Beer lovers – Tour cervejeiro na Cervejaria Ambev

Postado em 29/05/2019

Rodrigo Nunes Rodrigues
(Aluno do Curso CST em Gastronomia)
Jéfferson Malveira Cavalcante
(Docente do Curso CST em Gastronomia)

Os alunos do Curso de Gastronomia da Unichristus, 4º semestre, realizaram, no dia 22 de fevereiro de 2019, uma visita técnica à Ambev, em Aquiraz/CE, com o intuito de conhecer as etapas de produção e de envase, bem como as formas de harmonizar a bebida com alimentos.

A Ambev surgiu em 1999, a partir da união entre Antarctica e Brahma, nascendo a primeira multinacional brasileira, presente em 19 países, destacando-se 32 cervejarias e duas maltarias no Brasil, atuando na produção de cervejas, refrigerantes, sucos, energéticos, isotônicos, água e chás (AMBEV, 2019).

Beer lovers - Tour cervejeiro na Cervejaria Ambev

No dia 21 de dezembro de 2018, a Cervejaria Ambev Aquiraz abriu as suas portas para visitas guiadas para que o público apreciador de cervejas pudesse acompanhar passo a passo a criação, a elaboração e a degustação (LEAL, 2018). Atualmente, 11 cervejarias oferecem aos consumidores e/ou estudantes a oportunidade de acompanhar de perto toda a história e o maravilhoso mundo da produção da cerveja (BEER LOVERS, 2019).

Beer lovers - Tour cervejeiro na Cervejaria Ambev

A visita guiada teve início com a exibição de um vídeo institucional com o histórico da cerveja, as curiosidades sobre a Ambev e as normas de segurança adotadas na condução da visita. Logo após, dirigirmo-nos até a sala de operações e constatamos a dimensão da inovação tecnológica na indústria cervejeira com uso racional de energia e a redução de custos com efluentes, limpeza e mão de obra. Em seguida, acompanhamos o processo de brassagem, quando a água e o malte são misturados, em que tivemos a oportunidade de experimentar essa mistura. O sabor desse composto lembra água com amido.

Na sequência, fomos até a casa das máquinas, onde pudemos acompanhar os processos de fermentação, de maturação e de filtração da cerveja, bem como observarmos os imensos tonéis de cerveja lá existentes. Logo em seguida, tivemos uma pausa para degustarmos chope e conversamos sobre as curiosidades, os mitos e as verdades sobre a cerveja.

Beer lovers - Tour cervejeiro na Cervejaria Ambev

Acompanhamos, também, o envase das cervejas e o mecanismo de higienização/separação das garrafas retornáveis. Nesse processo, as garrafas passam por dois sensores de raios X que detectam possíveis avarias. Quando detectadas, são rapidamente descartadas, não oferecendo nenhum risco de contaminação para os consumidores. O detalhe nessa etapa fica por conta da automatização, pois todo o processo é realizado por máquinas.

Durante o trajeto, é possível tirar fotos e fazer filmagens, com exceção de algumas áreas previamente mencionadas pelo guia.

Na última etapa da visita, os discentes tiveram a oportunidade de apreciar quatro rótulos e harmonizar com petiscos clássicos (Tabela 1), aprendendo a degustar a bebida com combinações alimentícias. Após a aula de harmonização, conferimos, na lojinha, inúmeros itens relacionados com cervejas (camisetas, copos, chaveiros etc.) que podem ser adquiridos ao final da visita.

Tabela 1. Harmonização de cerveja com petiscos na visita técnica.

CERVEJA PETISCO
Sem álcool Amendoim
Puro Malte Salame
Trigo com mel Queijo emental
Forte escura Chocolate ao leite

Por fim, as evidências da visita técnica retratam o compromisso com a qualidade e a preocupação constante no fornecimento de um produto seguro. Além disso, ficou evidente a importância de se conhecerem as boas práticas, as normas de segurança e as formas de se harmonizar a bebida com alimentos.

Referências

AMBEV. Cervejaria Ambev. Disponível em: <https://www.ambev.com.br/>. Acesso em: 11 mar. 2019.

BEER LOVERS. Visite as cervejarias Ambev. Disponível em: <https://www.ambev.com.br/beer-lovers/>. Acesso em: 11 mar. 2019. LEAL, J. Cervejaria Ambev estreia tour cervejeiro gratuito no Ceará. Blog Layout. Publicado em: 20 dez. 2018. Disponível em: <https://goo.gl/ztG1rH>. Acesso em: 11 mar. 2019.