Bases de Dados, Portais e Repositórios Digitais

Aqui você pode encontrar referências bibliográficas, resumos de teses e dissertações, livros, artigos de periódicos, anais de congresso e outros assuntos de seu interesse.

ADOLEC (Saúde na Adolescência) – Base de dados que contém referências bibliográficas da literatura internacional da área de saúde de adolescentes e jovens, com acesso a documentos em texto completo quando disponíveis on-line ou por meio do serviço de acesso ao documento (SCAD). Contém artigos das revistas mais conceituadas da área da saúde e outros documentos tais como teses, livros, capítulos de livros, anais de congressos ou conferências, relatórios técnico-científicos e publicações governamentais. As referências bibliográficas da ADOLEC são extraídas das bases de dados MEDLINE e LILACS.

Banco de Teses da USP – A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações é uma iniciativa da USP com o intuito de disponibilizar mundialmente, pela internet, o seu conhecimento produzido e acumulado. A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP disponibiliza o conteúdo integral das teses e das dissertações defendidas na Universidade de São Paulo, a partir do ano de 2001.

BBO (Bibliografia Brasileira de Odontologia) – Bibliografia Brasileira de Odontologia (BBO) é uma base de dados da literatura nacional na área de odontologia, editada a partir de 1966, sob a responsabilidade do Serviço de Documentação Odontológica (SDO) da Faculdade de Odontologia da USP. Contém livros, teses, publicações periódicas, assim como artigos de autores nacionais publicados em revistas estrangeiras e não especializadas. Em colaboração com o Sistema de Informação Especializado em Odontologia (SIEO), reúne, a partir de 1991, a produção científica nacional na área, estando disponível nos formatos on-line e em CD ROM, a partir da 17ª edição da LILACS. As revistas indexadas na BBO são analisadas por um Comitê de Seleção, segundo os Critérios de Seleção para a Base de Dados BBO. Atualmente a base conta com 60 revistas indexadas.

BDENF (Base de Dados de Enfermagem) – Fonte de informação composta por referências bibliográficas da literatura técnico-cientifica brasileira em Enfermagem. Sua operação, sua manutenção e sua  atualização é coordenada pela Escola de Enfermagem da UFMG e pelos Centros Cooperantes REDE BVS ENFERMAGEM. Contém artigos das revistas mais conceituadas da área de Enfermagem e outros documentos, como teses, livros, capítulos de livros, anais de congressos ou conferências, relatórios técnico-científicos e publicações governamentais.

Bentham Open Journals – É uma grande editora internacional que publica mais de 230 títulos de periódicos em acesso aberto, com alto fator de impacto e revisados por pares, cobrindo as principais áreas do conhecimento, como Medicina, Odontologia, Engenharia, Física, Ciências Sociais.

Biblioteca Digital do Senado – Armazena, preserva, divulga e dá acesso, em formato digital, a mais de 222 mil documentos de interesse do Poder Legislativo. O acervo digital é variado, dividindo-se entre livros, obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, produção intelectual de senadores e servidores do Senado Federal, legislação em texto e áudio, entre outros documentos. As obras publicadas na BDSF são de domínio público ou possuem direitos autorais cedidos pelos proprietários, possibilitando acesso e download gratuitos às obras.

Biblioteca Multimídia – A Biblioteca Multimídia é um espaço do portal da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), em que pesquisadores, alunos e colaboradores da Escola podem inserir animações, áudios, gráficos, imagens, links, mapas, artigos de periódicos e qualquer outro texto para posterior “Download”. Aqui encontram-se armazenadas apresentações realizadas em eventos promovidos pela ENSP. Os professores também podem incluir material de apoio utilizado em seus cursos, em aulas apresentadas, em artigos sugeridos para leitura, desde que possam ser consultados pelo público externo. A Biblioteca Multimídia tem como objetivo abrigar os diversos conteúdos que são produzidos em nossa Instituição ou que circulam nela, contribuindo para que todos possam adquirir novos conhecimentos, trocar informações e participar da comunidade acadêmica em saúde pública. Dessa maneira, a ENSP reafirma seu compromisso com a gestão do conhecimento, a transparência e o acesso livre à informação pública.

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – A BDTD objetiva integrar, em um só portal, os sistemas de informação de teses e dissertações existentes no país, assim como disponibilizar, em todo o mundo, via internet, o catálogo nacional de teses e dissertações em texto integral, também acessível via Networked Digital Library of Theses and Dissertation (NDLTD).

Biblioteca da Presidência da República – A Biblioteca da Presidência da República disponibiliza ao usuário um acervo de aproximadamente 31.000 itens – incluindo monografias, periódicos e normas inferiores (portarias, atos, circulares, entre outros). Caracteriza-se como uma biblioteca especializada em Ciências Sociais, com ênfase em Direito, mas possui também publicações em outras áreas do conhecimento. A pesquisa ao acervo é aberta ao público em geral e está disponível no Catálogo On-line da Biblioteca da Presidência. Porém, o serviço de empréstimo de obras é restrito aos servidores da Presidência da República.

Biblioteca do Senado Federal – A Biblioteca do Senado Federal disponibiliza acervo especializado em Ciências Sociais, com cerca de 60% das obras na área de Direito. Sua biblioteca digital oferece acesso a aproximadamente 250.000 documentos em texto completo.

Biblioteca Virtual de Inovação Tecnológica – A Biblioteca Virtual de Inovação Tecnológica é resultado de uma ação conjunta envolvendo a FINEP e o Programa IBICT/CNPq. Reúne, de forma estruturada e seletiva, sites brasileiros e estrangeiros contendo informações relevantes sobre inovação tecnológica, em seus múltiplos aspectos.

BioMed Central – Portal de busca e download de artigos científicos em mais de 220 títulos de periódicos on-line com livre acesso às áreas de Medicina e Biologia.

BIREME – Centro especializado da OPAS foi estabelecido no Brasil desde 1967, em colaboração com o Ministério da Saúde, o Ministério da Educação, a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e a Universidade Federal de São Paulo. Disponibiliza artigos em texto completo e resumos da literatura técnico-científica na área da Saúde.

Book Boon – e-books na área de engenharia

BuscaLegis – UFSC – Biblioteca jurídica virtual vinculada ao Laboratório de Informática Jurídica da Universidade Federal de Santa Catarina.

C3N Project – Collaborative Chronic Care Network – É um portal que tem como proposta integrar pacientes, médicos e pesquisadores, transformando-os em colaboradores de pesquisas relacionadas às doenças crônicas, atuando em um sistema de produção de aprendizagem baseado na Medicina voltada para a parte social, que tem como objetivo transformar o sistema de cuidados das doenças crônicas.

Center for Safety, Simulation and Advanced Learning Technologies (Universidade da Flórida) – Site de simulação em anestesia. O registro é gratuito.

Chemicals with Pharmaceutical Activity – Base de dados com modelos de moléculas em 3D de fármacos. Requer plug-in para visualização.

ClinicalKey – A mais completa fonte de busca clínica da Elsevier,  a única fonte de busca clínica para atualização e prática profissional que disponibiliza a informação mais atual e abrangente para todas as especialidades médicas e cirúrgicas com rapidez e segurança que médicos, bibliotecários e profissionais da saúde precisam no seu dia a dia. Possui mais de: 1,000 Livros de referência médica e cirúrgica, 600 periódicos científicos, 17,000 vídeos de procedimentos, 300 vídeos e artigos de Procedures Consult,2,200,000 imagens para download, 850 monografias clínicas de First Consult Point-of-care, 2,900 monografias sobre drogas, 4,500 Guidelines,15,000 materiais de educação ao paciente, Ensaios clínicos indexados por completo, Medline indexado por completo.

Constituição Federal de 1988 – Contém o texto integral da Constituição Federal de 1988 promulgada em outubro de 1988. A base de dados pode ser pesquisada na linha temporal de acordo com as Emendas Constitucionais posteriores, visualizando-se o texto original da Constituição, bem como a sua consolidação ao longo do tempo com a promulgação das diversas emendas.

Acervo do Centro de Documentação de Desastres (DESASTRES) – É uma base de dados produzida pelo Centro de Documentação de Desastres, do Programa de Preparativos para Situações de Emergência e Coordenação de Socorro para Casos de Desastres da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Contém referências bibliográficas resultantes de análises de publicações OPAS ou outras agências das Nações Unidas, livros ou capítulos de livros, literatura não convencional, como informes técnicos, apresentações de congressos, teses, planos de emergência e artigos científicos extraídos de revistas especializadas.

Diário Oficial do Estado do Ceará – Por meio do site da Casa Civil do Estado do Ceará, é possível consultar o Diário Oficial do Estado do Ceará. A Casa Civil disponibiliza um acervo com mais de 18 mil exemplares em tempo integral com um sistema de busca preciso e de fácil acesso, tornando possível consultar desde o primeiro exemplar datado de 16 de outubro de 1933 até a publicação mais recente.

Directory of Open Access Journals-DOAJ – Oferece acesso a mais de 1500 periódicos eletrônicos com texto completo em várias áreas do conhecimento. Elaborado e mantido pelas Bibliotecas da Lund University, Suécia.

DOAB (Directory of Open Access Book) – É um diretório que disponibiliza livros de acesso aberto mantido pela OAPEN Foundation. A OAPEN Foundation é uma iniciativa internacional dedicada ao Movimento de Acesso Aberto; além disso, é desenvolvido pela mesma equipe do Directory of Open Access Journals (DOAJ).

DrugWatch.com – É um banco de dados abrangente com muitas informações sobre diferentes medicamentos e drogas atualmente no mercado ou já disponíveis no mundo. Aborda interações farmacológicas.

E-Print Network – É uma vasta rede integrada de informação científica e técnica eletrônica gratuita criada por cientistas e engenheiros de pesquisa ativos nas respectivas áreas. Os arquivos são disponibilizados em texto completo e preprints. Contém bancos de dados do mundo todo, com mais de 5,5 milhões de e-prints em ciências básicas e aplicadas, principalmente em Física, mas também incluindo áreas como Química, Biologia e Ciências da Vida, Ciências dos Materiais, Ciências Básicas e Engenharia Nuclear, Pesquisa de energia, Informática e Tecnologias da informação, além de outras disciplinas.

Energy Citations Database (ECD) – Oferece acesso gratuito a mais de 2.481.000 citações de pesquisa, além de seu crescimento contínuo por meio de atualizações regulares. Existem mais de 309 mil documentos de texto completo, principalmente, a partir de 1943. Inclui resultados da investigação científica e técnica em disciplinas como química, física, materiais, ciência ambiental, geologia, engenharia, matemática, climatologia, oceanografia e ciência da computação.

Farmacêutico Virtual – Acreditação Hospitalar, Atenção Farmacêutica, Drogas Citostáticas, Interações Medicamentosas, Genéricos, História da Farmácia, ISO9000, Legislação, Fumo, Medicamentos, Pressão Arterial, Termos Médicos, Trombose Venosa Profunda.

Free Medical Journals – Base de dados com mais de 1.500 periódicos na área de Medicina, com acesso gratuito.

Hardin.MD – Free Medical Journals – Oferece acesso a diversos periódicos on-line na área da saúde.

HeinOnline – A base de dado HeinOnline são referência em conteúdo legal no mundo, com mais de 50 milhões de páginas de informação. São cerca de 2.800 títulos de periódicos e livros, sendo que a publicação periódica mais antiga data de 1790 e o livro mais antigo, de 1791. O conteúdo está em formato PDF e é totalmente pesquisável em plataforma amigável. As obras que forem incorporadas ao longo do ano ficam imediatamente disponíveis para os usuários.

HighWire Stanford University – Oferece acesso a mais de 260.000 artigos de periódicos com texto completo em diversas áreas,  como Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Medicina, Radiologia, Nutrição, Ciências Exatas, Ciências Sociais e muitas outras.

HISA (História da Saúde Pública na América Latina e Caribe) – É uma base bibliográfica voltada para a coleta e a disseminação de informações referentes a estudos produzidos e/ou publicados, a partir de 1960, que tenham a Saúde Pública como tema central, os eventos e os processos históricos como objetos das diversas disciplinas das Ciências Humanas  e a América Latina e o Caribe como dimensão geográfica. Desenvolvida pela Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz), conta com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e a orientação técnica do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME).

HOMEOINDEX (Bibliografia Brasileira de Homeopatia) – É uma base de dados bibliográfica da literatura técnico-científica nacional e internacional na área da Medicina Homeopática. Criada pela BIREME e pela Equipe de Indexação da APH-Associação Paulista de Homeopatia, utiliza a metodologia LILACS para ordenação, indexação, controle e disseminação de todo material bibliográfico em homeopatia. Possui mais de 7.000 artigos de periódicos indexados que estão publicados nas principais revistas homeopáticas mundiais.

Infohab – Centro de Referência e Informação em Habitação.

InTech – Open Access Publisher – É a pioneira e maior editora mundial de acesso multidisciplinar aberto de livros e revistas que abranjam áreas de Ciência, Tecnologia e Medicina. A principal área de cobertura da InTech é atualmente a engenharia, contudo é fácil encontrar conteúdos de outras áreas relacionadas à Ciência e Tecnologia, como a Medicina, que, desde 2011, iniciou a disponibilização de livros nessa área com a ampliação de seu catálogo.

IOP Materials Science Journals – O grupo IOP Publishing Limited oferece à comunidade acadêmica e universitária o acesso livre e gratuito ao portal IOPLatinoamerica, que oferece publicações, notícias e eventos cobre as seguintes áreas do conhecimento: Física, Engenharia de Materiais, Engenharia Metalúrgica.

IRIS – Institutional Repository for Information Sharing / World Health Organization (Repositório Institucional para o Compartilhamento de Informação): IRIS é o Repositório Institucional da World Health Organization / Organização Mundial da Saúde e fornece diversos conteúdos. Tem interface multilíngue, com conteúdo livremente acessível e pesquisável em 6 (seis) línguas oficiais.

J-STAGE (Japan Science and Technology Information Aggregator, Eletronic) – J-STAGE é uma plataforma de publicação de revistas eletrônicas produzidas por instituições acadêmicas japonesas que são disponibilizadas gratuitamente pela Internet. A J-STAGE é gerenciada pela Japan Science and Technology Agency (JST) e abrange as seguintes áreas: Matemática, Física, Química, Ciências da Terra, Astronomia, Biologia, Ciências da Saúde, Medicina, Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Ciências Agrárias, Ciências dos Alimentos,Engenharia Civil, Arquitetura, Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrônica, Ciências da Informação, Ciências Humanas, Ciências Sociais e outras áreas interdisciplinares.

LEYES (Legislação Básica de Saúde da América Latina e Caribe) – É uma base de dados coordenada pelo Sistema de Documentação sobre Legislação Básica do Setor de Saúde na América Latina e Caribe – Desarrollo de Politicas de Salud (HSP/OPAS – Washington, USA). Contém referências bibliográficas da legislação básica em saúde vigente em mais de trinta países da América Latina e do Caribe. A informação contida nessa base de dados foi extraída em sua maior parte dos registros do Índice Legislativo Latino-Americano mantido pela Divisão de Direito Hispânico da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, com exceção das disposições constitucionais e dos códigos de saúde/sanitários.

LILACS – É o mais importante e abrangente índice da literatura científica e técnica da América Latina e Caribe. Há 29 anos contribuindo para o aumento da visibilidade, do acesso e da qualidade da informação em saúde na Região. Pode ser acessada para pesquisa bibliográfica no Portal Global de BVS, a atualização da base de dados é mensal.  É disponível em Português, Espanhol e Inglês.

MatWeb – Material Property Data – Contém propriedades de polímeros (ABS, nylon, policarbonato, poliéster, polietileno e polipropileno); metais (aço, alumínio, cobalto, cobre, chumbo, magnésio, níquel); ligas metálicas (titânio e zinco); cerâmicas, fibras, semicondutores e outros materiais de engenharia.

MEDCARIB (Literatura do Caribe em Ciências da Saúde) – É uma base de dados bibliográfica que reúne a literatura em Ciências da Saúde gerada principalmente nos países do Caribe de língua inglesa. É produzida pela Rede Caribenha e coordenada pelo Centro Coodenador da Rede MedCarib The Medical Library, University of the West Indies, Mona, Kingston – Jamaica. Indexa documentos,  como livros, capítulo de livros, teses, relatórios técnicos, anais de congressos e artigos de revistas. Contém referências de documentos desde o século XVIII até a presente data.

MDPI (Multidisciplinary Digital Publishing Institute) – É uma plataforma de periódicos científicos multidisciplinares comacesso aberto, com sede na Suíça. Publica mais de 110 revistas eletrônicas de acesso aberto em diferentes áreas. As atividades editoriais do MDPI são apoiadas por mais de 4.000 cientistas ativos em fóruns internacionais, editores, incluindo vários ganhadores do Prêmio Nobel.

MediLexicom – Possui o maior banco de dados online do mundo de abreviaturas médicas e farmacêuticas – mais de 230.000 e em crescimento. O banco de dados é atualizado diariamente para incluir novas siglas e abreviaturas e seus significados. O recurso é de uso livre, permitindo a busca dos significados de siglas e abreviações das áreas de Medicina, Farmácia, Biotecnologia, Agrotóxicos, Saúde e muito mais.

MedTube – É um diretório médico multimídia on-line para profissionais da saúde de todos os lugares do mundo. O projeto começou em 2009, por dois cirurgiões (Michał Wszoła e Rafał Kieszek) que tiveram a ideia para criar o site com base nas próprias experiências médicas, sendo lançado em julho de 2011. Constitui-se no maior catálogo on-line do mundo, com conteúdo de alta qualidade sobre prática médica. Os materiais são fornecidos por médicos, sociedades e clínicas médicas de todo o mundo que querem compartilhar conhecimento. Antes de sua disponibilização, todo o material enviado é revisado e precisa ser aceito pela equipe editorial, que é formada por médicos com conhecimento profundo em todas as especialidades. Materiais controversos ou sem valor educacional não são publicados. O site contém vídeos médico-cirúrgicos, fotografias de casos, animações, entrevistas, apresentações, palestras acadêmicas, relatórios e outros materiais em todas as áreas da Medicina e funciona como difusor de eventos ao vivo, relacionados à cirurgia em âmbito mundial. A comunidade médica global pode usar os recursos do MedTube para se beneficiar da rede profissional, trocando ideias e conhecimento para seu aprimoramento profissional. Todo o seu conteúdo está disponível sem limitações e gratuitamente. Para o acesso a alguns grupos de materiais, é requerido, apenas, um registro prévio. Também não são cobradas taxas para demonstração pública do seu conteúdo O site ainda publica o The Tribune – um boletim profissional on-line com artigos, casos e notícias.

PAHO PUBLICATIONS – Acervo da Biblioteca da Organização Pan-Americana da Saúde

PEDro – É a base de dados gratuita nas evidências em fisioterapia. PEDro contém cerca de 18.000 estudos clínicos aleatorizados, revisões sistemáticas e diretrizes de prática clínica em fisioterapia. PEDro apresenta os detalhes de citação, o resumo e o link para texto completo (quando possível) para cada estudo clínico, revisão ou diretriz. PEDro é produzido pelo Centro de Fisioterapia Baseada em Evidências no The George Institute For Global Health.

Portal de Acesso Livre da CAPES – Disponibiliza periódicos nacionais e estrangeiros com textos completos, bases de dados referenciais com resumos, patentes, teses e dissertações, estatísticas e outras publicações de acesso gratuito à Internet.

Portal da Imprensa Nacional – No Portal da Imprensa Nacional, é possível buscar e acessar o Diário Oficial da União e o Diário da Justiça.

PROSSIGA – Criado em 1995, o Prossiga tem por objetivo promover a criação e o uso de serviços de informação na internet voltados para as áreas prioritárias do Ministério da Ciência e Tecnologia, assim como estimular o uso de veículos eletrônicos de comunicação pelas comunidades dessas áreas.

PUBMED – De fundamental importância para o profissional ligado à área de saúde, essa base de dados é um arquivo eletrônico que cataloga cerca de 3.500 publicações desde 1966. Os artigos são organizados por ano de publicação.

REPIDISCA (Literatura em Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente) – É uma base de dados que contém referências bibliográficas da literatura de Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente, coordenada pelo CEPIS. A partir de 1994, incorporou os registros da base de dados ECO, sobre Ecologia Humana e Saúde. O Centro Pan-americano de Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente (CEPIS) localizado em Lima, Peru, é um centro internacional da Organização Pan- Americana da Saúde (OPAS) criado em 1971 com o objetivo de aplicar modernas tecnologias para soluções de problemas sanitários básicos e aqueles derivados da crescente urbanização e industrialização.

RT ONLINE – É uma ferramenta de busca jurídica com excelentes recursos tecnológicos que efetua com agilidade e precisão, pesquisa de conteúdo inter-relacionado que reúne Doutrina, Legislação e Jurisprudência nas mais diversas áreas do Direito, além de trazer legislação comentada nas áreas de Processo Civil, Direito Tributário, CLT e Defesa do Consumidor.

SciELO – Scientific Electronic Library Online  – É um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na internet. É especialmente desenvolvido para atender às necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento, particularmente, na América Latina e no Caribe. Proporciona uma solução eficiente para assegurar a visibilidade e o acesso universal a sua literatura científica. O modelo SciELO contém ainda procedimentos integrados para medir o uso e o impacto dos periódicos científicos..

SciELO Books – A Rede SciELO Livros visa à publicação on-line de coleções nacionais e temáticas de livros acadêmicos com o objetivo de maximizar a visibilidade, a acessibilidade, o uso e o impacto das pesquisas, dos ensaios e dos estudos que publicam. Os livros publicados pelo SciELO Livros são selecionados segundo controles de qualidade aplicados por um comitê científico, e os textos em formato digital  são preparados segundo padrões internacionais que permitem o controle de acesso e de citações e são legíveis nos leitores de ebooks, tabletssmartphones e telas de computador. Além do Portal SciELO Livros, as obras serão acessíveis por meio dos buscadores da Web e serão publicadas também por portais e serviços de referência internacional.

Science Research – O ScienceResearch é um buscador da web à disposição do público, que utiliza avançada “tecnologia de busca federada” (pesquisa abrangente em vários bancos de dados em tempo real) para retornar resultados de alta qualidade por meio da apresentação de sua pesquisa – em tempo real – para outros motores de busca respeitados. Oferece aos pesquisadores acesso rápido a informações de credibilidade distribuídas em diversas coleções, como Astronomia e Espaço, Biologia e Natureza, Ciência dos Materiais, Ciências Agrárias, Computadores e Tecnologia, Energia, Física, Fontes multidisciplinares, Química, Matemática, Saúde e Medicina, Tecnologias de defesa, Terra e Ciências Ambientais.

Síntese Net Jurídico – É o maior provedor de conteúdos, em ambiente web, voltado para o segmento jurídico. Repositório autorizado do STF, STJ e TST. ( Senha  no setor periódicos)

Sistema de Informações do Congresso Nacional – SICON – É uma base de dados contendo toda a Legislação Republicana Brasileira, inclusive com o texto integral original conforme publicação nos veículos oficiais para quase todas as normas.

SPELL® Scientific Periodicals Electronic Library – A biblioteca eletrônica SPELL® Scientific Periodicals Electronic Library é um repositório de artigos científicos e, por meio do SPELL®, pode-se pesquisar, salvar e compartilhar documentos.

WHOLIS / World Health Organization – WHO (Organização Mundial da Saúde) – No portal da World Health Organization, é possível acessar a WHOLIS. A WHOLIS é a base de dados da WHO/OMS que disponibiliza todas as suas publicações a partir de 1948 e artigos de revistas produzidas pela WHO/OMS e documentos técnicos desde 1986 até o presente. Milhares de documentos técnicos em formato digital da WHO/OMS já estão disponíveis on-line por meio da WHOLIS.

Arquivos

Categorias

Acesso Rápido

  • estágios
  • abed
  • revista saude Unichristus
  • gestao-analise
  • opiniao-juridica
  • Selo-PROUNI
  • Selo-ABEM

Mídias Sociais

Unichristus
Unichristus 2015. Todos os direitos reservados.