Palestra: barragens de rejeito – caso de Brumadinho

Postado em 28/02/2019

No dia 14 de fevereiro de 2019, foi ministrada pela Profa. Ma. Ivelise Marconi Strozberg a palestra sobre Barragem de rejeitos – caso de Brumadinho. Na ocasião, os alunos puderam entender melhor o fato da ruptura da Barragem I em Brumadinho – MG, como também o funcionamento desses tipos de barragens. A Professora Ivelise iniciou a palestra com a abordagem das características das barragens no geral, apresentando os conceitos acerca do que são barragens de armazenamento de água para a contenção de cheias, barragens para a produção de energia elétrica e barragens de rejeitos. Em seguida, a palestrante abordou as características da produção de mineração e o motivo de geração de rejeitos dessa atividade. Por fim, a professora apresentou aos alunos as vantagens e as desvantagens de cada metodologia de alteamento das barragens de rejeitos, bem como as principais causas que levam uma barragem desse porte à ruptura.