CONHEÇA O

FIES

Vagas Regulares


A Unichristus ofertará vagas para o FIES em 2023 a juro zero para 19 cursos de graduação, dentre eles os cursos das novas sedes Parquelândia e Aldeota, localizados em Fortaleza, e os cursos da Faculdade Christus Eusébio. Essa é a sua oportunidade de estudar na Melhor do Ceará, segundo IGC – indicador de qualidade do MEC.

* Exceto curso de Medicina


Quem pode participar?


1. Nota do Enem de qualquer ano a partir de 2010 e com pontuação superior a 450.
2. Não ter zerado na redação.
3. Possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.

Fique por dentro do FIES


Nós podemos te ajudar durante o seu processo de inscrição no FIES, tirando dúvidas sobre a documentação necessária, datas e outros assuntos. Cadastre-se no formulário abaixo e entraremos em contato:

Como faço a inscrição?


Se você preenche os requisitos de participação, é só seguir os passos abaixo:



A seleção dos classificados e pré-selecionados para os financiamentos será na ordem decrescente de acordo com as notas obtidas no Enem, no grupo de preferência.



Cronograma

Você pode acessar o site do FIES para acompanhar as datas divulgadas pelo Governo Federal referente ao processo seletivo. É muito importante seguir o cronograma estabelecido para não perder os prazos.

Abaixo o cronograma do governo para o segundo semestre:

  • Inscrições Fies: 07/03/2023 a 10/03/2023
  • Resultado dos pré-selecionados: 14/03/2023
  • Complementação das informações dos pré-selecionados: 15/03/2023 a 17/03/2023
  • Período para convocação dos pré-selecionados na lista de espera: 21/03 a 18/05


Você pode conferir as telas de preenchimento do cadastro no site do Guia do Estudante:



Dúvidas frequentes

Sobre o FIES

O que é o FIES?

Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado a financiar estudantes de cursos de Graduação em Instituições de Ensino Superior privadas. A partir de 2018 foi criado novo FIES, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

Quais as modalidades?

Fies: Candidatos cuja renda familiar per capita seja de até 3 salários mínimos. Nesse tipo de financiamento, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda e com juros zero

P-Fies: Candidatos cuja renda familiar per capita esteja entre 3 e 5 salários mínimos. Nessa modalidade, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito (banco).

Quais os cursos podem ser financiados pelo FIES e P-FIES?

Podem ser financiados pelo Fies e P-Fies somente os cursos disponíveis pelo Fies Seleção, observado o número de vagas ofertadas.

O candidato que já foi beneficiado com o financiamento estudantil pode se inscrever no processo seletivo do Fies e do P-Fies?

O candidato que já tenha sido beneficiário de financiamento estudantil poderá se inscrever no processo seletivo do Fies e do P-Fies, desde que atenda às condições previstas no Edital do processo seletivo vigente. OBS: É vedada a concessão de financiamento ao candidato inadimplente com o Fies ou CREDUC e àquele que se encontre em período de utilização do financiamento.


Sobre os novos financiamentos

Qual é a taxa de juros do novo Fies?

A taxa efetiva de juros do Fies será de juros zero.

Quando deverá ocorrer o início do pagamento do saldo devedor?

A partir do primeiro mês após a conclusão do curso, desde que o usuário possua renda. Quando o contratante passar a auferir renda, a parcela devida será descontada na fonte e no limite dos percentuais previstos em portaria, calculados sobre o maior valor entre o pagamento mínimo e o resultante da aplicação do percentual mensal vinculado à renda ou aos proventos mensais brutos do estudante financiado. Caso o estudante não possua renda no momento previsto para o início da amortização do saldo devedor ou em qualquer momento durante o período de amortização, o financiamento será quitado em prestações mensais equivalentes ao pagamento mínimo, na forma do regulamento do CG-Fies.

Como ocorrerá o pagamento do saldo devedor?

O estudante terá o pagamento descontado diretamente da sua renda — isto é, o pagamento será retido na fonte, mensalmente.

Qual o prazo máximo para pagamento do curso?

Considerando que o pagamento do financiamento respeitará a capacidade de pagamento do estudante, estima-se que o financiamento seja quitado em um prazo de catorze anos.