A primeira biblioteca da Unichristus foi criada em 1995, ano em que a Instituição foi fundada. Portanto, sua história funde-se com as origens da Unichristus. Hoje, existem quatro bibliotecas que atuam como Órgãos suplementares vinculados à Diretoria-Geral. As bibliotecas mantêm um relacionamento sistêmico com os demais setores, o que as constitui como ferramenta de apoio às atividades fins de ensino, pesquisa e extensão. O ambiente de estudos possui condições adequadas tanto pela área física, como acervo de livros, periódicos especializados, DVD, fitas de vídeo e CD-ROM, quanto pela gestão moderna e informatizada do acervo, pautada em políticas de atualização e expansão, além de acesso às redes de informação.

O acervo geral de livros das bibliotecas da Unichristus possui mais de 23.290 títulos e 81.614 exemplares. Esses números se encontram em permanente projeção devido à constante aquisição de novos títulos e exemplares. O plano de expansão das bibliotecas visa, ainda, à aquisição de várias outras obras e manuais acadêmicos. Todo o acervo se encontra informatizado pelo sistema de automação de Bibliotecas – AUTOBIB, que permite acesso ao acervo por meio de pesquisa em terminais instalados nas bibliotecas. A consulta também é disponibilizada aos usuários, via Internet, na página da Unichristus.

estrutura parque ecologico3

Acesso ao acervo

Acesso ao acervo (EAD)

Bases de Dados, Portais e Repositórios Digitais

Aqui você pode encontrar referências bibliográficas, resumos de teses e dissertações, livros, artigos de periódicos, anais de congresso e outros assuntos de seu interesse.

Acervo do Centro de Documentação de Desastres (DESASTRES) – É uma base de dados produzida pelo Centro de Documentação de Desastres, do Programa de Preparativos para Situações de Emergência e Coordenação de Socorro para Casos de Desastres da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Contém referências bibliográficas resultantes de análises de publicações OPAS ou outras agências das Nações Unidas, livros ou capítulos de livros, literatura não convencional, como informes técnicos, apresentações de congressos, teses, planos de emergência e artigos científicos extraídos de revistas especializadas.

ADOLEC (Saúde na Adolescência) – Base de dados que contém referências bibliográficas da literatura internacional da área de saúde de adolescentes e jovens, com acesso a documentos em texto completo quando disponíveis on-line ou por meio do serviço de acesso ao documento (SCAD). Contém artigos das revistas mais conceituadas da área da saúde e outros documentos tais como teses, livros, capítulos de livros, anais de congressos ou conferências, relatórios técnico-científicos e publicações governamentais. As referências bibliográficas da ADOLEC são extraídas das bases de dados MEDLINE e LILACS.

Banco de Teses da USP – A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações é uma iniciativa da USP com o intuito de disponibilizar mundialmente, pela internet, o seu conhecimento produzido e acumulado. A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP disponibiliza o conteúdo integral das teses e das dissertações defendidas na Universidade de São Paulo, a partir do ano de 2001.

BBO (Bibliografia Brasileira de Odontologia) – Bibliografia Brasileira de Odontologia (BBO) é uma base de dados da literatura nacional na área de odontologia, editada a partir de 1966, sob a responsabilidade do Serviço de Documentação Odontológica (SDO) da Faculdade de Odontologia da USP. Contém livros, teses, publicações periódicas, assim como artigos de autores nacionais publicados em revistas estrangeiras e não especializadas. Em colaboração com o Sistema de Informação Especializado em Odontologia (SIEO), reúne, a partir de 1991, a produção científica nacional na área, estando disponível nos formatos on-line e em CD ROM, a partir da 17ª edição da LILACS. As revistas indexadas na BBO são analisadas por um Comitê de Seleção, segundo os Critérios de Seleção para a Base de Dados BBO. Atualmente a base conta com 60 revistas indexadas.

BDENF (Base de Dados de Enfermagem) – Fonte de informação composta por referências bibliográficas da literatura técnico-cientifica brasileira em Enfermagem. Sua operação, sua manutenção e sua  atualização é coordenada pela Escola de Enfermagem da UFMG e pelos Centros Cooperantes REDE BVS ENFERMAGEM. Contém artigos das revistas mais conceituadas da área de Enfermagem e outros documentos, como teses, livros, capítulos de livros, anais de congressos ou conferências, relatórios técnico-científicos e publicações governamentais.

BDR – Biblioteca Digital de Revistas – representa a consolidação do portfólio de Revistas Jurídicas SINTESE, que são desenvolvidas dentro dos mais modernos e elevados padrões editoriais existentes no mercado de periódicos jurídicos do Brasil, reunidas em uma plataforma web, permitindo, por meio de pesquisa, a rápida localização de assuntos dentro de uma ou mais áreas do Direito. (Senha setor de Periódicos)

Bentham Open Journals – É uma grande editora internacional que publica mais de 230 títulos de periódicos em acesso aberto, com alto fator de impacto e revisados por pares, cobrindo as principais áreas do conhecimento, como Medicina, Odontologia, Engenharia, Física, Ciências Sociais.

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – A BDTD objetiva integrar, em um só portal, os sistemas de informação de teses e dissertações existentes no país, assim como disponibilizar, em todo o mundo, via internet, o catálogo nacional de teses e dissertações em texto integral, também acessível via Networked Digital Library of Theses and Dissertation (NDLTD).

Biblioteca Digital do Senado – Armazena, preserva, divulga e dá acesso, em formato digital, a mais de 222 mil documentos de interesse do Poder Legislativo. O acervo digital é variado, dividindo-se entre livros, obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, produção intelectual de senadores e servidores do Senado Federal, legislação em texto e áudio, entre outros documentos. As obras publicadas na BDSF são de domínio público ou possuem direitos autorais cedidos pelos proprietários, possibilitando acesso e download gratuitos às obras.

Biblioteca Multimídia – A Biblioteca Multimídia é um espaço do portal da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), em que pesquisadores, alunos e colaboradores da Escola podem inserir animações, áudios, gráficos, imagens, links, mapas, artigos de periódicos e qualquer outro texto para posterior “Download”. Aqui encontram-se armazenadas apresentações realizadas em eventos promovidos pela ENSP. Os professores também podem incluir material de apoio utilizado em seus cursos, em aulas apresentadas, em artigos sugeridos para leitura, desde que possam ser consultados pelo público externo. A Biblioteca Multimídia tem como objetivo abrigar os diversos conteúdos que são produzidos em nossa Instituição ou que circulam nela, contribuindo para que todos possam adquirir novos conhecimentos, trocar informações e participar da comunidade acadêmica em saúde pública. Dessa maneira, a ENSP reafirma seu compromisso com a gestão do conhecimento, a transparência e o acesso livre à informação pública.

Biblioteca da Presidência da República – A Biblioteca da Presidência da República disponibiliza ao usuário um acervo de aproximadamente 31.000 itens – incluindo monografias, periódicos e normas inferiores (portarias, atos, circulares, entre outros). Caracteriza-se como uma biblioteca especializada em Ciências Sociais, com ênfase em Direito, mas possui também publicações em outras áreas do conhecimento. A pesquisa ao acervo é aberta ao público em geral e está disponível no Catálogo On-line da Biblioteca da Presidência. Porém, o serviço de empréstimo de obras é restrito aos servidores da Presidência da República.

Biblioteca do Senado Federal – A Biblioteca do Senado Federal disponibiliza acervo especializado em Ciências Sociais, com cerca de 60% das obras na área de Direito. Sua biblioteca digital oferece acesso a aproximadamente 250.000 documentos em texto completo.

Biblioteca Virtual de Inovação Tecnológica – A Biblioteca Virtual de Inovação Tecnológica é resultado de uma ação conjunta envolvendo a FINEP e o Programa IBICT/CNPq. Reúne, de forma estruturada e seletiva, sites brasileiros e estrangeiros contendo informações relevantes sobre inovação tecnológica, em seus múltiplos aspectos.

BioMed Central – Portal de busca e download de artigos científicos em mais de 220 títulos de periódicos on-line com livre acesso às áreas de Medicina e Biologia.

BIREME – Centro especializado da OPAS foi estabelecido no Brasil desde 1967, em colaboração com o Ministério da Saúde, o Ministério da Educação, a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e a Universidade Federal de São Paulo. Disponibiliza artigos em texto completo e resumos da literatura técnico-científica na área da Saúde.

Book Boon – e-books na área de engenharia

BuscaLegis – UFSC – Biblioteca jurídica virtual vinculada ao Laboratório de Informática Jurídica da Universidade Federal de Santa Catarina.

C3N Project – Collaborative Chronic Care Network – É um portal que tem como proposta integrar pacientes, médicos e pesquisadores, transformando-os em colaboradores de pesquisas relacionadas às doenças crônicas, atuando em um sistema de produção de aprendizagem baseado na Medicina voltada para a parte social, que tem como objetivo transformar o sistema de cuidados das doenças crônicas.

Center for Safety, Simulation and Advanced Learning Technologies (Universidade da Flórida) – Site de simulação em anestesia. O registro é gratuito.

Chemicals with Pharmaceutical Activity – Base de dados com modelos de moléculas em 3D de fármacos. Requer plug-in para visualização.

Constituição Federal de 1988 – Contém o texto integral da Constituição Federal de 1988 promulgada em outubro de 1988. A base de dados pode ser pesquisada na linha temporal de acordo com as Emendas Constitucionais posteriores, visualizando-se o texto original da Constituição, bem como a sua consolidação ao longo do tempo com a promulgação das diversas emendas.

Diário Oficial do Estado do Ceará – Por meio do site da Casa Civil do Estado do Ceará, é possível consultar o Diário Oficial do Estado do Ceará. A Casa Civil disponibiliza um acervo com mais de 18 mil exemplares em tempo integral com um sistema de busca preciso e de fácil acesso, tornando possível consultar desde o primeiro exemplar datado de 16 de outubro de 1933 até a publicação mais recente.

Directory of Open Access Journals-DOAJ – Oferece acesso a mais de 1500 periódicos eletrônicos com texto completo em várias áreas do conhecimento. Elaborado e mantido pelas Bibliotecas da Lund University, Suécia.

DOAB (Directory of Open Access Book) – É um diretório que disponibiliza livros de acesso aberto mantido pela OAPEN Foundation. A OAPEN Foundation é uma iniciativa internacional dedicada ao Movimento de Acesso Aberto; além disso, é desenvolvido pela mesma equipe do Directory of Open Access Journals (DOAJ).

DrugWatch.com – É um banco de dados abrangente com muitas informações sobre diferentes medicamentos e drogas atualmente no mercado ou já disponíveis no mundo. Aborda interações farmacológicas.

Energy Citations Database (ECD) – Oferece acesso gratuito a mais de 2.481.000 citações de pesquisa, além de seu crescimento contínuo por meio de atualizações regulares. Existem mais de 309 mil documentos de texto completo, principalmente, a partir de 1943. Inclui resultados da investigação científica e técnica em disciplinas como química, física, materiais, ciência ambiental, geologia, engenharia, matemática, climatologia, oceanografia e ciência da computação.

E-Print Network – É uma vasta rede integrada de informação científica e técnica eletrônica gratuita criada por cientistas e engenheiros de pesquisa ativos nas respectivas áreas. Os arquivos são disponibilizados em texto completo e preprints. Contém bancos de dados do mundo todo, com mais de 5,5 milhões de e-prints em ciências básicas e aplicadas, principalmente em Física, mas também incluindo áreas como Química, Biologia e Ciências da Vida, Ciências dos Materiais, Ciências Básicas e Engenharia Nuclear, Pesquisa de energia, Informática e Tecnologias da informação, além de outras disciplinas.

Farmacêutico Virtual – Acreditação Hospitalar, Atenção Farmacêutica, Drogas Citostáticas, Interações Medicamentosas, Genéricos, História da Farmácia, ISO9000, Legislação, Fumo, Medicamentos, Pressão Arterial, Termos Médicos, Trombose Venosa Profunda.

Free Medical Journals – Base de dados com mais de 1.500 periódicos na área de Medicina, com acesso gratuito.

Hardin.MD – Free Medical Journals – Oferece acesso a diversos periódicos on-line na área da saúde.

HighWire Stanford University – Oferece acesso a mais de 260.000 artigos de periódicos com texto completo em diversas áreas,  como Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Medicina, Radiologia, Nutrição, Ciências Exatas, Ciências Sociais e muitas outras.

HISA (História da Saúde Pública na América Latina e Caribe) – É uma base bibliográfica voltada para a coleta e a disseminação de informações referentes a estudos produzidos e/ou publicados, a partir de 1960, que tenham a Saúde Pública como tema central, os eventos e os processos históricos como objetos das diversas disciplinas das Ciências Humanas  e a América Latina e o Caribe como dimensão geográfica. Desenvolvida pela Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz), conta com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e a orientação técnica do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME).

HOMEOINDEX (Bibliografia Brasileira de Homeopatia) – É uma base de dados bibliográfica da literatura técnico-científica nacional e internacional na área da Medicina Homeopática. Criada pela BIREME e pela Equipe de Indexação da APH-Associação Paulista de Homeopatia, utiliza a metodologia LILACS para ordenação, indexação, controle e disseminação de todo material bibliográfico em homeopatia. Possui mais de 7.000 artigos de periódicos indexados que estão publicados nas principais revistas homeopáticas mundiais.

Infohab – Centro de Referência e Informação em Habitação.

InTech – Open Access Publisher – É a pioneira e maior editora mundial de acesso multidisciplinar aberto de livros e revistas que abranjam áreas de Ciência, Tecnologia e Medicina. A principal área de cobertura da InTech é atualmente a engenharia, contudo é fácil encontrar conteúdos de outras áreas relacionadas à Ciência e Tecnologia, como a Medicina, que, desde 2011, iniciou a disponibilização de livros nessa área com a ampliação de seu catálogo.

IOP Materials Science Journals – O grupo IOP Publishing Limited oferece à comunidade acadêmica e universitária o acesso livre e gratuito ao portal IOPLatinoamerica, que oferece publicações, notícias e eventos cobre as seguintes áreas do conhecimento: Física, Engenharia de Materiais, Engenharia Metalúrgica.

IRIS – Institutional Repository for Information Sharing / World Health Organization (Repositório Institucional para o Compartilhamento de Informação): IRIS é o Repositório Institucional da World Health Organization / Organização Mundial da Saúde e fornece diversos conteúdos. Tem interface multilíngue, com conteúdo livremente acessível e pesquisável em 6 (seis) línguas oficiais.

J-STAGE (Japan Science and Technology Information Aggregator, Eletronic) – J-STAGE é uma plataforma de publicação de revistas eletrônicas produzidas por instituições acadêmicas japonesas que são disponibilizadas gratuitamente pela Internet. A J-STAGE é gerenciada pela Japan Science and Technology Agency (JST) e abrange as seguintes áreas: Matemática, Física, Química, Ciências da Terra, Astronomia, Biologia, Ciências da Saúde, Medicina, Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Ciências Agrárias, Ciências dos Alimentos,Engenharia Civil, Arquitetura, Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrônica, Ciências da Informação, Ciências Humanas, Ciências Sociais e outras áreas interdisciplinares.

LEYES (Legislação Básica de Saúde da América Latina e Caribe) – É uma base de dados coordenada pelo Sistema de Documentação sobre Legislação Básica do Setor de Saúde na América Latina e Caribe – Desarrollo de Politicas de Salud (HSP/OPAS – Washington, USA). Contém referências bibliográficas da legislação básica em saúde vigente em mais de trinta países da América Latina e do Caribe. A informação contida nessa base de dados foi extraída em sua maior parte dos registros do Índice Legislativo Latino-Americano mantido pela Divisão de Direito Hispânico da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, com exceção das disposições constitucionais e dos códigos de saúde/sanitários.

LILACS – É o mais importante e abrangente índice da literatura científica e técnica da América Latina e Caribe. Há 29 anos contribuindo para o aumento da visibilidade, do acesso e da qualidade da informação em saúde na Região. Pode ser acessada para pesquisa bibliográfica no Portal Global de BVS, a atualização da base de dados é mensal.  É disponível em Português, Espanhol e Inglês.

MatWeb – Material Property Data – Contém propriedades de polímeros (ABS, nylon, policarbonato, poliéster, polietileno e polipropileno); metais (aço, alumínio, cobalto, cobre, chumbo, magnésio, níquel); ligas metálicas (titânio e zinco); cerâmicas, fibras, semicondutores e outros materiais de engenharia.

MEDCARIB (Literatura do Caribe em Ciências da Saúde) – É uma base de dados bibliográfica que reúne a literatura em Ciências da Saúde gerada principalmente nos países do Caribe de língua inglesa. É produzida pela Rede Caribenha e coordenada pelo Centro Coodenador da Rede MedCarib The Medical Library, University of the West Indies, Mona, Kingston – Jamaica. Indexa documentos,  como livros, capítulo de livros, teses, relatórios técnicos, anais de congressos e artigos de revistas. Contém referências de documentos desde o século XVIII até a presente data.

MDPI (Multidisciplinary Digital Publishing Institute) – É uma plataforma de periódicos científicos multidisciplinares comacesso aberto, com sede na Suíça. Publica mais de 110 revistas eletrônicas de acesso aberto em diferentes áreas. As atividades editoriais do MDPI são apoiadas por mais de 4.000 cientistas ativos em fóruns internacionais, editores, incluindo vários ganhadores do Prêmio Nobel.

MediLexicom – Possui o maior banco de dados online do mundo de abreviaturas médicas e farmacêuticas – mais de 230.000 e em crescimento. O banco de dados é atualizado diariamente para incluir novas siglas e abreviaturas e seus significados. O recurso é de uso livre, permitindo a busca dos significados de siglas e abreviações das áreas de Medicina, Farmácia, Biotecnologia, Agrotóxicos, Saúde e muito mais.

MedTube – É um diretório médico multimídia on-line para profissionais da saúde de todos os lugares do mundo. O projeto começou em 2009, por dois cirurgiões (Michał Wszoła e Rafał Kieszek) que tiveram a ideia para criar o site com base nas próprias experiências médicas, sendo lançado em julho de 2011. Constitui-se no maior catálogo on-line do mundo, com conteúdo de alta qualidade sobre prática médica. Os materiais são fornecidos por médicos, sociedades e clínicas médicas de todo o mundo que querem compartilhar conhecimento. Antes de sua disponibilização, todo o material enviado é revisado e precisa ser aceito pela equipe editorial, que é formada por médicos com conhecimento profundo em todas as especialidades. Materiais controversos ou sem valor educacional não são publicados. O site contém vídeos médico-cirúrgicos, fotografias de casos, animações, entrevistas, apresentações, palestras acadêmicas, relatórios e outros materiais em todas as áreas da Medicina e funciona como difusor de eventos ao vivo, relacionados à cirurgia em âmbito mundial. A comunidade médica global pode usar os recursos do MedTube para se beneficiar da rede profissional, trocando ideias e conhecimento para seu aprimoramento profissional. Todo o seu conteúdo está disponível sem limitações e gratuitamente. Para o acesso a alguns grupos de materiais, é requerido, apenas, um registro prévio. Também não são cobradas taxas para demonstração pública do seu conteúdo O site ainda publica o The Tribune – um boletim profissional on-line com artigos, casos e notícias.

Minha Biblioteca – Biblioteca Digital que oferece um catálogo multidisciplinar com as principais editoras acadêmicas: são 12 grandes editoras, mais 15 selos editoriais.  A Minha Biblioteca conta com um catálogo de mais de 11 mil títulos, distribuídos nas áreas de ciências exatas, agrárias, humanas, jurídicas, sociais aplicadas e biológicas.

PAHO PUBLICATIONS – Acervo da Biblioteca da Organização Pan-Americana da Saúde

PEDro – É a base de dados gratuita nas evidências em fisioterapia. PEDro contém cerca de 18.000 estudos clínicos aleatorizados, revisões sistemáticas e diretrizes de prática clínica em fisioterapia. PEDro apresenta os detalhes de citação, o resumo e o link para texto completo (quando possível) para cada estudo clínico, revisão ou diretriz. PEDro é produzido pelo Centro de Fisioterapia Baseada em Evidências no The George Institute For Global Health.

Portal de Acesso Livre da CAPES – Disponibiliza periódicos nacionais e estrangeiros com textos completos, bases de dados referenciais com resumos, patentes, teses e dissertações, estatísticas e outras publicações de acesso gratuito à Internet.

Portal da Imprensa Nacional – No Portal da Imprensa Nacional, é possível buscar e acessar o Diário Oficial da União e o Diário da Justiça.

PROJETO com sua plataforma online. ARQUITETURA – INTERIORES – DESIGN – LIGHTING – TECNOLOGIASão + de 7.000 obras, projetos, entrevistas, artigos e notícias de arquitetura em seu acervo. (Senha Setor de Periódicps)

PROSSIGA – Criado em 1995, o Prossiga tem por objetivo promover a criação e o uso de serviços de informação na internet voltados para as áreas prioritárias do Ministério da Ciência e Tecnologia, assim como estimular o uso de veículos eletrônicos de comunicação pelas comunidades dessas áreas.

PUBMED – De fundamental importância para o profissional ligado à área de saúde, essa base de dados é um arquivo eletrônico que cataloga cerca de 3.500 publicações desde 1966. Os artigos são organizados por ano de publicação.

REPIDISCA (Literatura em Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente) – É uma base de dados que contém referências bibliográficas da literatura de Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente, coordenada pelo CEPIS. A partir de 1994, incorporou os registros da base de dados ECO, sobre Ecologia Humana e Saúde. O Centro Pan-americano de Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente (CEPIS) localizado em Lima, Peru, é um centro internacional da Organização Pan- Americana da Saúde (OPAS) criado em 1971 com o objetivo de aplicar modernas tecnologias para soluções de problemas sanitários básicos e aqueles derivados da crescente urbanização e industrialização.

RT ONLINE – É uma ferramenta de busca jurídica com excelentes recursos tecnológicos que efetua com agilidade e precisão, pesquisa de conteúdo inter-relacionado que reúne Doutrina, Legislação e Jurisprudência nas mais diversas áreas do Direito, além de trazer legislação comentada nas áreas de Processo Civil, Direito Tributário, CLT e Defesa do Consumidor.

SciELO – Scientific Electronic Library Online  – É um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na internet. É especialmente desenvolvido para atender às necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento, particularmente, na América Latina e no Caribe. Proporciona uma solução eficiente para assegurar a visibilidade e o acesso universal a sua literatura científica. O modelo SciELO contém ainda procedimentos integrados para medir o uso e o impacto dos periódicos científicos..

SciELO Books – A Rede SciELO Livros visa à publicação on-line de coleções nacionais e temáticas de livros acadêmicos com o objetivo de maximizar a visibilidade, a acessibilidade, o uso e o impacto das pesquisas, dos ensaios e dos estudos que publicam. Os livros publicados pelo SciELO Livros são selecionados segundo controles de qualidade aplicados por um comitê científico, e os textos em formato digital  são preparados segundo padrões internacionais que permitem o controle de acesso e de citações e são legíveis nos leitores de ebooks, tabletssmartphones e telas de computador. Além do Portal SciELO Livros, as obras serão acessíveis por meio dos buscadores da Web e serão publicadas também por portais e serviços de referência internacional.

Science and Engineering Encyclopedia – Estruturada pela empresa britânica Dirac Delta, esta enciclopédia engloba várias áreas, especialmente Computação, Biologia, Engenharia Mecânica, Física, Matemática, Química.

Science Research – O ScienceResearch é um buscador da web à disposição do público, que utiliza avançada “tecnologia de busca federada” (pesquisa abrangente em vários bancos de dados em tempo real) para retornar resultados de alta qualidade por meio da apresentação de sua pesquisa – em tempo real – para outros motores de busca respeitados. Oferece aos pesquisadores acesso rápido a informações de credibilidade distribuídas em diversas coleções, como Astronomia e Espaço, Biologia e Natureza, Ciência dos Materiais, Ciências Agrárias, Computadores e Tecnologia, Energia, Física, Fontes multidisciplinares, Química, Matemática, Saúde e Medicina, Tecnologias de defesa, Terra e Ciências Ambientais.

Sistema de Informações do Congresso Nacional – SICON – É uma base de dados contendo toda a Legislação Republicana Brasileira, inclusive com o texto integral original conforme publicação nos veículos oficiais para quase todas as normas.

SPELL® Scientific Periodicals Electronic Library – A biblioteca eletrônica SPELL® Scientific Periodicals Electronic Library é um repositório de artigos científicos e, por meio do SPELL®, pode-se pesquisar, salvar e compartilhar documentos.

Summitpk.com – Site com fórmulas e gráficos de farmacocinética.

TCPO WEB – É a base de dados de maior credibilidade na indústria da construção civil nacional, sendo objeto de constantes atualizações pela equipe de engenharia de custos da PINI Inteligência.  Acesso desde 2010  das revistas:  Au;  Construção e Mercado;  Equipe de Obra;  Infraestrutura Urbana; Téche. (Senha no setor de periódicos)

WHOLIS / World Health Organization – WHO (Organização Mundial da Saúde) – No portal da World Health Organization, é possível acessar a WHOLIS. A WHOLIS é a base de dados da WHO/OMS que disponibiliza todas as suas publicações a partir de 1948 e artigos de revistas produzidas pela WHO/OMS e documentos técnicos desde 1986 até o presente. Milhares de documentos técnicos em formato digital da WHO/OMS já estão disponíveis on-line por meio da WHOLIS.

Guia de Normalização

Modelos de capas para versão eletrônica de trabalhos acadêmicos

Livros eletrônicos

  • Biomedicina

TÍTULO LINK
1 LIMA, D. N. Atlas de citopatologia ginecológica.Brasília: Ministério da Saúde; Cepesc: Rio de Janeiro, 2012.  Abrir
 2 LIMA, D. N.; BARROS, A. L. S.; OLIVEIRA, M. L. Caderno de referência 1: citopatologia ginecológica. Brasília: Ministério da Saúde; Cepesc: Rio de Janeiro, 2012. Abrir
 3 VERLI, Hugo. (Org.). Bioinformática: da biologia a flexibilidade molecular. Porto Alegre: Centro de Biotecnologia; Universidade Federal do Estado do Rio Grande do sul, 2014. Abrir

  • Enfermagem

TÍTULO LINK
1 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR. O Modelo de atenção obstétrica no setor de saúde suplementar no Brasil: cenários e perspectivas. Rio de Janeiro: ANS, 2008. Abrir
2 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de  Atenção Básica. Política nacional de atenção básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Abrir
3 BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Manual de normas de vacinação. 3. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2001. Abrir
4 BRASIL.  Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de vigilância epidemiológica. 7. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Abrir
5 BRASIL.  Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. Abrir
6 BRASIL.  Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Vigilância em Saúde: Dengue, Esquistossomose, Hanseníase, Malária, Tracoma e Tuberculose. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2008. Abrir
7 BRASIL.  Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de vigilância epidemiológica de eventos adversos pós-vacinação. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2008.  Abrir
8 BRASIL.  Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à  Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de atenção integral à saúde do Homem: princípios e diretrizes. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.  Abrir
9 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de recomendações para o controle da tuberculose no Brasil.  Brasília Ministério da Saúde, 2011. Abrir
10 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Tratamento diretamente observado (TDO) da tuberculose na atenção básica: protocolo de enfermagem. Brasília: Ministério da Saúde, 2011. Abrir
11 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à demanda espontânea: queixas mais comuns na atenção básica – volume II. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Abrir
12 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Caderno de atenção domiciliar:  volume 2. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Abrir
13 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual de rede de frio do Programa Nacional de Imunizações.4. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Abrir
14 BRASIL.  Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Abrir
15 BRASIL.  Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Abrir
16 BRASIL.  Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das doenças Transmissíveis. Dengue: diagnóstico e manejo clínico – adulto e criança. 4. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Abrir
17 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Manual de controle das doenças sexualmente transmissíveis. 4. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. Abrir
18 BRASIL. Ministerio da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Direitos sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Abrir
19 BRASIL.  Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. HIV/Aids, hepatites e outras DST. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. Abrir
20 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Recomendações da consulta nacional sobre DST/Aids, direitos humanos e prostituição. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Abrir
21 BRASIL.  Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Boletim epidemiológico: HIV-AIDS. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Abrir
22 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Linha de cuidado para a atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violências: orientação para gestores e profissionais de saúde. Brasília : Ministério da Saúde, 2010. Abrir
23 BRASIL. Ministério da Saúde. AIDPI, Atenção integrada às doenças prevalentes na infância: curso de capacitação: introdução: módulo 1. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. Abrir
24 BRASIL. Ministério da Saúde. AIDPI, Atenção integrada às doenças prevalentes na infância:curso de capacitação: avaliar e classifcar a criança de 2 meses a 5 anos: módulo 2. 2 ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2003. Abrir
25 BRASIL. Ministério da Saúde. AIDPI, Atenção integrada às doenças prevalentes na infância:curso de capacitação: identificar o tratamento: módulo 3. 2 ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. Abrir
26 BRASIL. Ministério da Saúde. AIDPI, Atenção integrada às doenças prevalentes na infância:curso de capacitação: tratar a criança: módulo 4. 2 ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2003. Abrir
27 BRASIL. Ministério da Saúde. AIDPI, Atenção integrada às doenças prevalentes na infância:curso de capacitação: aconselhar a mãe ou o acompanhante: módulo 5. 2 ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. Abrir
28 BRASIL. Ministério da Saúde. AIDPI, Atenção integrada às doenças prevalentes na infância:curso de capacitação: atenção à criança de 1 semana a 2 meses de idade: módulo 6. 2 ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2003. Abrir
29 BRASIL. Ministério da Saúde. AIDPI, Atenção integrada às doenças prevalentes na infância:curso de capacitação: consulta de retorno: módulo 7. 2 ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2003. Abrir
30 BRASIL.  Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Abrir
31 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do Recém-nascido: guia para os profissionais de saúde: cuidados gerais.  2. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2014. v. 1. Abrir
32 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do Recém-nascido: guia para os profissionais de saúde – intervenções comuns, icterícia e infecções.  2. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2014. v. 2. Abrir
33 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do Recém-nascido: guia para os profissionais de saúde – problemas respiratórios, cardiocirculatórios, metabólicos, neurológicos, ortopédicos e dermatológicos.  2. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2014. v. 3. Abrir
34 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do Recém-nascido:guia para os profissionais de saúde – cuidados com o recém-nascido pré-termo.  2. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2014. v. 4. Disponivel em: Abrir
35 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Abrir
36 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na escola. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Abrir
37 BRASIL. Ministério da Saúde. Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno. Grupo de Defesa da Saúde da Criança. Normas básicas para alojamento conjunto: passo 7. Brasília: [Ministério da Saúde], [1993?]. Abrir
38 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Abrir
39 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Gestação de alto risco: manual técnico. 5. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. Abrir
40 BRASIL.  Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Pragmáticas Estratégicas. Aspectos jurídicos do atendimento às vítimas de violência sexual: perguntas e respostas para profissionais de saúde. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2011. Abrir
41 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Área Técnica de Saúde da Mulher. Parto, aborto e puerpério: assistência humanizada à mulher. Brasília: Ministério da Saúde, 2001. Abrir
42 BRASIL. A6:B52+A6:B52Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno. Organização Pan-Americana de Saúde. Além da sobrevivência: práticas integradas de atenção ao parto, benéficas para a nutrição e a saúde de mães e crianças. Brasília: Ministério da Saúde, 2011. Abrir
45 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas em oncologia. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Abrir
46 MENDES, E. V. O Cuidado das condições crônicas na atenção primária à saúde: o imperativo da consolidação da estratégia da saúde da família. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde; Organização Mundial da Saúde; Conselho Nacional de Secretários de Saúde, 2012. Abrir
47 ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Assistência ao parto normal: uma guia prático. [Genebra]: [s.n.], [1996?]. Abrir

  • Medicina

TÍTULO LINK
1 BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS. Política nacional de informação e informática em saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. Abrir
2 BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Política nacional de atenção à saúde dos povos indígenas. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde; Funasa, 2002. Abrir
3 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política nacional de atenção básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Abrir
4 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na escola. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Abrir
5 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e reprodutiva.Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Abrir
6 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Abrir
7 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política nacional de atenção integral à saúde da mulher: princípios e diretrizes. Brasília: Ministério da Saúde, 2004. Abrir
8 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Manual dos comitês de mortalidades materna. 3. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Abrir
9 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. 2. ed. Brasília: Editora do  Ministério da Saúde, 2013. Abrir
10 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política nacional de atenção integral à saúde do homem: princípios e diretrizes. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Abrir
11 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Saúde mental no SUS: os centros de atenção psicosocial. Brasília: Ministério da Saúde, 2004. Abrir
12 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Caderno de atenção domiciliar: volume 2. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Abrir
13 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. Abrir
14 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica. Brasília: Ministério da Saúde 2013. Abrir
15 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus. Brasília: Ministério da Saúde 2013. Abrir
16 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.  Prevenção clínica de doença cardiovascular, cerebrovascular e renal crônica.Brasília: Ministério da Saúde, 2006. Abrir
17 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Manual AIDPI neonatal. 3. ed. Brasília : Ministério da Saúde, 2012. Abrir
18 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. O Humaniza SUS na atenção básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Abrir
19 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Saúde Mental. Brasília: Ministério da Saúde. 2013. Abrir
20 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de SAÚDE.  Violência intrafamiliar: orientações para a prática em serviço. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. Abrir
21 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Saúde da criança: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. Abrir
22 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em à Saúde. Departamento de Análise de Situação em Saúde. Guia de vigilância epidemiológica do óbito materno. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Abrir
23 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de vigilância em saúde:volume 1. Brasília: Ministério da Saúde, 2017. Abrir
24 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de normas e procedimentos para vacinação. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Abrir
25 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para atenção integral às pessoas com infecções sexualmente transmissíveis. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. Abrir
26 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de recomendações para o controle da tuberculose no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde 2011. Abrir
27 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Diretrizes para a vigilância, atenção e eliminação da hanseníase como problema de saúde pública:[manual técnico-operacional]. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. Abrir
28 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Febre de Chikungunya: manejo clínico. Brasília: Ministério da Saúde, 2015. Abrir
29 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Dengue: diagnóstico e manejo clínico: adulto e criança. 5. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. Abrir
30 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de vigilância epidemiológica. 7. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Abrir
31 INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Estimativa 2016: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, 2015. Abrir
32 SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES; SOCIEDADE BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA. Geriatria:guia de vacinação 2017/17. Rio de Janeiro, 2016. Abrir
33 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Coordenação Geral de Média e Alta Complexidade. Diretrizes para atenção integral às pessoas com doenças raras no Sistema Único de Saúde – SUS: portaria GM/MS nº 199 de 30/01/2014. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Abrir
34 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes de atenção à pessoa com Síndrome de Down. Brasília : Ministério da Saúde, 2013. Abrir
35 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização. Humaniza SUS: gestão participativa: co-gestão. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Abrir
36 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria-Executiva. e-SUS Atenção Básica: manual do aplicativo ACS – Agente Comunitário de Saúde – Versão 2.0 [recurso eletrônico]. Brasília: Ministério da Saúde, 2015. Abrir
37 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria-Executiva. e-SUS Atenção Básica: manual do sistema com coleta de dados simplificada – CDS – versão 2.0 [recurso eletrônico]. Brasília: Ministério da Saúde, 2015. Abrir
38 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Política nacional de gestão estratégica e participativa no SUS: participa SUS. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Abrir
39 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: o cuidado da pessoa tabagista. Brasília: Ministério da Saúde, 2015. Abrir
40 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Coordenação Geral do Programa Nacional de Controle da Tuberculose.Brasil livre da tuberculose: plano nacional pelo fim da tuberculose como problema de saúde pública. Brasília: Ministério da Saúde, 2017. Abrir
41 BRASIL. Ministério da Saúde do Brasil. Organização Pan-Americana da Saúde/Brasil.Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde. Brasília: Ministério da Saúde do Brasil, 2001. Abrir
42 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Dermatoses ocupacionais: saúde do trabalhador: protocolos de complexidade diferenciada. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. Abrir
43 BRASIL. Ministério da Saúde. Caderneta da gestante. 3. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. Abrir
44 BRASIL. Ministério da Saúde. Caderneta de saúde da criança. 11. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2017. Abrir
45 BRASIL. Ministério da SaúdeOrganização Pan-Americana da Saúde. Fundo das Nações Unidas para a Infância. Manual de quadros de procedimentos: Aidpi criança: 2 meses a 5 anos. Brasília: Ministério da Saúde, 2017. Abrir
46 BRASIL. Ministério da Saúde. Organização Pan-Americana da Saúde. Quadro de procedimentos: AIDPI neonatal. 5. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Abrir
  • Nutrição

TÍTULO LINK
1 BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS. Política nacional de informação e informática em saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.  Abrir
2 ORIÁ, Reinaldo Barreto (Org.); BRITO, Gerly Anne de Castro (Org.). Sistema digestório: integração básico-clínica. São Paulo: Blucher, 2016.  Abrir
3 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.  Abrir
4 BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Alternativas de gerência de unidades públicas de saúde. Brasília: CONASS, 2015. Abrir
5 KAC, G.; SICHIERY, R.; GIGANTE, D. P. Epidemiologia nutricional. Rio de Janeiro: Fiocruz; Atheneu, 2007. Abrir

  • Odontologia

TÍTULO LINK
1 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Saúde bucal. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.  Abrir
 2 BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Serviços odontológicos: prevenção e controle de riscos. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. Abrir
 3 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia de recomendações para uso de fluoretos no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Abrir
4 CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA. Código de ética odontológica. Rio de Janeiro, 2006. Abrir
5 CHAVES, Sônia Cristina Lima (rg.). Política de saúde bucal no Brasil: teoria e prática. Salvador: Edufba, 2016. Abrir

 

  • Psicologia

TÍTULO LINK
1 ZILIO, D. A natureza comportamental da mente: behaviorismo radical e filosofia da mente. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.  Abrir
2 SOUZA, Rozemere Cardoso de (Org.); SANTOS, Josenaide Engracia dos (Org.). Construção social da aprendizagem em saúde mental e saúde da família. Ilhéus. Editus, 2014. Abrir
3 VIEIRA, Mauro Luís (Org.); OLIVA, Angela Donato (Org.). Evolução, cultura e comportamento humano. Florianópolis: Edições do Bosque/CFH/UFSC, 2017. Abrir
4 ALEXANDER, Bruce K.; MERHY, Emerson Elias; SILVEIRA, Paulo(orgs.) Criminalização ou acolhimento?  Políticas e práticas de cuidado a pessoas que também fazem o uso de drogas. Porto Alegre: Rede UNIDA, 2018. Abrir
5 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Saúde Mental / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Cadernos HumanizaSUS. Vol. 5. Brasília : Ministério da Saúde, 2015. v. 5. Abrir
6 CONCEIÇÃO, Hevelyn Rosa Machert da; FRANCO, Túlio Batista (org). Cartografias na saúde: ensaios da multiplicidade no cuidado. Porto Alegre: Rede UNIDA, 2018. Abrir
7 CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Código de ética profissional do psicólogo. Brasília: CFP, 2005. Abrir
8 CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Relações raciais: referências técnicas para atuação de psicólogas/os. Brasília: CFP, 2017. Abrir
9 CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO. Prêmio Marcus Vinícius de psicologia e direitos humanos: violência de estado ontem e hoje – da exclusão ao extermínio. São Paulo: CRP-SP, 2017. Abrir
10 CORDEIRO, Mariana Prioli; SVARTMAN, Bernardo; SOUZA, Laura Vilela e (org.). Psicologia na assistência social: um campo de saberes e práticas. São Paulo: USP; Instituto de Psicologia, 2018. Abrir
11 CRUZ, Kathleen Tereza da. Agires militantes, produção de territórios e modos de governar: conversações sobre o governo de si e dos outros. Porto Alegre: Rede Unida, 2016. Abrir
12 DALLA VECCHIA, Marcello; RONZANI, Telmo Mota; PAIVA, Fernando Santana de; BAPTISTA, Cassia Beatriz; COSTA, Pedro Henrique Antunes da (org). Drogas e direitos humanos: reflexões em tempos de guerra às drogas. Porto Alegre: Rede Unida, 2017. Abrir
13 FEUERWERKER, L. C. M.; BERTUSSI, D. C.; MERHY, E. E. Avaliação Compartilhada do cuidado em saúde: surpreendendo o instituído nas redes. Rio de Janeiro: Hexis, 2016. V. 2. Abrir
14 FRANÇOZO, O. M. Clínica política: a experiência do Centro de Estudos em Reparação Psíquica Lá em Acari. Rio de Janeiro: ISER, 2018. Abrir
15 FRANSCHINI, Rosângela; VIANA, Meire Nunes. Psicologia Escolar: que fazer é esse? Conselho Federal de Psicologia. Brasília, 2016. Abrir
16 GONÇALVES, Mariana Alves; ALVARENGA FILHO, José Rodrigues de; CUNHA, Caroline Cássia; PORTUGAL, Francisco Teixeira (org.). Psicologia, direitos humanos e movimentos sociais: capturas e insurgências na cidade. Porto Alegre: ABRAPSO, 2017. v. 3. Abrir
17 MERHY, E. E. (org.) et alAvaliação compartilhada do cuidado em saúde: surpreendendo o instituído nas redes. Rio de Janeiro: Hexis, 2016. V. 1. Abrir
18 SOUSA, Jessé. Crack e exclusão social (org). Brasília: Ministério da Justiça e Cidadania Secretaria Nacional de Política sobre Drogas, 2016. Abrir

Periódicos online

Ficha catalográfica

A ficha catalográfica, um dos elementos obrigatórios dos trabalhos acadêmicos (TCC’s, dissertações e  teses), é elaborada de acordo com as normas do Anglo-American Cataloging Rules – AACR2. Contém toda a descrição bibliográfica do trabalho, por meio das informações de autor, título, local de publicação, ano, etc. Seu tamanho padrão é 12,5 X 7,5 cm e deverá ser inserida no verso da folha de rosto dos trabalhos acadêmicos.

O Módulo de Elaboração de Ficha Catalográfica, disponibilizado pela Unichristus, permite que por meio dos dados inseridos pelo usuário, a ficha seja gerada em formato PDF, já normalizada e pronta para download e/ou impressão.

O módulo foi desenvolvido pela parceria entre o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e a Biblioteca da Unichristus, a partir dos códigos fonte disponibilizados pelas Bibliotecas do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP e da Universidade Federal do Ceará.

Para o preenchimento correto do formulário, sugerimos a leitura prévia das Instruções de Preenchimento. Para obter a ficha catalográfica, basta preencher o formulário disponível AQUI.

Regulamento

Empréstimo

  • O empréstimo é pessoal e intransferível.
  • O aluno é plenamente responsável pelo livro por ele retirado.
  • Em caso de perdas ou danos, o aluno deve repor o livro perdido ou danificado com um exemplar igual.
  • O aluno deverá retirar até 04(quatro) livros de cada vez, podendo permanecer com os mesmos por 10(dez) dias.
  • Em caso de atraso, será cobrada uma multa de R$ 0,50(centavos) por dia/livro, incluindo sábados, domingos e feriados.
  • O aluno poderá realizar renovações online desde que não haja reservas para o livro e nem débito com a biblioteca
  • A biblioteca não se responsabiliza por qualquer objeto deixado dentro dos livros.

Dicas de preservação do acervo

  • Manter as mãos sempre limpas ao lidar com os documentos;
  • Retirar o livro da estante pelo meio do corpo e não pela borda superior da encadernação;
  • Marcar o local em que a leitura foi suspensa com um marcador de livro, sem dobrar a página;
  • Respeitar a integridade do livro, sem rasgar ou arrancar suas folhas;
  • Abrir o livro sem forçar a costura;
  • Não expor qualquer material da biblioteca (Livros, CDs, Disquetes etc.) ao sol e à umidade;
  • Não fazer qualquer tipo de conserto no material danificado;
  • Ao encontrar material danificado, entregar no balcão de atendimento;
  • Manter os livros distantes de qualquer tipo de alimento, água e líquidos, os quais podem sujá-los e danificá-los;
  • Nunca apoiar os cotovelos sobre os volumes de grande porte durante a leitura;
  • Jamais usar caneta ou lápis para rabiscar os livros, os quais não devem ser riscados nem usados para fazer anotações;
  • Evitar deixar anotações particulares e papéis avulsos entre as páginas dos livros, os quais deixarão marcas.

Repositório institucional

Serviços

Empréstimo Domiciliar: Ocorre por meio do código do usuário (intransferível) fornecido no ato da inscrição na Biblioteca.

Pesquisa Local: A consulta acontece no próprio ambiente da biblioteca, dispondo de cabines individuais, mesas para estudo coletivo e salas para estudo em grupo.

Reserva: O leitor reservará a publicação caso ela se encontre locada. Ao ser devolvida, a obra ficará à sua disposição pelo prazo de 2 (dois) dias; caso o usuário não compareça à biblioteca, o livro passará para o usuário seguinte da lista. Só será atendido no serviço de reserva o próprio solicitante.

Renovação: O prazo de empréstimo poderá ser renovado caso a publicação não esteja reservada para outro usuário.

Periódicos: A consulta ocorre no próprio ambiente da biblioteca, podendo fazer cópia de artigo no setor de reprografia.

Videoteca: É disponível ao corpo docente e discente, utilizando-se de vídeos da própria biblioteca.

Multimídia: As bibliotecas disponibilizam, no próprio ambiente, uma sala com computadores ligados à Internet, com acesso à base de dados e CD-ROM.

Levantamento Bibliográfico: É um serviço de busca e recuperação da informação realizada nos diversos suportes informacionais, referentes a dados fornecidos ou não.

Normalização de documentos: Proporciona aos usuários a orientação para normalização dos seus trabalhos acadêmicos conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Sala de reprografia: É um serviço de reprodução de documentos, artigos de periódicos e capítulo de livro, respeitando a proporção definida pela Lei dos Direitos Autorais.

Acesso à Internet: As bibliotecas disponibilizam o acervo na Internet e oferecem, no próprio ambiente da biblioteca, uma sala com computadores para pesquisas informatizadas.

Sala de Impressão: Viabiliza a impressão de documentos acadêmicos, que já devem vir concluídos e devidamente formatados, haja vista o funcionário da biblioteca não ser autorizado a alterar qualquer item do documento.

Comutação Bibliográfica (COMUT): O Programa de Comutação Bibliográfica, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT), só está disponível para bibliotecas da Rede de Comutação on-line. Permite a solicitação de cópia de artigos, periódicos, capítulos de monografias, partes de anais de eventos, teses e dissertações, exclusivamente para fins acadêmicos, respeitando-se a Lei de Direitos Autorais.

Comutação Bibliográfica (BIREME): O Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos (SCAD) do Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde permite o acesso a documentos na área de Ciências da Saúde. Qualquer biblioteca ou profissional da área pode utilizar esse serviço, mediante código e senha de acesso.

Para realizar cadastro na Biblioteca, são necessárias 2 (duas) fotos 3×4 e a apresentação do comprovante de matrícula.

Sites úteis

Ferramentas – Elaboração de referências