Dicas de comportamento e etiqueta para reuniões de trabalho e aulas remotas

Postado em 24/08/2020

A experiência de trabalho e estudo remoto tem trazido muitas dúvidas quanto ao que se exige em termos de comportamento e adaptação das rotinas no ambiente doméstico e na intimidade do lar. Atualmente convivemos com os grupos de trabalho ou estudo distribuídos, que se podem chamar de “times distribuídos” – visto que estão todos dispersos em ambientes físicos diferentes e distantes.

O trabalho e o estudo home office oferece algumas vantagens, como melhor aproveitamento do tempo, reduzindo-se o que gasta em deslocamentos (ir e vir do trabalho), diminuição do estresse devido à pressão física constante dos observadores de plantão nas empresas, proximidade da família e outros benefícios próprios dessa modalidade de trabalho. No entanto, alguns incômodos fazem parte dessa realidade, e as pessoas se confrontam com dificuldades, como invasão de privacidade, disciplina e organização do trabalho ou do estudo, etc. Por fim, remete a novas atitudes e comportamentos diante da câmera e do áudio que se deve enfrentar devido às constantes reuniões de trabalho e às aulas remotas.

Vamos a algumas DICAS importantes para manter a etiqueta social e profissional diante das câmeras nas reuniões e nas aulas remotas:

  1. Inspecione os recursos necessários garantindo que a reunião ou a aula ocorrerá sem problemas: teste microfone e câmera, verifique a conexão/internet, se possível, teste o link com antecedência para garantir a sua prática no uso da ferramenta.
  2. Tenha em mãos tudo o que precisar para a reunião ou para a aula, separe arquivos, livros, textos, slides. Teste os arquivos que irá usar, abrindo-os com antecedência.
  3. Nas reuniões e nas aulas remotas, procure entrar com o microfone desativado, no horário agendado. Se entrar atrasado, não interrompa a fala de quem está apresentando.
  4. Caso seja necessário sair do evento (reunião ou aula) antes do final, avise no inicio ou use o chat para comunicar sua ausência.
  5. Durante as reuniões ou as aulas remotas, respeite as falas das pessoas, comunique no chat o seu interesse em falar ou interrompa se o palestrante definir no início que pode ser interrompido.
  6. Mantenha a CÂMERA ABERTA, pois isso ajuda na comunicação, além de demonstrar atenção e educação ao grupo. No caso da internet estar muito ruim, avise que fechará a câmera temporariamente, porém, na hora da sua fala, é importante ligá-la.
  7. Observe os cuidados necessários com a CÂMERA: a reunião ou a aula remota é também presencial, haja vista sua presença via internet, portanto é importante comportar-se como se estivessem todos juntos fisicamente. Cuidado com sua apresentação pessoal (vestimenta, cabelo), postura (evite estar deitado, relaxado, comendo), “caras e bocas”, etc.
  8. Atente-se para manter o MICROFONE em Mudo sempre que não estiver falando, isso impede os barulhos e as interrupções desnecessários durante a reunião e/ou a aula, além de evitar que assuntos íntimos/pessoais cheguem aos demais.
  9. Mantenha água à sua disposição, pois as reuniões e as aulas costumam ser longas, e a fala “desidrata” a garganta.
  10. Tenha cuidado redobrado ao compartilhar a sua tela, observe para não mostrar  informações particulares. Ao final, lembre-se de desligar o compartilhamento.
  11. Caso apareça no vídeo um bichinho de estimação, uma criança ou mesmo um adulto da família, reaja naturalmente sem maiores alvoroços. Se for necessário, desligue a câmera e o áudio até ajustar a situação.

Seguindo essas dicas, a chance de ter sucesso nos contatos remotos estará garantida.

Profª. Ms. Fabiana Sousa
Central de Estágios e Empregos Unichristus