Menu Principal

Odontologia

odontologia-header

A Odontologia é a ciência voltada para o estudo das doenças relacionadas ao aparelho estomatognático, formado pela face, cavidade bucal e pescoço, além da busca e manutenção da saúde bucal. Assim como as demais ciências da área da saúde, percorreu várias etapas no decorrer de sua trajetória, passando pelo pré-cientificismo nos séculos XVI e XVII, até o surgimento de escolas especializadas na prática odontológica, iniciando, assim, a fase científica. No Brasil, o exercício da Odontologia ficou por muito tempo nas mãos de escravos, negros e mulatos, portanto indivíduos sem estudos e sem técnicas adequadas. Da época de Tiradentes até os dias de hoje, o caminho da profissão de cirurgião-dentista foi muito longo. Se no início não existiam estudos científicos sobre a prática, na atualidade, o profissional da saúde bucal tem condições de detectar doenças ligadas a todo o corpo, por meio de exames realizados na boca. Os tempos mudaram, a profissão se aperfeiçoou, e a Odontologia alcançou seu lugar de ciência da saúde, com grande respeito da população.

O profissional da Odontologia tem por objetivo promover a saúde bucal em pessoas de todas as idades, por meio de tratamentos dentários que seguem o caminho do diagnóstico, da recuperação e da manutenção da saúde, prevenindo as doenças orais; mas ele também realiza tratamentos dentários como implantes, próteses e tratamento ortodôntico, faz exodontias e cirurgias, também atua em urgências e emergências, com agravo por acidente na área bucomaxilofacial. Outra área dedicada é a pesquisa científica em busca de evolução de novas técnicas e tratamentos.

Segunda a Lei 5081/1966, são competências do cirurgião dentista: praticar todos os atos pertinentes à Odontologia, decorrentes de conhecimentos adquiridos em curso regular ou em cursos de pós-graduação; prescrever e aplicar especialidades farmacêuticas de uso interno e externo, indicadas em Odontologia; prescrever e aplicar medicação de urgência em caso de acidentes graves que comprometam a vida e a saúde do paciente.

O curso de graduação em Odontologia apresenta como perfil do formando egresso/profissional o Cirurgião-dentista generalista, com formação técnico-científica em Odontologia e formação humanística, que busca garantir uma postura ética, responsabilidade social, visão crítica e reflexiva, global e atualizada do mundo, consciência solidária das dificuldades de seu tempo, de seu espaço, capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, pública ou privada, com a compreensão da realidade social, cultural e econômica de seu meio, atuando para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

Atualmente, o Cirurgião-dentista pode atuar em vinte e duas especialidades, reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) por meio das resoluções 63/2005 e 160/2015. São estas as especialidades com suas respectivas competências:

*Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais: diagnóstico e tratamento cirúrgico e coadjuvante das doenças, traumatismos, lesões e anomalias congênitas e adquiridas do aparelho mastigatório e anexos, e estruturas craniofaciais associadas.

*Dentística: estudo e aplicação de procedimentos educativos, preventivos e terapêuticos, para devolver ao dente sua integridade fisiológica e, assim, contribuir de forma integrada com as demais especialidades para o restabelecimento e a manutenção da saúde do sistema estomatognático.

*Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial: promoção e desenvolvimento de uma base de conhecimentos científicos para melhor compreensão do diagnóstico e tratamento das dores e distúrbios do sistema mastigatório, da região orofacial e das estruturas relacionadas.

*Endodontia: preservação do dente por meio de prevenção, diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle das alterações da polpa e dos tecidos perirradiculares.

*Estomatologia: prevenção, diagnóstico, prognóstico e tratamento das doenças próprias do complexo maxilomandibular, das manifestações bucais de doenças sistêmicas e das repercussões bucais do tratamento antineoplásico.

*Radiologia Odontológica e Imaginologia: aplicação dos métodos exploratórios por imagem com a finalidade de diagnóstico, acompanhamento e documentação do complexo bucomaxilofacial e estruturas anexas.

*Implantodontia: tratamento cirúrgico que possibilita a reabilitação protética suportada ou retida por implantes dentários.

*Odontologia Legal: esclarecimento acerca dos aspectos técnico-odontológicos de interesse da Justiça, com o objetivo de fornecer informações que possibilitem a resolutividade de casos.

*Odontologia do Trabalho: busca permanente da compatibilidade entre atividade em meio ambiente laboral e  preservação da saúde bucal do trabalhador.

*Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais: prevenção, diagnóstico, tratamento e controle dos problemas de saúde bucal de pacientes que tenham alguma alteração em seu sistema biopsicossocial.

*Odontogeriatria: estudo dos fenômenos decorrentes do envelhecimento que também têm repercussão na boca e suas estruturas associadas, com o intuito de promover saúde, diagnosticar, prevenir e tratar enfermidades bucais e do sistema estomatognático do idoso.

*Odontopediatria: diagnóstico, prevenção, tratamento e controle dos problemas de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente.

*Ortodontia: prevenção, supervisão e orientação do desenvolvimento do aparelho mastigatório e correção das estruturas dentofaciais, incluindo as condições que requeiram movimentação dentária, bem como harmonização da face no complexo maxilomandibular.

*Ortopedia Funcional dos Maxilares: prevenção, oferecimento de condições ao sistema estomatognático para alcançar a sua normalidade morfofuncional e tratar as más oclusões e suas consequências físicofuncionais.

*Patologia Bucal: estudo dos aspectos histopatológicos das alterações do complexo bucomaxilofacial e estruturas anexas, visando ao diagnóstico final e ao prognóstico dessas alterações, por meio de recursos técnicos e laboratoriais.

*Periodontia: estudo dos tecidos de suporte e circundantes dos dentes e seus substitutos, diagnóstico, prevenção, tratamento das alterações nesses tecidos e das manifestações das condições sistêmicas no periodonto e terapia de manutenção para o controle da saúde gengival.

*Prótese Bucomaxilofacial: proteção, prevenção, reabilitação anatômica, funcional e estética de regiões da maxila, da mandíbula e da face, ausentes ou defeituosas.

*Prótese Dentária: reconstrução dos dentes parcialmente destruídos ou reposição de dentes ausentes, visando à manutenção das funções do sistema estomatognático, proporcionando ao paciente função, saúde, conforto e estética.

*Saúde Coletiva e da Família: estudo dos fenômenos que interferem na Saúde Coletiva e da Família, por meio de análise, organização, planejamento, execução e avaliação de sistemas de saúde, dirigidos a grupos populacionais, com ênfase na promoção de saúde.

*Acupuntura: aplicação dos conceitos básicos da Medicina Tradicional Chinesa como um sistema de conhecimento, aplicando-o como método para tratamento, prevenção e/ou manutenção do estado geral de saúde do paciente odontológico.

*Homeopatia: prevenção, diagnóstico, prognóstico e tratamento das doenças próprias da boca e suas estruturas anexas, atuando de forma integrativa e complementar às demais especialidades e agindo dentro de uma estrutura transdisciplinar com outros profissionais da saúde e de áreas correlatas, utilizando-se de medicamentos homeopáticos.

*Odontologia do Esporte: atuação dentro dos preceitos da Odontologia no paciente-atleta, considerando sua saúde bucal e, por extensão, sua saúde geral.

Perfil do egresso

A sociedade brasileira torna-se cada vez mais complexa em decorrência de diversos fatores, podendo-se destacar, dentre outros, a revolução tecnológica e sua interferência no processo assistencial e na qualidade de vida da população. Desta forma, é preciso formar bacharéis com sólida base acerca dos fatores e princípios da odontologia e com visão do processo saúde/doença.

O Curso de Graduação em Odontologia apresenta como perfil do formando egresso/profissional o Cirurgião-Dentista, generalista, com sólida formação técnico-científica em Odontologia e formação humanística, postura ética, responsabilidade social, visão crítica e reflexiva, global e atualizada do mundo, consciência solidária dos problemas de seu tempo, do seu espaço, capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com rigor técnico e científico, resignificando os princípios éticos, bioéticos e legais e a compreensão da realidade social, cultural e econômica em seu meio, capacitado a atuar para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

icone_formacao  Formação
  Bacharel em Odontologia

 

icone_duracao  Duração
  10 (dez) semestres

 

icone_turno

  Turno
  Manhã ou Noite

 

icone_campus

  Campus
  Parque Ecológico

1º Semestre

Disciplina C/H
  • Anatomia Humana80h
  • Bioquímica60h
  • Fisiologia80h
  • Histologia e Embriologia80h
  • Introdução à Odontologia40h
  • Saúde, Educação e Sociedade40h
Total380h

2º Semestre

Disciplina C/H
  • Anatomia de Cabeça e Pescoço80h
  • Histologia e Embriologia Bucal40h
  • Imunologia80h
  • Metodologia Científica40h
  • Microbiologia80h
  • Saúde Coletiva I80h
Total400h

3º Semestre

Disciplina C/H
  • Farmacologia Clínica80h
  • Odontogenética40h
  • Patologia Geral80h
  • Pré-Clínica I140h
  • Saúde Coletiva II60h
Total400h

4º Semestre

Disciplina C/H
  • Patologia Bucal60h
  • Clínica I140h
  • Pré-clínica II80h
  • Saúde Coletiva III40h
  • Radiologia80h
Total400h

5º Semestre

Disciplina C/H
  • Clínica II 220h
  • Pré-clínica III 140h
  • Saúde Coletiva IV60h
Total420h

6º Semestre

Disciplina C/H
  • Estomatologia120h
  • Pré-Clínica IV80h
  • Clinica III200h
  • Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva40h
Total440h

7º Semestre

Disciplina C/H
  • Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde40h
  • Clínica IV200h
  • Metodologia da Pesquisa40h
  • Clínica Infantil I120h
Total400h

8º Semestre

Disciplina C/H
  • Cirurgia e Implantodontia120h
  • Clínica Infantil II120h
  • Atenção ao Paciente com Necessidades Especiais e Geriátrico100h
  • Odontologia Legal40h
  • Saúde Coletiva V40h
Total420h

9º Semestre

Disciplina C/H
  • Estágio Supervisionado Extramuros I160h
  • Estágio Supervisionado em Clínica Integrada I240h
  • Trabalho de Conclusão de Curso I40h
Total440h

10º Semestre

Disciplina C/H
  • Estágio Supervisionado Extramuros II160h
  • Estágio Supervisionado em Clínica Integrada II240h
  • Trabalho de Conclusão de Curso II40h
Total440h
DocenteTitulaçãoCurriculum Lattes
Abrahão Cavalcante Gomes de Sousa CarvalhoDoutoradoMais informações
Andrea Galvão Marinho BomfimDoutoradoMais informações
Antônio Ernando Carlos Ferreira JúniorMestradoMais informações
Anya Pimentel Gomes Fernandes Vieira MeyerDoutoradoMais informações
Breno Souza BenevidesMestradoMais informações
Camila Carvalho de OliveiraMestradoMais informações
Camila de Castro Pereira CostaDoutoradoMais informações
Carlos Eduardo de Sousa PraxedesMestradoMais informações
Carolina Rodrigues TeófiloMestradoMais informações
Clarissa Pessoa FernandesMestradoMais informações
Daniel de Sá CavalcanteMestradoMais informações
Daniela Nunes PintoMestradoMais informações
Danna Mota MoreiraDoutoradoMais informações
Fabrício Bitu SousaDoutoradoMais informações
Francisco Artur Forte OliveiraMestradoMais informações
Francisco Cláudio Fernandes Alves e SilvaDoutoradoMais informações
George Taccio de Miranda CandeiroDoutoradoMais informações
Isabella Fernandes CarvalhoMestradoMais informações
Janaína Rocha de Sousa AlmeidaMestradoMais informações
Jiovanni Rabelo NeriDoutoradoMais informações
João Paulo Veloso PerdigãoMestradoMais informações
José Artero Cruz JúniorMestradoMais informações
Juliana Paiva Marques LimaDoutoradoMais informações
Juliana Ximenes DamascenoMestradoMais informações
Kátia de Gois Holanda SaldanhaMestradoMais informações
Lia Barroso Brandão AragãoMestradoMais informações
Lívia de Oliveira BarrosDoutoradoMais informações
Luiz André Cavalcante BrizenoMestradoMais informações
Luiz Fernando Teixeira LimaMestradoMais informações
Magnely Moura do NascimentoMestradoMais informações
Malena Regina de Freitas e SilvaMestradoMais informações
Marcelo Ramos BarbosaDoutoradoMais informações
Marina Studart AlencarDoutoradoMais informações
Myrna Maria Arcanjo FrotaMestradoMais informações
Patrícia Maria Costa OliveiraMestradoMais informações
Paulo Goberlânio de Barros SilvaMestradoMais informações
Phelype Maia AraujoMestradoMais informações
Renata Mota Rodrigues Bitu SousaDoutoradoMais informações
Ricardo Franklin GondimEspecialistaMais informações

Gerais

1) Contribuir para a melhoria da saúde bucal da população e para a formação de profissionais responsáveis pela promoção de mudanças no processo saúde-doença, mediante ações baseadas em princípios do conhecimento técnico-científico e da consciência do seu papel social e de cidadania.

2) Formar cirurgiões-dentistas cidadãos, com uma visão ampla do processo saúde/doença, com competências técnica-científica, política, social, educativa, administrativa, investigativa, ecológica, cultural e ética para o exercício profissional de odontologia no contexto do Sistema Único de Saúde, assegurando a integralidade da atenção e a qualidade e humanização da assistência prestada.

Específicos

1) Formar cirurgião-dentista capaz de interagir com a sociedade e que tenha capacidade de liderança e sensibilidade social, onde a Odontologia deixa de ser realizada de forma puramente tecnicista, passando a considerar o perfil bio-psico-social-cultural do ser humano.

2) Formar cirurgião-dentista que saiba identificar e resolver os problemas de saúde/doença bucal no cidadão e que tenha capacidade de discutir estratégias, linhas de ação e métodos que permitam a construção de uma saúde de base coletiva.

3) Formar profissionais de Odontologia para atender à demanda social de influência do Centro Universitário Christus, oferecendo novas oportunidades educacionais, voltadas para a integração no mundo do trabalho.

4) Priorizar o caráter social do atendimento na área da saúde bucal, infundindo no profissional de Odontologia a visão do paciente como um todo orgânico, fisiológico, mental e socialmente integrado.

5) Desenvolver mentalidade eminentemente de promoção da saúde e de prevenção de riscos e danos no campo da Odontologia, preparando profissional para trabalhar nas atividades de saúde pública, beneficiando a comunidade por meio de programas de alcance social.

6) Promover a competência do desenvolvimento intelectual e profissional autônomo e permanente, capacitando o aluno a dar continuidade ao processo de formação acadêmica e/ou profissional, que não termina com a concessão do diploma de graduação.

Conceitos MEC

Conceitos MEC

Arquivos

Categorias

Acesso Rápido

  • abed
  • revista-saude
  • gestao-analise
  • opiniao-juridica
  • CURSOS-EAD
  • Selo-PROUNI
  • Selo-PÓS
  • selo-nota-5
  • Selo-ABEM

Mídias Sociais

Unichristus
Unichristus 2015. Todos os direitos reservados.