Estude no exterior
Já pensou em viver uma experiência acadêmica ou profissional em outro país? A Coordenação de Mobilidade e Assuntos Internacionais (COMAI) proporciona aos alunos da Unichristus uma ampla gama de opções e destinos.
A Unichristus possui acordos de cooperação acadêmica e científica com 35 universidades em 16 países.
Unichristus cooperates with 35 partner universities in 16 countries around the globe.
Você preparado para o mundo
Você terá várias possibilidades de vivenciar uma experiência acadêmica, cultural ou profissional em outro país. Temos diversos programas e destinos de intercâmbio, além de atividades interculturais em casa, abertas para todos os alunos.
Mobilidade acadêmica
Curse disciplinas de sua graduação durante um ou dois semestres, em uma das mais de 40 universidades parceiras da Unichristus em todo o mundo.
Dupla Titulação Internacional
O aluno da Unichristus pode obter, além da graduação brasileira, o diploma da universidade parceira no país de destino.
Estágios internacionais em Medicina
A Unichristus proporciona, para os seus alunos de Medicina, oportunidades de estágios clínicos ou de pesquisa em hospitais universitários na Alemanha, na Argentina, no Canadá, no Chile, nos Estados-Unidos, na França e em Portugal. A maior parte das vagas é reservada para alunos do Internato.
Programas de Curta Duração
Os cursos de curta duração oferecem a possibilidade de adquirir conhecimentos específicos ou aprofundar o estudo de uma língua durante as férias.
Faça o download do guia de oportunidades, clique aqui
o que dizem nossos alunos
Oportunidades e editais em aberto
Internacionalização Virtual
Os programas de internacionalização virtual permitem aos alunos aprender idiomas estrangeiros, conhecer novos conteúdos e metodologias acadêmicas e de ter experiências interculturais sem necessidade de sair da própria universidade ou até da própria casa! O aluno economiza tempo e dinheiro, mas pode esbanjar conhecimento à vontade. Nos últimos anos, a internacionalização em casa já vinha ganhando espaço na educação superior, processo acelerado pela pandemia do Covid-19. E a Unichristus aderiu a esse movimento como uma das instituições pioneiras no Brasil. A instituição oferece aos seus discentes, via a sua rede de parceiros internacionais, acesso a conteúdos globais, cursos com certificados em línguas estrangeiras e experiências de aprendizagem com professores e alunos em outros países. O trabalho continuo da Unichristus, nos últimos anos, em prol da internacionalização virtual foi reconhecido, em outubro de 2022, pelo selo FAUBAI-BRaVE – Brazilian Virtual Exchange da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI). A Unichristus foi uma das primeiras IES no país a receber este selo de qualidade. No momento apenas dez das mais que 2500 IES no Brasil são portadoras do selo BraVE. Mais informações.
Intercâmbios Virtuais
O aluno da Unichristus reune-se com estudantes de outros países em uma sala de aula virtual, o global classroom, para eles interajam e trabalhem, em grupos interculturais, em projetos colaborativos. Além de expandir os horizontes de conhecimento da disciplina, os intercâmbios virtuais permitem aos alunos fortalecer competências transversais: usar línguas estrangeiras em contextos profissionais, saber trabalhar em equipes interculturais e desenvolver a fluência digital e global.
Exemplos de intercâmbios virtuais realizadas na Unichristus desde 2019:
- Global Case Study Challenge (2022, GCSC Initiative, Europa)
- COIL Human Rights (2022, 2023, University Missouri Kansas-City, EUA)
- Sexualidade Humana (2021, 2022, DePaul University, EUA)
- Implementação norma ISO 9001 (2020, Universidade de Aveiro, Portugal)
- Habitação Social (2020, TEC de Monterrey, EUA)
- English for Academic Purposes (2019-23, DePaul University, EUA)
Mobilidade Virtual
Curse disciplinas em uma universidade no exterior a distância. Instituições parceiras da Unichristus em vários países oferecem esta nova modalidade de intercâmbio.
Leia aqui o depoimento de duas alunas que fizeram mobilidade virtual para a Universidad Finis Terrae em Santiago do Chile.
Leia aqui o depoimento de uma aluna que fez mobilidade virtual para a Universidad de Deusto em Bilbao, Espanha.
Webinars e congressos virtuais
A pandemia da Covid-19 adiantou o processo de colaboração virtual na educação superior. Para discentes (e docentes) da Unichristus facilitou o acesso gratuito a palestras, webinars e congressos virtuais ofertadas por instituições parceiras ou redes de colaborações que a Unichristus íntegra e desta forma aprender e trocar conhecimentos ao nível internacional.
Oportunidades internacionais virtuais em aberto
Programa Homestay
Você deseja viver uma experiência internacional na sua casa e interagir cotidianamente com estudantes internacionais de diversas partes do mundo?
O Setor Internacional (COMAI) da Unichristus deseja manter um cadastro ativo de pessoas e famílias dispostas a receber alunos estrangeiros em sua residência. O programa “Homestay – Hospede um estudante internacional” visa a possibilitar que os alunos internacionais da Unichristus possam morar temporariamente em casas brasileiras, a fim de permitir a imersão na cultura local, conhecer novas culturas, fazer novos amigos e incentivar o aprendizado da língua portuguesa.
Faça seu cadastro aquiPerguntas Frequentes
• Estar regularmente matriculado na Unichristus e estar em dia com os pagamentos das mensalidades.
• Ter completado todas as disciplinas do 1º e do 2º semestres de seu curso, sem nenhuma pendência.
• Estar cursando, no momento das inscrições, o semestre mínimo definido em cada edital, de acordo com o curso.
• Comprovar rendimento acadêmico (IRA) com média global igual ou superior a 6,0.
• Ter domínio do idioma de ensino da universidade de destino, conforme exigência de cada universidade.
Os pré-requisitos específicos de cada programa constam nos editais de mobilidade acadêmica.
Normalmente, os programas de mobilidade têm duração de um semestre, o que corresponde a um período previsto entre 4 e 6 meses, dependendo da universidade de destino. Algumas universidades contemplam a possibilidade de participação em programa de mobilidade por dois semestres.
Várias universidades conveniadas oferecem “escolas de verão” (summer schools), com duração de 2 a 8 semanas. Essas escolas podem ministrar cursos de línguas, conhecimentos específicos e atividades complementares.
Os eletivos internacionais do Curso de Medicina (estágios clínicos) geralmente têm duração de um a dois meses e são reservados para alunos do Internato.
Os editais são publicados no início de cada semestre, sempre para intercâmbio no semestre seguinte. As inscrições devem, geralmente, ser realizadas – online no formulário disponibilizado na página web da COMAI – até o dia 31 de março para cursar o segundo semestre letivo (agosto até janeiro) e até o dia 30 de setembro para cursar o primeiro semestre letivo (fevereiro até junho). As datas de começo e fim do semestre podem variar em função das universidades parceiras e dos países.
A documentação do universitário para a participação nos programa de mobilidade acadêmica, a ser entregue na Coordenação de Mobilidade e Assuntos Internacionais até a data que consta nos editais de mobilidade acadêmica que geralmente compreende
• Cópia do passaporte, válido pelo período de intercâmbio
• Projeto de plano de estudos (formulário MA 2 ou formulário equivalente da universidade parceira)
• Carta de Recomendação assinada por um professor da Unichristus e Parecer do Serviço de Apoio Psicopedagógico (SAP) da Unichristus, indicando a possibilidade de participação do(a) aluno(a) no programa (formulário MA 4).
• Termo de Compromisso assinado pelo aluno e pelos responsáveis financeiros do aluno (formulário MA 5)
• Declaração de responsabilidade financeira e de autorização dos familiares responsáveis (formulário MA 6)
A documentação do acadêmico, a ser enviado por email (em alguns casos também pelo correio) para a universidade de destino, até a data que consta nos editais, geralmente compreende
• Formulário de candidatura – formulário próprio da instituição de acolhimento.
• Cópia do passaporte, válido pelo período de intercâmbio.
• Plano de estudos – formulário próprio da instituição de acolhimento.
• Histórico acadêmico da Unichristus. Em alguns casos, pode ser exigida a tradução juramentada do histórico para a língua oficial do país de destino.
• Comprovação de proficiência no idioma da instituição de acolhimento de acordo com a exigência de cada universidade ou programa
• Curriculum vitae
A lista acima compreende os documentos gerais exigidos por todas as universidades parceiras. Podem ser exigidos outros documentos a critério da instituição de acolhimento e do programa de mobilidade, como cartas de motivação ou de recomendação.
A COMAI acompanha e apoia o aluno na confecção da documentação a ser enviada para a universidade de destino. Após análise da documentação, a universidade estrangeira envia uma carta de aceitação por email para a COMAI e/ou o aluno, documento indispensável para solicitar o visto de estudante do país de destino.
Antes da mobilidade, o aluno deverá escolher as disciplinas listadas no website da universidade de destino que tenham conexão com as disciplinas ofertadas na Unichristus. O aluno deverá elaborar um “plano de estudos” (formulário MA 2), elegendo, no mínimo, três disciplinas da grade curricular da universidade parceira e seguir as orientações da sua Coordenação de Curso na Unichristus e da COMAI.
Quando retornar ao Brasil, o aluno deve requisitar o aproveitamento das disciplinas cursadas, de acordo com as orientações prévias da Coordenação de seu curso na Unichristus, usando o formulário MA 10 “Pedido de aproveitamento de estudos”. Todos os pedidos de aproveitamento devem vir acompanhados de documentos comprobatórios emitidos pelos órgãos internos da universidade conveniada.
De maneira geral, o aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior para o currículo do aluno na Unichristus é possível. Atividades complementares (de ensino, extensão e pesquisa) também poderão ser aproveitadas pela Unichristus.
No entanto, o aproveitamento das disciplinas está condicionado à equivalência do conteúdo e da carga horária desta disciplina, assim como a frequência e a nota obtidas pelo aluno.
A Unichristus não possui nenhum programa de bolsas, nem paga nenhuma despesa do aluno relacionada aos programas de mobilidade e intercâmbio. No entanto, no caso dos programas de mobilidade acadêmica de um ou dois semestres, a Unichristus isenta o aluno do pagamento das mensalidades da Unichristus durante o período do intercâmbio. O aluno deve apenas pagar a matrícula institucional para o semestre em qual faz o intercâmbio para não perder o vínculo com a Unichristus. A isenção das mensalidades NÃO se aplica para alunos do curso de Medicina, já que este curso não oferece programas de mobilidade semestral mas programas de estágio hospitalar internacional. Durante o período do estágio internacional os alunos continuam sendo alunos regulares da Unichristus, já que a Unichristus mantém a responsabilidade sobre a formação do aluno.
A cobrança de taxas acadêmicas ou mensalidades pela universidade de destino fica a critério de cada universidade e depende do país de destino e do programa. Universidades em países de língua inglesa geralmente cobram taxas acadêmicas (“tuition fees”) dos alunos internacionais. Algumas universidades públicas ou sem fins lucrativos podem isentar os alunos intercambistas do pagamento das mensalidades ou semestralidades. A COMAI poderá informar aos alunos interessados quais são as universidades no exterior que não cobram taxas acadêmicas.
Todas as outras despesas com passagens aéreas, hospedagem, alimentação, visto, seguro de saúde e outros devem ser assumidas pelo aluno.
Todas as respostas são negativas: a Unichristus não é uma agência de viagens nem mantém nenhuma parceria com nenhuma agência de viagem.
A compra de passagens, o deslocamento entre aeroporto, residência e Universidade são de inteira responsabilidade do aluno.
A Unichristus poderá ajudar o aluno a conseguir uma acomodação no estrangeiro, mas somente nos casos em que as universidades parceiras possuam alojamento próprio ou detenham informações sobre acomodação. Esse contato deverá ser feito meses antes da ida do aluno de intercâmbio até seu destino final.
O normal é o aluno se dirigir ao serviço de recepção de estudantes internacionais da universidade de destino e requisitar essas informações, por telefone ou e-mail, antes de iniciar sua viagem ao exterior.