma da Praça Verde, do Auditório, do Espaço Cultural e da sala da coordenação e de eventos.
  • Implantação do Laboratório de Simulações Avançadas; Hospital Simulado; Laboratório Morfofuncional, Sala de Reagentes, Sala de Drogaria, Sala da Coordenação dos Laboratórios e Laboratório de Radiologia.
  • Implantação dos Laboratórios Multidisciplinares de Microbiologia e Imunologia; Bioquímica e Farmacologia; Biofísica e Fisiologia; dois Laboratórios de Microscopia; Central de Produção de Água; Central de Esterilização.
  • Implantação das salas de atendimentos dos professores aos alunos de todos os cursos da saúde, sala do Núcleo de Atendimento Pedagógico (NAP), sala do Serviço de Apoio Psicopedagógico (SAP), Núcleo de Apoio à Acessibilidade, Núcleo de Atendimento à Monografia e Pesquisa (NUCAMP), sala de Atendimento de Bioestatística, Salas de Reunião 02 e 03.
  • Implantação das Coordenações Gerais e de Pesquisa dos cursos da saúde: Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Radiologia.

Fonte: Relatório CPA, 2013.

2012

Em 2012, destacam-se, como intervenções de responsabilidade social implementadas pela Unichristus, as ações extensionistas com populações vulneráveis, a exemplo da Trilha Ecológica com Seminário sobre Direitos Indígenas na comunidade Jenipapo-Kanindé. Nesse sentido, observa-se o compromisso da Unichristus na formação de qualidade, pois incentiva e oferece meios para implementação de projetos extensionistas nos diversos cursos da IES. Tais iniciativas cumprem o objetivo da Política de Cultura e Relações Comunitárias, na incorporação, pelos futuros profissionais, do respeito aos costumes e culturas locais e o empenho na educação e na disseminação de valores sociais, resultando na compreensão de seu papel de agente de melhorias sociais.

No que diz respeito à infraestrutura, em 2012, foram realizadas manutenções preventivas, ajustes de equipamentos, reformas e adaptações. Destaca-se, ainda, a construção de novos espaços para aprendizagem e desenvolvimento de habilidades dos discentes, como instalação de novas tomadas elétricas em todas as salas de aula, bem como nas áreas interna e externa da cantina para facilitar o uso de notebooks, tablets e aparelhos celulares, novos espaço para a Secretaria Geral e de Alunos, Tesouraria, Setor Pessoal, Apoio Jurídico, Comitê de Ética e Pesquisa (CEP).

A seguir, são apresentadas, no quadro 1, as ações da Unichristus para o ano de 2012, implementadas por meio do relatório elaborado pela CPA com base na análise dos questionários aplicados em 2011 e nas diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da IES.

Quadro 1: Exemplos das ações implementadas em 2012 pela Unichristus
  • Entrega de donativos ao Lar Amigos de Jesus e entrega dos alimentos arrecadados por ocasião da X Semana do Direito.
  • Realizado o IX Encontro de Iniciação Científica e IV Encontro de Pesquisadores.
  • O Escritório de Direitos Humanos (EDH) realizou, em 2012.2, Trilha Ecológica com Seminário sobre Direitos Indígenas na comunidade Jenipapo-Kanindé. 
  • Adoção de novas estratégias de ensino nos diversos cursos implementados pela Comissão Pedagógica Institucional.
  • Criação e colocação no ar dos sites dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação.
  • Criação do Projeto Ideias Ativas que consiste em seminários e palestras com temas inerentes à área contábil.
  • Realização de Curso de Inglês Instrumental.
  • Implantação de um grupo de estudos de marketing no Curso de Administração.
  • Implantação do projeto Profissionais do Futuro.
  • Incentivo ao grupo de alunos que integram o Plantão Alegre no Hospital do Câncer Pediátrico Peter Pan.
  • Participação e apresentação de trabalhos científicos de alunos do Curso de Fisioterapia.
  • Realização do Seminário Conflitos Socioambientais e Direitos Humanos”, em parceria com a Associação Cearense do Ministério Público, a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará, Associação dos Geógrafos do Brasil, o Centro de Assessoria Popular Caldeirão, a Justiça Federal – Ceará, o Grupo de Pesquisa Teorias Críticas – UFC, o Núcleo Tramas – UFC, a Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares – Ceará e o Terramar.
  • Parceria de intercâmbio do Curso de Medicina com a Universidade da França na área de cirurgia maxilo-facial.
  • Apresentação de trabalhos do Curso de Direito no VI Encontro Nacional da ANPPAS e XXI Congresso Nacional do CONPEDI.
  • Criação da Coordenação de Mídias Digitais e Sistemas Acadêmicos – responsável pela comunicação interna e melhoria contínua dos sistemas de uso acadêmicos e institucionais.
  • I Jornada Unichristus realizada pelos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Sistema de Informação que, além de promover palestras com convidados importantes da área empresarial, divulga trabalhos de destaque de alunos e professores.
  • Realização de atendimentos às comunidades acadêmicas e do entorno pelo Serviço de Inclusão Social (SIS).
  • Aquisição de armários para guardar pertences de alunos, individualmente.
  • Conclusão da instalação de novas tomadas elétricas em todas as salas de aula, bem como nas áreas interna e externa da cantina para facilitar o uso de notebooks, tablets e aparelhos celulares.
  • Aumento do espaço da Secretaria de Cursos.
  • Reforma do NPJ com a construção de novas salas.
  • Instalação de três novos elevadores.
  • Reforma do espaço para convivência de alunos.
  • Novo espaço para a Secretaria Geral e de Alunos, Tesouraria, Setor de Pessoal, Apoio Jurídico, Comitê de Ética e Pesquisa (CEP).
  • Instalações das salas para Pró-Reitoria e Reitoria.
  • Treinamento para o corpo técnico-administrativo sobre atendimento ao aluno.
  • Realização de trilhas ecológicas; as últimas foram na Prainha do Canto Verde (RESEX) e na Etnia Indígena Jenipapo-Kanindé. 
  • Projetos realizados, como Direitos Humanos e Gênero.

Fonte: Relatório CPA, 2012.

2011

A seguir, são apresentadas as ações do Centro Universitário Christus (Unichristus) para o ano de 2011, implementadas por meio do relatório elaborado pela CPA com base na análise dos questionários aplicados em 2010 e nas diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da IES.

No referido ano, a biblioteca manteve a política de atualização, cumprindo as normas de bom atendimento ao aluno e ao docente e manteve o horário ampliando para atendimento. 

No que concerne à informática em 2011, a Unichristus, além de manter e atualizar todos os equipamentos à disposição de alunos, professores e funcionários, colocou à disposição de todos, nas duas sedes, a internet sem fio em todas as dependências desses dois locais.

Por demanda da comunidade acadêmica, o atendimento da cantina, em 2011, passou por melhorias, por exemplo, a inclusão de um maior número de alimentos naturais no cardápio, com o objetivo de oferecer aos usuários alimentos mais saudáveis. Além disso, atendendo à necessidade de espaços de convivência, a IES instalou três caramanchões e mais mesas com quatro cadeiras tanto na parte coberta quanto na área que fica anexa à cantina.

Quadro 1: Exemplos das ações de melhorias implementadas em 2011 pela Unichristus
  • Início de instalações de mais tomadas elétricas em todas as salas de aula para facilitar o uso de notebooks, tablets e aparelhos celulares.
  • Conclusão da construção de dois vestiários (masculino e feminino) no 2º andar.
  • Iniciado o projeto de instalação de equipamentos de multimídias em todas as salas de aula.
  • Instalação de caramanchões no espaço de convivência e substituições de mesas e cadeiras da cantina.
  • Aumento de vagas para motos.
  • Ampliação do sistema que viabiliza aos alunos e aos professores o acesso à internet em todas as dependências da Instituição, rede wireless no térreo, em todos os andares e nas Clínicas Escolas da Fisioterapia e Medicina.
  • Melhorias nas instalações e na aquisição de novos equipamentos para a Clínica Escola de Fisioterapia e para a Clínica Escola de Medicina.
  • Novo espaço para a Secretaria Geral e de Alunos, Tesouraria, Setor Pessoal, Apoio Jurídico, Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) passaram a funcionar com novas instalações e ampliação de equipamentos acadêmicos.
  • Criação de uma nova sala para arquivamento dos documentos.
  • Atualização e ampliação do acervo de livros disponibilizados pela biblioteca na área dos cursos da saúde, atuais: Medicina e Fisioterapia. Aquisição de livros também para os novos cursos: Radiologia, Gestão Hospitalar e Enfermagem.
  • Manutenção e aprimoramento dos serviços prestados pelas salas de atendimento com computadores ligados à Internet para os docentes desenvolverem, adequadamente, o atendimento aos discentes – espaço de atendimento.
  • Modernização dos equipamentos do espaço de atendimento aos alunos, aquisição de novos computadores e substituição aos monitores do tipo (CRT) antigo pelo tipo LCD.
  • Criação dos novos serviços e espaços de atendimento.
  • 01 sala para o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) do Curso de Medicina – com professores e psicopedagogas formando a equipe para dar suporte ao processo acadêmico dos cursos da saúde.
  • 02 salas para o Núcleo de Atendimento a Monografia e Pesquisa (NUCAMP) do Curso de Fisioterapia.

Fonte: Relatório CPA, 2011.

2010

Em 2010, a autoavaliação institucional deu subsídios de informação para que a IES impulsionasse a política de capacitação de seus funcionários. O treinamento anual dos funcionários da faculdade demarca a efetivação das ações de capacitação do corpo técnico-administrativo, inscritas no PDI e que objetivam a formação de talentos humanos, em níveis técnico, administrativo e gerencial, promovendo o aperfeiçoamento e a atualização de conhecimentos. Nessa perspectiva, a CPA constatou que a IES avança no planejamento de permanente atualização e aperfeiçoamento do corpo docente e técnico-administrativo. 

Merece destaque a participação de docentes e discentes em atividades de responsabilidade social com parcerias com o Instituto FIEC de Responsabilidade Social (FIRESO) e da Ação Global do SESI, no município do Eusébio. Nesse sentido, a CPA constata a proatividade e o reconhecimento social da IES, em suas ações. Os exemplos descritos representam o avanço na meta da contribuição para o desenvolvimento da comunidade por meio do apoio de iniciativas dos diversos cursos em projetos sociais, contribuindo para a disseminação de valores educativos e a melhoria das condições sociais.

Ademais, no ano de 2010, foram realizados investimentos na infraestrutura que fortaleceram as políticas de ensino, pesquisa e extensão, além da reforma e construção de espaços de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades para os discentes em formação, a exemplo de criação de dois laboratórios de informática, reforma e reestruturação do Núcleo de Práticas Empreendedoras (NPE) para o desenvolvimento de atividades pedagógicas, passando a ser Núcleo de Práticas Pedagógicas e de Empreendedorismo (NUPPE). 

A seguir, são apresentadas as ações da Unichristus para o ano de 2010, implementadas por meio do relatório elaborado pela CPA com base na análise dos questionários avaliativos aplicados em 2009 e nas diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da IES.

Quadro 1: Exemplos das ações de melhorias implementadas em 2010
  • Reforma e reestruturação do Núcleo de Práticas Empreendedoras (NPE) para o desenvolvimento de atividades pedagógicas, passando a ser Núcleo de Práticas Pedagógicas e de Empreendedorismo (NUPPE).
  • Início da reforma do 2º andar para a construção de dois vestiários (masculino e feminino) a fim de propiciar mais conforto aos colaboradores que desempenham atividades de manutenção, conservação, limpeza e de segurança.
  • Reforma do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) com criação de mais duas salas para atendimento de alunos.
  • Aprimoramento dos serviços prestados pela cantina que passou a oferecer frutas e lanches dietéticos no seu cardápio.
  • Padronização e distribuição de blusas para todos os funcionários da Unichristus.
  • Atualização e ampliação do acervo de livros disponibilizados pela biblioteca.
  • Manutenção do horário ampliado para o atendimento da biblioteca.
  • Manutenção e aprimoramento dos serviços prestados pelas salas de atendimento com computadores ligados à Internet para os docentes desenvolverem adequadamente o atendimento aos discentes.
  • Modernização dos equipamentos dos laboratórios de Informática com a aquisição de 21 novos microcomputadores para o Núcleo de Práticas Pedagógicas e de Empreendedorismo (NUPPE) e substituição de 29 monitores do tipo (CRT) antigo pelo tipo LCD.
  • Instalação de rede wireless nos terceiro e quinto andares do Campus Dom Luís e térreo e quinto andar do Campus Parque Ecológico.
  • Criação de 02 dois laboratórios de informática com 60 (sessenta) computadores com telas de LCD no Campus Parque Ecológico.
  • Participação em atividades de responsabilidade social com parcerias com o Instituto FIEC de Responsabilidade Social (FIRESO) .
  • Ação Global do SESI, no município do Eusébio.
  • Doação de 10 computadores ao Instituto Filippo Smaldone, que tem como finalidade a educação dos surdos-mudos e a inclusão na comunidade dessas crianças e jovens, realizada durante a visita de docentes da Unichristus.
  • Arrecadação de brinquedos e cestas básicas, junto aos alunos da área de saúde, para os pacientes do Instituto Infantil do Câncer Peter Pan.
  • Treinamento anual dos funcionários da faculdade, com uma palestra sobre a satisfação do trabalho e a qualidade no atendimento, no final do Ano Acadêmico de 2010.
  • Treinamento de funcionários sobre relações humanas.
  • Participação da CPA no conselho de administração da Instituição e da participação nas reuniões dos colegiados.

Fonte: Relatório CPA, 2010.

2009

Em 2009, a IES realizou as reformas na infraestrutura do estacionamento nas sedes Parque Ecológico e Dom Luís, do imóvel adquirido para o funcionamento do Núcleo de Práticas Empreendedoras (NPE), e melhorias infraestruturais no Núcleo de Práticas Jurídicas e construção de quadra poliesportiva no Campus Dom Luís. Além desses, as implantações no acesso remoto à internet (wireless), upgrade dos equipamentos do laboratório de informática e aquisição de novos equipamentos multimídia, como também implantação do sistema de reserva e renovação de empréstimo do acervo da biblioteca via on-line.

 Ações de responsabilidade social foram realizadas pelos diversos cursos de graduação da IES, como também a comunicação com a sociedade, na participação de estudantes em eventos externos e modernização do layout do site institucional, parcerias com instituições no desenvolvimento de ações extensionistas e ações culturais. Na área da pesquisa, ressaltam-se a criação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos e a oferta de novos cursos de pós-graduação lato sensu.  

Quadro 1: Exemplos das ações de melhorias implementadas em 2009.
  • Realização de Seminários para Apresentação do Serviço de Acompanhamento Psicopedagógico (SAP) ao corpo docente e discente.
  • Aperfeiçoamento do Escritório de Direitos Humanos (EDH) em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Ceará.
  • Implantação de sistema contábil, específico para a área pública.
  • Realização de Cursos de Capacitação Docente.
  • Desenvolvimento de ações, visando à melhoria da qualidade acadêmica, por meio da criação da Central de Provas.
  • Promoção da participação do corpo discente em eventos profissionais, como Feira das Profissões, Feirão da CAIXA, Ação Global e Dia dos Idosos.
  • Criação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).
  • Lançamento de 98 cursos de extensão.
  • Revisão e aperfeiçoamento do manual do professor.
  • Início das atividades do Núcleo de Práticas Empreendedoras (NPE) com a participação dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação, em outubro de 2008.
  • Consolidação do Núcleo de Comunicação e Marketing (NCM) com a maior fluidez da comunicação interna e externa.
  • Novo layout do site, proporcionando uma maior facilidade no acesso das informações.
  • Implantação do sistema de reserva e renovação de empréstimo do acervo da biblioteca via on-line.
  • Aquisição de novos equipamentos multimídia para os Campi Dom Luís e Parque Ecológico.
  • Upgrade dos equipamentos dos laboratórios de informática (Campus Dom Luís).
  • Aquisição de um novo espaço para estacionamento e aquisição de terreno e construção de quadra poliesportiva. 
  • Aquisição e reforma de imóvel para o funcionamento do Núcleo de Práticas Empreendedoras (NPE), contendo área de convivência, Central de Estágio, Laboratório de Informática, Auditório Multifuncional, Sala de Reunião, Sala da Coordenação, recepção, secretaria e apoio.
  • Reforma do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ).
  • Implantação do acesso remoto à internet (wireless).

Fonte: Relatório CPA, 2009.

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