Unichristus participará de congresso sobre transplante de medula óssea

Postado em 24/07/2024

Evento conta com médicos e membros de equipes multidisciplinares do Brasil e de diversas regiões do mundo e será sediado em Fortaleza, entre os dias 31 de julho e 3 de agosto

O Centro Universitário Christus (Unichristus) estará no XXVIII Congresso SBTMO 2024. O seminário, que é organizado pela Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO) tem como tema neste ano “TMO: Em constante evolução” e acontecerá entre os dias 31 de julho e 3 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará, localizado em Fortaleza, e ainda está com inscrições abertas no site do evento.

A Unichristus estará presente no seminário por meio de dois trabalhos, aprovados nas duas primeiras colocações na categoria de Ligas Acadêmicas.

No primeiro lugar, com o tema “Reactive oxygen species (ROS), mutations in the ROS1 gene and myelodysplastic diseases: How important is its correlation?”, estão os alunos  Fernando Barroso Duarte Filho, Luís Paulo Ricarte Rebouças, Davi Marinho Porto Lima e João Vitor Araújo Duarte. Com a temática  “Analyzing the growth and trends of scientific production in myelodysplastic syndrome transplantation across Latin America”, os estudantes Beatrice Araújo Duarte, Camila Amora Santos Albuquerque Dalva e João Vitor Araújo Duarte garantiram a segunda colocação.

As apresentações dos trabalhos ocorrerão no dia 31 de julho, das 8h às 17h30, na sala Angela Gutierrez, no Centro de Eventos do Ceará.

Congresso SBTMO

Em sua 28ª edição, o Congresso SBTMO reunirá mais de 1500 participantes, entre médicos e membros de equipes multidisciplinares do Brasil e de diferentes regiões do mundo. O congresso está sob a coordenação do hematologista Dr. Fernando Barroso Duarte, também presidente da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea, juntamente com a hematologista Dra. Karine Sampaio, vice-presidente do evento, e a oncohematologista pediátrica, Dra. Carmem Bonfim, coordenadora científica do encontro.

A abertura será no dia 31 de julho, a partir das 18h, na Plenária Rachel de Queiroz, na qual serão prestadas homenagens a dois pesquisadores referência na área de transplante de medula óssea: o Professor Consultor Sênior da Universidade Luís Maximiliano de Munique (LMU) e da Universidade Técnica de Munique (TUM), da Alemanha, Dr. Hans Jochem-Kolb; e a Professora Titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências da Saúde, Chefe do Centro de Processamento Celular Avançado do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Dra. Lucia Silla.

As inscrições podem ter desconto se feitas de forma antecipada, no site do congresso até o dia 30 deste mês. Após a data, somente no local, sem a declinação no valor da entrada.