Alunos da Unichristus são destaque em congresso sobre Leishmaniose Visceral

Postado em 09/08/2024

Os trabalhos aprovados estão entre os cinco melhores do Seminário de Atualização em Leishmaniose Visceral de Fortaleza, que está em sua 10ª edição

Três alunos do Curso de Medicina Veterinária da Unichristus foram aceitos no X Seminário de Atualização em Leishmaniose Visceral, promovido pela Prefeitura de Fortaleza, cujo tema, neste ano, é “Desafios e estratégias integradas no controle da Leishmaniose: Abordagem veterinária e saúde pública”. Mizael Moreira Sales, Natália Emily Silva Damasceno e Wendy Camelo Freitas se destacaram com dois trabalhos aprovados entre os cinco melhores submetidos ao congresso, que acontece nesta sexta-feira (9), na sede da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS).

Sob a orientação da Profa. Dra. Marta Maria Caetano de Souza e do Prof. Dr. Victor Hugo Vieira Rodrigues, os alunos desenvolveram os trabalhos em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses, baseados em dados fornecidos pelo órgão. A primeira pesquisa aceita tem como tema “Correlação entre desmatamento e a ocorrência de Leishmaniose Visceral Humana e Canina em Fortaleza”. O estudo analisou dados dos últimos cinco anos e mostrou que bairros com maior redução de áreas verdes registraram uma incidência mais elevada de casos de LV. O estudo enfatiza, também, a necessidade de políticas de preservação ambiental como parte essencial de uma estratégia de saúde pública para o controle da Leishmaniose Visceral na cidade.

O segundo ensaio tem como tema “Impacto das políticas de controle e prevenção da Leishmaniose Visceral em Fortaleza”, que analisou o impacto dessas políticas entre 2013 e 2022. Os resultados mostraram uma queda na taxa de incidência de LV humana e na soroprevalência de LV canina, indicando uma eficácia das medidas implementadas. Contudo, a taxa de letalidade de LV humana apresentou um aumento desde 2020, sugerindo a necessidade de intensificar as ações de controle e a integração de programas educacionais com Instituições de Ensino Superior para continuar a reduzir a propagação da doença.

X Seminário de Atualização em Leishmaniose Visceral

O Seminário de Atualização em Leishmaniose Visceral é promovido pela Prefeitura de Fortaleza e acontece anualmente, estando na sua 10ª edição em 2024. A organização é por iniciativa da Escola de Saúde Pública de Fortaleza (ESPFOR), a qual é uma instituição vinculada à Secretaria Municipal da Saúde e que promove a educação permanente, pesquisa e extensão na área da saúde.