Menu Principal

Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área de Saúde

Apresentação

O Programa de Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área de Saúde é um programa de Pós- graduação Stricto Sensu, reconhecido pelo CNE/CES Nº 1, de 3 de abril de 2001, bem como parecer nº 344/2015, portaria nº 31, de 26 de janeiro de 2016, que visa capacitar e treinar pesquisadores e profissionais destinados a potencializar o  conhecimento científico  e tecnológico  nos diferentes contextos da saúde pública e privada.

Este mestrado é centrado em dois temas de suma importância da Medicina atual: simulação na área de saúde e tecnologia minimamente invasiva. A simulação clínica com o emprego dos simuladores é destacada na literatura como uma excelente estratégia que possibilita o desenvolvimento do pensamento crítico, bem como o aumento da habilidade para a avaliação e a decisão médica que será requerida na prática assistencial. Ela replica aspectos reais e essenciais da prática médica garantindo um ambiente seguro para a realização e o aprimoramento das intervenções. Por esta característica, este mestrado abriga profissionais de outras áreas da saúde, das engenharias e de gestão, sendo assim multiprofissional.

A tecnologia minimamente invasiva está presente em quase todas as especialidades médicas; é um grande avanço da Medicina intervencionista e está evoluindo de maneira constante. Ela é sinônima de menos dor, menor sangramento, menor tempo de internação, menos  riscos de infecção e recuperação mais rápida, além de constituir um benefício para a parte estética, pois as cicatrizes são muito menores. Podemos citar como exemplos os procedimentos mais simples como remoção da vesícula até transplantes ou aneurisma cerebral e cirurgia robótica minimamente invasiva na área de cardiologia.

Aguarde o resultado

O Programa de Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área de Saúde tem por objetivos e metas:

  • formar e qualificar profissionais da área de saúde que atuam na rede de saúde pública ou privada da região do nordeste para o mercado de trabalho, capazes de utilizar o método científico e a pesquisa para agregar valor a suas atividades;
  • fomentar a produção e a circulação de conhecimentos sobre questões relacionadas ao desenvolvimento de produtos e procedimentos para melhorar a eficiência na área de vídeos e simuladores na área cirúrgica;
  • transferir conhecimento científico ao mercado, para empresas, setor público e sociedade como um todo, visando ao aumento de produtividade;
  • formar profissionais capazes de desenvolver, pelo uso do método científico, políticas que permitam a otimização da aplicação de recursos em cirurgias minimamente invasivas e na simulação como método de ensino na área cirúrgica em prol do desenvolvimento científico, econômico e social na saúde;
  • contribuir para o conhecimento, produção técnico científica e solução de problemas em vídeos e simuladores na área de saúde.
CATEGORIA DISCIPLINA CH
Obrigatória Método Científico 60h
Obrigatória Bioética 30h
Obrigatória Análise Crítica dos Trabalhos Científicos 90h
Obrigatória Epidemologia Geral 60h
Obrigatória Bioestatística 60h
Optativa Informática e Simulação Virtual 30h
Optativa Informática em Ciência e Tecnologia 45h
Optativa Métodos de Investigação em Pesquisa Clínica e Laboratorial 75h
Optativa Bioengenharia Aplicada a Simuladores 30h
Optativa Inovação Tecnológica 45h
Optativa Patentes, Normas e Legislação 30h
Optativa Instrumentação e Manejo em Simuladores 45h
Optativa Inovação de modelos de Treinamento em Simuladores 30h
Optativa Aquisição de Imagens em Simuladores 30h
Optativa Modelos de Ensinos em Simuladores, Videoendoscopia e Robótica 30h

Simulação no ensino da área cirúrgica

O avanço tecnológico na área de saúde e o aumento da demanda por assistência eficiente e de qualidade impõem investimentos em constantes inovações. A simulação realística é o mais avançado método de treinamento utilizado principalmente em atividades de risco, com o objetivo de aumentar a segurança dos processos. Na área da saúde, porém, sua aplicação é relativamente recente, quando comparada a outros campos. Apoiada por alta tecnologia, reproduz experiências da vida real por meio de cenários clínicos. Para tanto, utiliza simuladores, manequins e atores, em instalações que criam um ambiente virtual com o objetivo de garantir a segurança no processo de assistência ao paciente. A definição da área de concentração visa caracterizar a multi e interdisciplinaridade do conhecimento que estrutura os objetos de estudo a serem construídos neste curso. A proposta é desenvolver estratégias aliadas a inovações que proporcionem conhecimento técnico científico com resultados confiáveis e facilmente reprodutíveis. A experiência em técnicas e práticas aliados às parcerias com instituições e laboratórios viabilizam o desenvolvimento dessa proposta.

Desenvolvimento, aperfeiçoamento e inovação de simuladores, equipamentos e instrumentais para cirurgia minimamente invasiva

Essa linha de pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços além da demonstração do conceito de simulação, quando associados à inovação e absorção de tecnologia. Soluções inovadoras em simulação podem mudar e aprimorar a educação cirúrgica e melhorar a saúde do país. O aperfeiçoamento dos simuladores, instrumentos e equipamentos para cirurgias minimamente invasivas é um vetor estratégico inovador, moderno e compreensivo de desenvolvimento da formação em nomeadamente áreas críticas de aprendizado e em treinamento de profissionais que atuarão científica e tecnologicamente nessa área que tem crescido exponencialmente. Esse crescimento se explica pelos inúmeros benefícios aos pacientes (menor trauma cirúrgico, menos tempo de internação e recuperação pós-operatória permitindo o retorno mais precoce às atividades profissionais e cotidianas, menor gasto, menor número de complicações e maior economia ao país). A avaliação crítica por meio do método científico possibilita avaliar esses modelos de simuladores, instrumentos e equipamentos com rigor científico de forma a padronizar o treinamento dos cirurgiões e de outros profissionais de saúde que atuam em cirurgias que utilizam esses equipamentos e instrumentos, além de facilitar o uso de modelos para a educação, a pesquisa e o desenvolvimento científico.

Desenvolvimento de softwares e aplicativos para a área da saúde

A área da saúde tem acompanhado e sofrido forte influência do avanço tecnológico no campo da informática. Esta linha de pesquisa insere-se neste contexto de inovação em procedimentos diagnósticos, algoritmos decisórios, protocolos terapêuticos e simulações de situações práticas utilizando a elaboração de softwares e aplicativos. Os resultados desta linha de pesquisa terão impacto prático na qualidade dos cuidados de saúde prestados à população e têm elevado potencial para tornarem-se produtos e patentes que contribuam com o aperfeiçoamento da prática profissional tanto dos pesquisadores como de toda a comunidade de profissionais do campo de saúde envolvido, favorecendo a economia de recursos e de tempo e direcionando tomada de decisões com maior qualidade.

Desenvolvimento de metodologias de simulação no ensino de habilidades na área
de saúde

A formação de pessoal habilitado na área de saúde tem se tornado um objetivo progressivamente mais necessário no âmbito nacional. O acesso de mais pessoas ao sistema de saúde, o envelhecimento da população e o avanço tecnológico dos recursos diagnósticos e terapêuticos são alguns dos fatores que aumentam a demanda por formação mais rápida, eficaz, direcionada e com custos reduzidos. Paralelamente, uma crescente importância dada a questões bioéticas tem imposto limitações ao aprendizado direto com pacientes reais.

É nesse contexto que se insere a linha de pesquisa em desenvolvimento de metodologias de simulação no ensino de habilidades na área de saúde, com o objetivo de elaborar metodologias inovadoras que facilitem a aquisição de competências específicas nas diversas áreas da saúde, ao mesmo tempo em que se verificam na prática sua exequibilidade e reprodutibilidade, contribuindo para o aprimoramento das práticas profissionais.

Biomateriais e técnicas minimamente invasivas em Odontologia 

A Odontologia desenvolveu-se consideravelmente nas últimas décadas devido ao inegável avanço tecnológico das Ciências Médicas. Entretanto, alguns problemas desafiadores como a preservação dos tecidos dentários duros, o aumento da longevidade dos procedimentos restauradores e outros, ainda necessitam de alternativas de resolução mais eficientes na prática odontológica atual. A existência de hiatos científicos e tecnológicos na Odontologia são considerados oportunidades para as empresas brasileiras aumentarem o número de produtos e serviços patenteados com alto valor agregado, e assim melhorar a sua competitividade frente as empresas estrangeiras. Neste contexto, a presente linha de pesquisa tem como objetivo formar profissionais inovadores e proativos que estejam aptos a planejar, desenvolver e testar biomateriais e técnicas minimamente invasivas para proporcionar melhorias significativas no desempenho clínico da Odontologia e assegurar maior qualidade de vida aos pacientes.

O ingresso se dá por meio de processo seletivo anual constituído de cinco etapas: Homologação das Inscrições; Prova de Proficiência em Língua Inglesa; Avaliação Curricular; Avaliação da Proposta de Estudo e Avaliação Oral.

Inscrição

A inscrição no processo seletivo de candidatos (as) ao curso de Mestrado Profissional em tecnologia minimamente invasiva e simulação na área de saúde, para o ano letivo de 2017/2018, deverá ser efetuada pelo interessado no endereço eletrônico, e a documentação disposta no item 8.3 entregue pessoalmente ou por procurador devidamente instituído na sede da Unichristus, situada na Rua João Adolfo Gurgel, 133, 3º andar, Cocó, Fortaleza-CE.

Período: de 05/12/2016 a 30/12/2016 .
Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde, Sede Parque Ecológico da Unichristus, situada na Rua João Adolfo Gurgel, 133, 3º andar, Cocó, Fortaleza-CE. Telefone: (85) 3265.8100 (ramal 8148) ou 3265-8126. Horário: 8h às 12h e 13h30min às 16h.

inscricao270x80

Documentos:

  1. Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada pelo (a) candidato(a) disponibilizada no endereço eletrônico e em anexo (ANEXO A a esta chamada pública);
  2. Uma fotografia 3×4 recente;
  3. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 198,00 (cento e noventa e oito reais), em boleto impresso, no ato da inscrição;
  4. Fotocópia autenticada ou simples, mediante apresentação de documentos originais:
    – Cédula de Identidade (frente e verso);
    – CPF;
    – Título de eleitor com comprovação da última votação;
    – Comprovante de quitação do Serviço Militar para os brasileiros do sexo masculino;
    – Comprovante de residência (dos últimos três meses);
    – Passaporte e visto de permanência para candidatos estrangeiros;
    – Diploma de graduação cujo curso seja reconhecido pelo MEC ou comprovante de conclusão do curso de graduação;
    – Diploma de graduação plena em instituição estrangeira, devidamente convalidado por instituição de ensino superior brasileira reconhecida pelo MEC, de acordo com as normas legais.
  5. Histórico escolar do curso de graduação emitido pela Instituição de Ensino Superior reconhecido pelo MEC.
  6. Currículo Lattes atualizado preenchido na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (www.cnpq.br), encadernado e com cópia dos documentos dos últimos 5 (cinco) anos.
  7. Proposta de estudo contendo: Título, Nome do candidato, Linha de pesquisa, Tema a ser desenvolvido no mestrado como estudo dissertativo, Justificativa, Os objetivos a serem atingidos com o estudo, Exequibilidade da proposta. (Formato conforme modelo apresentado no ANEXO B do edital).
  8. Tabela de pontuação preenchida pelo candidato segundo o Formulário de Currículo Padronizado (ANEXO C) do edital;

Inscrição

Inscrição

Arquivos

Categorias

Acesso Rápido

  • abed
  • revista-saude
  • gestao-analise
  • opiniao-juridica
  • CURSOS-EAD
  • Selo-PROUNI
  • Selo-PÓS
  • selo-nota-5
  • Selo-ABEM

Mídias Sociais

Unichristus
Unichristus 2015. Todos os direitos reservados.