Estudantes de Medicina e Enfermagem participam de capacitação para coleta de dados de uma pesquisa de Mestrado

Postado em 10/05/2021

Os alunos de Medicina e Enfermagem participaram de 3 momentos de capacitação para serem coletores de dados de uma pesquisa do mestrado. Os encontros ocorreram de forma remota com duração média de 58 minutos. Na ocasião, todos tiveram a oportunidade de partilhar suas experiências com o tema da pesquisa (literatura e medicina) e discutirem sobre os passos da coleta de dados, que no caso, foi uma entrevista. Os momentos foram produtivos, com participação ativa dos estudantes, demonstração das etapas da entrevista, discussão sobre os aspectos éticos, postura do coletor de dados, processo do convite dos participantes para a participação voluntária, explicação e orientação sobre o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, dentre outros temas. A capacitação pode ser considerada como um momento de desenvolvimento de habilidades e formação dos alunos, visto que eles podem incorporar ferramentas da entrevista científica na abordagem aos pacientes na sua profissão, como a escuta qualificada. Acreditamos que esses alunos levarão consigo durante sua formação e no exercício da medicina e da enfermagem, a importância do levantamento de dados, da escuta e do acolhimento, valorizando a pessoa no processo de cuidado à saúde.