Como o MEC avalia as instituições?

Postado em 24/05/2024

Os indicadores de qualidade do Ministério da Educação (MEC) do Brasil são métricas utilizadas para avaliar o desempenho e a qualidade das Instituições de Ensino Superior (IES) no país. Esses indicadores são fundamentais para assegurar a melhoria contínua da educação superior e orientar estudantes na escolha de instituições e cursos.

Indicadores de Qualidade

Alguns dos principais indicadores de qualidade das instituições de ensino superior são:

• Conceito Preliminar de Curso (CPC): indicador que vai de um a cinco, sendo cinco a nota máxima. Considera, além do desempenho dos estudantes, o corpo docente, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos das instituições avaliadas.
  • Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC): é construído com base na média das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. O IGC é divulgado anualmente e sintetiza a qualidade das IES como um todo.
  • Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade): prova aplicada a cada três anos, por curso, para avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos específicos da formação profissional e de conhecimentos gerais.
  • Conceito Médio de Graduação: média das notas alcançadas no Conceito Preliminar de Curso (CPC).

Resultados Unichristus

Nos resultados divulgados pelo MEC em 12/04/2024, a Unichristus se destacou como:

• A melhor IES particular do Ceará, segundo o IGC;
  • O melhor Centro Universitário do Norte/Nordeste, segundo o IGC;
  • A melhor graduação do Ceará entre públicas e particulares, segundo o CMG.

Além disso, nossos cursos também alcançaram outras diversas conquistas em indicadores como o CPC e a nota do ENADE.

Clique aqui e confira as avaliações das instituições e cursos de ensino superior no site do MEC: https://tinyurl.com/indicadores-mec